“O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10:10).
“Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente” (Salmos 16:11).
1. COMEÇO DE CONVERSA:
O esforço para suprir suas necessidades diárias e para as realizações pessoais é muito bom. Ele produz sentimentos de satisfação. A Bíblia diz que: “Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem” (Salmos 128:2).
Mas essa não é a prioridade de Deus para nós (1 Coríntios 1:26-29). A abundância de anos de vida, de alimentos ou de qualquer outra coisa que satisfaz o seu “ventre” é passageira.
Então, o que Jesus quis dizer ao prometer uma vida abundante àqueles que decidirem se entregar a Ele?
Esse será o assunto de nossa conversa bíblica de hoje, mas antes, vamos cantar uma canção que nos inspira a celebrar a nova vida tão abundante que Deus nos oferece.
2. LOUVOR (Vem – Diante do Trono)
Vem adorar a Deus
Vem celebrar Aquele
Que nos deu nova vida
Que nos deu alegria
Vem derramar seu coração
Vem cantar nova canção
Ao Autor da vida
Que hoje nos convida
Vem adorar, Vem se alegrar, Vem renovar
Suas forças na presença do Pai
Onde há delícias
Vem, Ele nos convida
Vem receber vitória
Vem proclamar Libertação e celebrar
A nova vida
Vem, Ele nos convida
Eu quero celebrar a Tua presença
Celebrar a Tua vitória
Celebrar a Tua libertação
Eu quero celebrar Teu sangue precioso
Celebrar Tu és poderoso
Celebrar a Tua salvação
3. TEXTO PARA REFLEXÃO
Muitas pessoas têm se “agarrado” em alguns textos bíblicos sem observar o seu contexto, motivados por um “Teologia da Prosperidade”. Textos como:
“Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra” (Isaías 1:19).
“E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo” (Deuteronômio 28:13).
“[…] Vocês emprestarão a muitas nações, e de nenhuma tomarão emprestado” (Deuteronômio 28:11,12).
“[…] Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4:12-13).
“O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta” (Salmos 23:1).
“[…] eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10:10).
Tais pessoas tomam como referência homens de Deus como Abraão, Isaque, Jacó, Davi, Salomão, que foram riquíssimos em seu tempo, para sinônimo de vida abundante. No entanto, a maior parte do povo de Deus não estava entre os ricos. A grande maioria dos seguidores de Jesus estavam nas classes mais baixas da sociedade. Eram camponeses, artesãos, pescadores, pequenos comerciantes e os excluídos, como viúvas, aleijados, cegos, prostitutas etc.
Não há nada de errado em ser rico, desde que não seja avarento. Salomão foi o rei mais rico da sua época, e ainda achou toda a sua riqueza insignificante (Eclesiastes 5:10-15). O Apóstolo Paulo, por outro lado, estava contente em quaisquer circunstâncias físicas em que se encontrava (Filipenses 4:11-12). Jesus repreendeu a igreja de Laodicéia, dizendo: “Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu” (Apocalipse 3:17). Por outro lado, o Senhor animou a igreja de Esmirna, dizendo: “Conheço as suas aflições e a sua pobreza; mas você é rico” (Apocalipse 2:9).
Diante dessa aparente contradição, onde está a vida abundante que Jesus prometeu dar àqueles que decidirem se entregar a Ele?
A Bíblia nos mostra que a abundância da vida está em Deus. Ele é a fonte (Salmos 36:9)!
Repare que Jesus VEIO PARA NOS DAR vida, em abundância. Não algo limitado a duração de anos ou a riquezas ou a qualquer outra coisa material. Ele veio para estar conosco. Sua presença é a fonte dessa vida abundante. Observe o que Ele disse à mulher samaritana no poço de Jacó: “[…] a água [viva] que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna” (João 4:14).
