“Naquele mesmo dia, dois deles estavam indo para um povoado chamado Emaús, a onze quilômetros de Jerusalém. No caminho, conversavam a respeito de tudo o que havia acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles; mas os olhos deles foram impedidos de reconhecê-lo” (Lucas 24:13-16).
1. COMEÇO DE CONVERSA:
O texto que escolhemos para a nossa conversa bíblica de hoje faz referência a duas pessoas que já haviam caminhado com Jesus, antes. Eles eram seus discípulos, mas, agora se achavam frustrados em um caminho que os afastava do lugar onde receberam a Jesus como o “Rei Ungido”. Pois, Ele estava morto já há três dias.
Essa situação se repete em nossos dias. Ainda hoje, temos muitas pessoas que estiveram com Jesus no “Caminho”. Elas o receberam em seus corações; tiveram experiências incríveis com Ele, mas agora estão em outro caminho, frustradas em sua fé; decepcionadas em suas expectativas.
Mas a boa notícia é que Jesus não desistiu dessas pessoas. Ele marcou um novo encontro para se revelar a elas e transformar suas frustrações em alegria.
Jesus ressuscitou! Ele vive! Ele disse que estará conosco todos os dias (Mateus 28:20), como alguém que está bem próximo, e que não fica só observando a certa distância, mas que caminha junto, conosco.
Alguns cristãos não conseguem perceber a presença dEle enquanto “caminha”, ou reconhecê-Lo enquanto fala com elas. A história desses dois discípulos de Emaús também vai inspirar você, que não desistiu de Jesus, a ter novas e incríveis experiências com o Senhor. Esse será o assunto da nossa conversa bíblica de hoje, mas antes vamos cantar uma canção que “desenha” essa história.
2. LOUVOR (Caminho de Emaús – Joel e Jonas)
Dois discípulos no caminho de Emaús
Iam falando a respeito de Jesus
Um viajante deles se aproximou
Não perceberam que era o meigo Salvador
Fica conosco, nosso amado e bom Jesus
Fica conosco pelo seu imenso amor
Como os discípulos te pediam no caminho de Emaús
Fica conosco nosso amado e bom Jesus!
Eles falavam a respeito de Jesus
Varão profeta que foi poderoso em obras
Diante de Deus e todo povo. Aleluia!
Este Jesus ainda hoje nos conduz
Estando à mesa, tomando o pão abençoou
Partiu e deu-lhes, eles então O reconheceram
Cheios de gozo em ver o Filho de Deus
No mesmo instante, Ele desapareceu.
3. TEXTO PARA REFLEXÃO
A Bíblia diz que o Senhor está perto de nós (Salmos 34:18; 145:18; Isaías 55:6; Filipenses 4:5). E, ainda, que Ele não nos abandona (Deuteronômio 31:6; Josué 1:5,9; Isaías 41:10; Mateus 28:20; Romanos 8:38,39; 1 Coríntios 3:16; Hebreus 13:5).
O fato é que nada nos transmite mais segurança do que saber que Deus está conosco. Quando temos essa certeza, tudo fica mais fácil, pois não estamos sozinhos.
A Bíblia nos garante que o Senhor sempre está conosco! No entanto, o problema é que nem sempre nós estamos com Ele.
Frequentemente, algumas pessoas se afastam de Deus. Uns se frustram, outros se decepcionam em suas expectativas e, ainda, outros, acabam trocando o Senhor por outras paixões.
Mas a Bíblia também diz que não importa o que você fizer. Absolutamente nada o que você fizer ou deixar de fazer poderá te afastar do amor de Deus.
“Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 8:38,39).
Aqueles discípulos de Emaús estavam desistindo do Senhor e de Seus planos para eles, pois achavam que o Senhor estava morto. Suas esperanças haviam sido sepultadas onde puseram o corpo dEle.
Eles sabiam que o Senhor era poderoso. Eles criam ser Ele o Messias prometido. Mas a morte parecia tê-Lo derrotado. Então, decidiram voltar para a vida que tinham antes de conhece-Lo.
Essa história está se repetindo na vida de muitas pessoas em nossos dias. Apesar de suas experiências passadas com o Senhor, alguns, após o diagnóstico de uma doença, acreditaram na mentira do diabo de que Deus o abandonou, ou que, ainda, Ele não o ama mais e não se importa com o seu sofrimento, ou que prefere abençoar seu vizinho ao invés dele. Tem aqueles que dizem estar “cansados” de pedir sem ter uma resposta do Senhor. Outros, se dizem frustrados por ter dedicado parte de sua vida ao Senhor sem alcançar o que pretendiam. Ainda tem pessoas que se decepcionaram até com a fraqueza de alguns crentes.
Se as coisas na vida não vão bem, e não acontecem com esperado, então parece que aí está o motivo para tomar o caminho de volta e desistir da jornada. São coisas como essas que “fecham os seus olhos” e impedem elas de reconhecer a presença do Senhor (Lucas 24:16).
Jesus nunca nos enganou em Sua Palavra, veja: “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” (João 16:33). Em outro momento, Ele também disse: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mateus 16:24).
Seja qual for o vale, o deserto, a tempestade ou qualquer outra coisa parecida com esses cenários, você não está sozinho nele. O Senhor não permitiu isso para te destruir, pois Ele te ama!
Por vezes o Senhor permite essas aflições para te corrigir, porém, nas demais, Ele está treinando e provando você a fim de te promover para “lugares mais altos”.
Contudo, o Senhor conhece o seu coração. Ele conhece os seus questionamentos mesmo antes de sair de sua boca. Por isso, em um dado momento, Ele decide te encontrar no caminho, para te fazer saber mais uma vez que Ele não te abandonou, que você não está sozinho e que Ele tem todo o poder no céu e na terra (Mateus 28:18).
Por Emerson Cardoso
4. QUESTÕES PARA REFLEXÃO
- Qual foi a última vez que você ficou triste com algo que te aconteceu? Como você lidou com isso?
- Em sua opinião, por que os dois discípulos de Emaús não reconheceram Jesus no caminho? Isso se aplica em alguma fase de sua vida?
- O que abriu os “olhos” dos discípulos enquanto estavam com Jesus à mesa? Isso se aplica em alguma fase de sua vida?
- O que te ajuda a reconhecer Jesus ao seu lado enquanto você está triste ou desanimado?
- Considerando que Jesus se dispôs a estar conosco todos os dias, do início ao fim da jornada, sobre o que você pretende conversar com Ele hoje, ainda?
- Você já duvidou do amor de Deus por você? Comente.