“Tu me mostrarás o caminho da vida e me darás a alegria de tua presença e o prazer de viver contigo para sempre” (Salmos 16:11 NVT).
“Ali, na presença do Senhor, do seu Deus, vocês e suas famílias comerão e se alegrarão com tudo o que tiverem feito, pois o Senhor, o seu Deus, os terá abençoado” (Deuteronômio 12:7 NVI)
1. COMEÇO DE CONVERSA:
A Bíblia nos garante que o Senhor sempre está conosco (Levítico 26:11,12; João 14:16,17).
O Salmista dizia que não podia fugir da presença de Deus (Salmos 139:7-10). Pois Ele está em toda parte. Sua glória enche o Céu e a Terra (Números 14:21; Salmos 97:6; Isaías 6:3).
No entanto, apesar de não poderem se esconder de Deus, frequentemente, muitas pessoas ignoram a presença dEle. Mesmo os cristãos mais dedicados acabam distraídos em seus afazeres, deixando escapar a consciência da presença de Deus em alguns momentos.
Diante dessa realidade a pergunta é: “Será que podemos ter contato com Deus o tempo todo? Será possível ficarmos acordados, adormecermos e despertarmos em sua presença, o tempo todo? Podemos cumprir a vontade de Deus o tempo todo? Podemos ter os nossos pensamentos em Deus o tempo todo?
Vamos pensar sobre essas questões, hoje. Mas antes, vamos cantar uma canção que nos inspira a provar da presença de Deus, naturalmente, em qualquer lugar.
2. LOUVOR (Santo Espírito – Laura Souguellis)
Santo Espírito, és bem-vindo aqui
Vem inundar, encher esse lugar
É o desejo do meu coração
Sermos inundados por Tua glória, Senhor
Tua glória, Senhor
Tua glória
Não há nada igual
Não há nada melhor
A que se compara à esperança viva
Tua presença
Eu provei e vi
O mais doce amor
Que liberta o meu ser
E a vergonha desfaz
Tua presença
Oh, vamos, vamos provar, oh
Vamos provar quão real é Tua presença
Vamos provar a Tua glória e bondade
Vamos provar quão real é Tua presença
Vamos provar a Tua glória e bondade
3. TEXTO PARA REFLEXÃO
Com muita frequência, as pessoas associam a ideia da manifestação de Deus a uma condição sobrenatural. Como uma invasão do Céu na Terra, em um cenário místico, carregado de efeitos especiais, que nos fazem saltar os olhos.
Deus governa o mundo sobrenatural ou espiritual e o mundo natural ou físico. Suas obras são tanto ordinárias quanto extraordinárias. Como já dissemos, Sua presença enche o Céu e a Terra. Ele pode estar nesse momento, de uma forma sobrenatural, falando conosco em nosso interior e, ao mesmo tempo, de uma forma natural, sustentando todo o funcionamento do nosso homem exterior.
Independente de como o Senhor se manifesta, o importante é saber que Ele está aqui. Porém, considerando a necessidade de renovação diária da nossa mente (Romanos 12:2), a Bíblia nos recomenda a sempre buscar a presença de Deus (Jeremias 29:13; Hebreus 11:6; Deuteronômio 4:29; Salmos 119:10; Isaías 55:6), mesmo sabendo que Ele está aqui, agora.
O interesse de Deus nisso sempre foi atrair a nossa atenção para Ele. Deus sempre quis ter filhos que se relacionassem com Ele o tempo todo. E não apenas em momentos específicos, dedicados a oração. Deus quer se relacionar conosco, naturalmente. Por vezes, Ele quer falar conosco, mas em outros momentos, Ele quer apenas nos abraçar, em silêncio.
Deus quer nos despertar pela manhã; tomar café conosco; caminhar em nossa companhia para o trabalho; estar conosco nas nossas refeições; Ele ama estar conosco em família; e, quando formos para cama, Ele quer sussurrar em nossos ouvidos uma declaração de boa noite.
Deus está ali, todos os dias, esperando uma oportunidade para te conceder dias maravilhosos. Mas, são poucas vezes que estamos dispostos a dar-Lhe esta oportunidade, não é? Estamos tão ocupados todos os dias, que geralmente não conseguimos reservar 10% do nosso tempo para estar com o Senhor.
Mas o Senhor não quer que você cancele a sua agenda ou pare a sua rotina para se dedicar a Ele. Deus quer fazer parte dela!
Mas como isso é possível? Será que para concentrar em algo, como trabalho, lazer ou qualquer coisa, você precisa ignorar o restante à sua volta? Na verdade, nunca ocupamos a mente com uma única coisa. Sempre estamos pensando na relação entre duas ou mais coisas. Então, eu posso trazer o Senhor para os meus pensamentos a cada situação? Posso trabalhar com eficiência e ao mesmo tempo estar concentrado em Deus?
A resposta é sim. Mas, confesso que eu ainda não experimentei viver desse modo. Sou um daqueles cristãos que ainda deixam escapar a consciência da presença de Deus em muitos momentos. E você?
Bom, se como eu, você deseja aplicar o seu coração a praticar a presença de Deus, e se submeter a Ele o tempo todo, temos um exemplo incrível a ser seguido: Jesus Cristo! Ele é o nosso referencial de vida na presença do Pai. Como homem, Jesus nos mostrou como é possível incluir Deus em nossa rotina, ter plena consciência da Sua presença e se submeter em dependência a Ele o tempo todo.
O Irmão Lawrence, aplicou o exemplo de Jesus em sua vida. Sua experiência nos inspira a praticar a presença de Deus de forma intensa e constante, até se tornar em hábito. O resultado, segundo ele, a presença sobrenatural de Deus vai se tornando natural para nós (p. 89). Ele disse: “Sei o que significa estar embriagado com a presença de Deus”; “O preço que você terá de pagar para ter Deus em sua vida é a de sua entrega total a e contínua a Ele”; “Deus é invisível e está em toda parte. Não consigo imaginar-me vendo o invisível, mas posso imaginar Deus escondendo-se atrás de todas as coisas visíveis”; “É nosso dever viver na beleza da presença de Deus em algum monte da transfiguração até que fiquemos alvos como Cristo”; “Compete a mim comtemplar a face de Deus até sofrer de alegria. É assim que me sinto após duas horas com Deus. E, agora, deste monte de transfiguração jamais quero descer”; “A presença de Deus transforma a vida na Terra em Céu”.
Para encerrar, consideramos ser um engano pensar que devermos nos dedicar a Deus somente no momento da oração. É no momento da ação quando mais devemos nos dedicar a Ele. Segundo a Bíblia, as obras aperfeiçoam a fé. Ela registrou as experiências humanas mais extraordinárias nos “momentos da ação”. Então, seus momentos no trabalho não precisam ser diferentes de seus momentos de oração, se você permanece na presença de Deus o tempo todo.
Pratique a presença de Deus intensamente até o sobrenatural de Deus se tornar natural para você.
Por Emerson Cardoso
4. QUESTÕES PARA REFLEXÃO
- Como você entende a necessidade de buscar a presença de Deus, se Ele está em toda a parte?
- Deus é invisível. Como você percebe a presença dEle com você?
- É possível um relacionamento intenso e contínuo com Deus mesmo em nossos “outros momentos”, como trabalho, lazer, descanso? Como você viver o seu relacionamento com Deus, diariamente?
- Como tornar o sobrenatural de Deus em natural para você?
Referência: LAUBACK, Frank; LAWRENCE, Irmão. Praticando a Presença de Deus. 5ª Ed. Tradução Valéria Lamim Delagado. Rio de Janeiro: Danprewan, 2012.