A palavra “abundante”, descrita em João 10:10, vem do grego perisson, que significa além da medida, uma quantidade a mais do que era de se esperar. Isso é que Jesus prometeu nos dar – uma vida muito melhor do que poderíamos imaginar, observe: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (1 Coríntios 2:9). O apóstolo Paulo nos diz que Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós (Efésios 3:20).
A vida abundante é a vida eterna, uma vida que se inicia na “regeneração”, promovida pelo Espírito Santo (João 3:3,5), e se estende pela eternidade. Sua definição bíblica é fornecida pelo próprio Jesus, veja. “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (João 17:3).
O verbo conhecer na bíblia é traduzido do original de algumas palavras distintas, e assume diversos sentidos, de acordo com o contexto onde elas aparecem. No caso de João 17:3, ele vem do grego ginosko, que significa conhecimento fundado na experiência, pela proximidade do objeto conhecido, através dos cinco sentidos. Esse sentido também tem a sua origem do hebraico Yada, que significa conhecer alguém por um relacionamento intimamente amoroso.
Veja que esta definição não menciona fartura de anos, de saúde, de riquezas, família ou de qualquer coisa material. Na verdade, a única coisa que o texto menciona é o conhecimento de Deus. E nem a riqueza e nem a pobreza são indicações certas da nossa relação com Deus. Assim como a riqueza não é sinal de bênção e nem pobreza é sinal de maldição.
A vida abundante que Jesus oferece está nEle. Pois, é no relacionamento contínuo com Ele que experimentamos desta vida. Seja no tempo de fartura ou de escassez, seja na saúde ou na doença, seja qual for os extremos que passamos nessa vida terrena, a presença de Jesus é o motivo para viver abundantemente.
Isso parece difícil de entender? Difícil de aceitar? Como alguém pode estar passando necessidades físicas e ao mesmo tempo usufruindo dessa vida abundante? Como alguém pode estar no leito de morte e vivendo abundantemente?
Isso não é uma questão de razão ou de lógica matemática. Também não é algo ilusório. Isso é uma questão de experiência da fé: “o meu justo viverá pela fé” (Hebreus 10:38). Você só precisa receber para poder experimentar. Então abra seu coração para Jesus. Abra mais um pouco. E receba abundantemente.
Contudo, se você ainda não conseguiu receber dessa medida, não desanime. Observe o que diz 1 João 5:11-13. Se você creu em Jesus e o recebeu em seu coração, então, você já tem a vida eterna. Se mesmo assim você continua com dificuldades para “descansar em Deus”, em algumas circunstâncias, saiba que a Bíblia nos estimula a crescer “na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2 Pedro 3:18).
Quanto mais você se render e se entregar a Ele, mais conhecimento terá dEle, ao ponto de dizer como Paulo “Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação […] Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13). É com esse sentido que ele disse para o Filipenses: “Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!” (Filipenses 4:4), apesar das circunstâncias.
Para encerrar, a certeza de abundância está em dar. A vida abundante te faz transbordar “Jesus” na vida de pessoas próximas a você. Quando essas pessoas verem Jesus em você, significa que você está vivendo abundantemente. Então, celebre isso em sua vida.
A vida abundante é uma experiência pessoal, porém, celebrada em comunidade. Não deixe de congregar. Sua vida inspira e encoraja outros a crescerem na graça e no conhecimento de Deus. Pense nisso! Que a graça do Senhor seja multiplicada em sobre você.
Por Emerson Cardoso
4. QUESTÕES PARA REFLEXÃO
- Você consegue estar satisfeito na condição que está vivendo, agora? Comente.
- Como você lida com os extremos da vida (saúde/doença; fartura/escassez etc.)?
- O que Jesus quis dizer ao nos oferecer uma vida abundante?
- O que pode ser melhor do que aquilo que os nossos olhos desejam? Comente.
- Segundo a Bíblia, como é viver abundantemente?
ADET
Endereço: Área Especial 6, setor G Norte, Taguatinga/DF – www.adet.com.br Contato: (61) 3354-4070 – contato@adet.com.br