“E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês” (João 14:16,17)
1. COMEÇO DE CONVERSA:
Na semana passada falamos sobre como começar bem para terminar bem, ao praticar a presença de Deus desde os primeiros passos.
Mas o Senhor não nos deu apenas instruções. Ele quer tanto que você acerte, que enviou um “Divino Companheiro” para te Guiar pelo Caminho.
Esse será o assunto da de nossa conversa bíblica de hoje, mas antes vamos cantar uma canção que nos inspira a andar sob a liderança do Espírito Santo.
2. LOUVOR (Divino Companheiro – Luiz de Carvalho)
Divino companheiro no caminho
Sua presença sinto logo ao caminhar
Sei que dissipastes todas as sombras
Já tenho luz a luz divina do amor
Fica Senhor, já se faz tarde
Tens meu coração para pousar
Faz em mim morada permanente
Fica Senhor, fica Senhor, meu Salvador
A sombra da noite se aproxima
Com ela o tentador vai chegar
Não, não me deixes só no caminho
Ajuda-me, ajuda-me, até chegar.
3. TEXTO PARA REFLEXÃO
Deus sempre esteve com os seu provo nas peregrinações pela Terra: “Estabelecerei a minha habitação entre vocês e não os rejeitarei. Andarei entre vocês e serei o seu Deus, e vocês serão o meu povo” (Levítico 26:11,12).
Na Antiga Aliança, as pessoas eram conduzidas por Deus em comunidade apenas através dos líderes que recebiam o “Óleo da Unção”: o rei, o sacerdote e o profeta. Mas na Nova Aliança, o “Óleo da Unção”, que representa o Espírito Santo, foi derramado sobre a “Comunidade dos santos”, que é a Igreja, e não apenas sobre os líderes. Essa promessa registrada em Joel 2:28,29 foi cumprida por Jesus e registada em Atos 2:1-4. Desde aquele dia de Pentecostes, cada pessoa crente em Jesus recebe o Espírito Santo em sua vida (João 14:23; Atos 2:38; 4:31; 5:32; 19:5-6 1 Coríntios 3:16; 6:19-20). Ele é o “Divino Companheiro” que anda com você, e habita em você. Ele deseja te guiar no Caminho da Vida, pois, todos aqueles que são Filhos de Deus se submetem a Sua liderança: “porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Romanos 8:14).
Esse Caminho foi criado exclusivamente para eles, veja:
“E ali haverá uma grande estrada, um caminho que será chamado Caminho de Santidade. Os impuros não passarão por ele; servirá apenas aos que são do Caminho; os insensatos não o tomarão” (Isaías 35:8).
E para garantir que eles não se perderão, o Senhor se dispôs a conduzi-los, como alguém que toma uma pessoa pela mão do início ao fim de uma jornada, veja:
“Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele” (Isaías 30:21)
O Espírito Santo é uma pessoa divina, assim como o Pai e o Filho. Ele fala, sente e age. Ele pode falar “atrás de você”, como na Antiga Aliança, ou “dentro de você”, como na Nova Aliança, observe: “O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus” (Romanos 8:16).
Essa é a maior certeza que o crente pode ter. Como diz o Pastor Luciano Subirá, “ele sabe porque sabe que é filho de Deus”. Ele não consegue explicar, mas tem essa certeza em seu coração. Isto é o testemunho do Espírito Santo. É como Ele fala com você.
No entanto, tem muita gente que não consegue ouvir o Espírito Santo. Pois, ficam esperando ouvir uma voz audível e isso dificilmente acontece. O Senhor se comunica conosco com voz audível em situações muito específicas. Na grande maioria das vezes Ele fala conosco em nosso interior.
Para ouvir o Espírito Santo você precisa saber que:
Você é um espírito, tem uma alma e habita em um corpo (Gênesis 1:26,27; 1 Tessalonicenses 5:23). O homem é um ser espiritual, feito à imagem de Deus, que é espírito (João 4:24). Quando o corpo morre, o espírito vive. Nele está a personalidade do homem. O corpo se desfaz na terra, mas o espírito é que se apresentará a Deus para prestação de contas (Eclesiastes 12:7; 2 Coríntios 5:10).
Seu espírito foi regenerado (Ezequiel 36:26,27; João 3:3,6; 2 Coríntios 4:16; 5:17). O homem foi feito à semelhança de Deus (Gênesis 1:26,27). Deus colocou nele o Seu caráter, os seus atributos morais. Por isso ele podia ouvir Deus claramente e falar diretamente com Ele. Mas, ao se entregar ao pecado, o seu espírito foi corrompido, e já não poderia mais ouvi-lo. A solução de Deus para revolver isso foi trocando o espírito do homem. Jesus disse para Nicodemos que somente aqueles que nascerem de novo poderão ver o Reino de Deus (João 3:3). Mas o que nasce de novo não é o corpo, e sim o espírito do homem (v.6). Deus disse isso também por meio do profeta Ezequiel (36:26,27). Esse novo espírito é gerado pelo Espírito Santo, com a mesma imagem e semelhança originais do Éden! Isso acontece com todas as pessoas que decidem estregar as suas vidas a Jesus, após se arrependerem de seu pecado. Ou seja, ao sentirem a “tristeza” de viver longe de Deus e reconhecerem que precisam de Jesus para se reconciliar com o Senhor.
O Senhor fala com você no seu espírito (Provérbios 20:27; Romanos 8:16). Somente o espírito do homem regenerado pode ouvir Deus, e falar com Ele. A Bíblia diz que: “O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do corpo” (Provérbios 20:27). O espírito do homem não tem forma. Significa que ele não possui ouvidos e nem boca. Mas é por meio dele que o Espírito Santo se comunica com o homem. Assim como uma lâmpada ilumina o caminho, o espírito do homem guia o homem no Caminho da Vida. Pois o Espírito Santo habita no espírito do homem (1 Coríntios 3:16; 6:19), e Ele é a fonte dessa luz. O Espírito de Deus é o nosso Companheiro nessa jornada de fé. Ele é quem guia o seu espírito.
Contudo, você vai precisar treinar o seu “ouvido interior” para ouvir o Espírito Santo, já que ele dificilmente falará a você com voz audível. Geralmente, Ele falará como você como uma impressão que vem de dentro. Como uma sensação de paz ou de inquietação a cerca de uma decisão a ser tomada. Veja o que a Bíblia diz: “Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo” (Colossenses 3:15). Ademais, a Bíblia é o veículo de comunicação primária de Deus com você. Tudo o que o Espírito falar ou em tudo o que Ele te conduzir será de acordo com a Bíblia. Pratique ouvir o Espírito Santo em suas orações e na leitura diária da Bíblia. Converse com Ele como quem fala com um amigo bem chegado. Apesar dEle já saber, compartilhe com Ele os seus sentimentos, as suas vontades etc. Certamente você terá todas as respostas, quando aplicar o seu coração em ouvi-Lo (Sabendo que o coração na Bíblia representa o espírito do homem).
Vamos continuar essa conversa nas próximas semanas. Então, vá exercitando ouvir o Espírito e vivendo experiências novas ao se deixar ser guiado por Ele pelo Caminho.
Por Emerson Cardoso
4. QUESTÕES PARA REFLEXÃO
- Fale de sua experiência de ser guiado pelos seus pais ou por uma pessoa mais velha de casa para escola e da escola para casa.
- No contexto da pergunta anterior, as pessoas que nos conduziam para a escola ou para casa não costumavam falar a cada esquina “vire para direita ou vire para esquerda”. Mas nós sabíamos quando era para virar à direita, mesmo sem ouvir uma voz de comando. Como essa experiência se relaciona com a condução de sua vida pelo Espírito Santo?
- Como você ouve o Espírito Santo no seu dia a dia?
- A partir de nossa reflexão de hoje, como você pretende intensificar o treinamento do seu “ouvido interior” e de se deixar ser guiado pelo Espírito Santo?
Referência: KENNETH, E. Hagin. Como ser guiado pelo Espírito Santo. Tradução Thiago Garcia. 1 Ed. Campina Grande: Rhema Brasil Publicações, 2015.