OLHE PARA JESUS

“[…] livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé” (Hebreus 12:1,2).

“Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os confins da terra; porque eu sou Deus, e não há outro” (Isaías 45:22).

“Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, desse mesmo modo é necessário que o Filho do homem seja levantado, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:14,15).

1. COMEÇO DE CONVERSA:

Eu já tive a oportunidade de atravessar um rio em uma balsa, algumas vezes. É comum ver pessoas nauseadas durante a travessia. Mas eu aprendi que para não enjoar, basta fixar o olhar em um ponto referencial, no horizonte, de preferência na margem do outro lado. Interessante observar que a náusea provoca ânsia de vômito. Mas fixar o olhar em uma referência evita a “ansiedade”.

O ponto de referência é fundamental para quem está à procura de um endereço. Quem tem um ponto de referência sabe para onde está indo. Mas quem está perdido fica ansioso para encontrar o caminho certo.

2. LOUVOR (Olhai para o Cordeiro de Deus – Harpa Cristã Nº 20)

Livres de pecado vós quereis ficar?
Olhai p’ra o Cordeiro de Deus!
Ele morto foi na cruz, p’ra vos salvar
Olhai p’ra o Cordeiro de Deus!
 
Olhai p’ra o Cordeiro de Deus
Olhai p’ra o cordeiro de Deus
Porque só Ele vos pode salvar
Olhal p’ra o Cordeiro de Deus!
 
Se estais tentados, em hesitação
Olhai p’ra o Cordeiro de Deus!
Ele encherá o vosso coração
Olhai p’ra o Cordeiro de Deus!
 
Se estais cansados e sem mais vigor
Olhai pra o Cordeiro de Deus!
Ele vos quer dar Seu divinal amor
Olhai p’ra o Cordeiro de Deus!
 
Se na vossa senda sombras vêm cair
Olhai pra o Cordeiro de Deus!
Ele, com Sua graça, tudo quer suprir
Olhai p’ra o Cordeiro de Deus!

3. TEXTO PARA REFLEXÃO

A ansiedade é um tema complexo até para os especialistas, sobretudo aquela de níveis patológicos. No entanto, queremos delimitar a nossa conversa sobre a ansiedade comum, aquela relacionada as preocupações com o futuro. Geralmente associadas a pergunta “E se…?”.

Jesus associou esse tipo de ansiedade à falta de fé e de confiança no cuidado e provisão do Senhor (Mateus 6:25-34). Aquele que fica ansioso ou preocupado com o amanhã, está dizendo para Deus “eu acho que o Senhor deve estar muito ocupado ou se esqueceu de mim”, ou ainda, “o Senhor não deve ser capaz de cuidar de mim e de minha família com tanta gente dependendo de Deus ao mesmo tempo”, ou, alguma coisa desse tipo.

Pessoas ansiosas são muito boas em “FOCO”. Elas não perdem os seus “possíveis problemas” de vista. Estão a todo tempo imaginando sobre como será a vida delas “SE…”.

Observamos na semana passada algumas orientações bíblicas sobre como lidar com esse tipo de ansiedade: Sossegar, Entregar, Esperar e Confiar. Porém, são exercícios que demandam altos níveis de fé.

A Bíblia descreve um conceito de fé na Carta aos Hebreus, capítulo 11, difícil de entender. Pois, essa certeza e convicção daquilo que é esperado não poderia vir de nós mesmos. O Apóstolo Paulo escreveu aos Efésios, dizendo que a fé é um dom de Deus e, portanto, não vem de nós (Efésios 2:8). O escritor aos Hebreus afirmou que Jesus é o Autor e o Consumador da nossa fé (Hebreus 12:2). E ele disse o que devemos fazer: olhar para Jesus. O evangelista João já tinha demonstrado a necessidade de olhar para Jesus (João 3:14,15). Ele comparou essa atitude aos israelitas que olhavam para a serpente de bronze que Moisés levantou no deserto (Números 21:8,9). O profeta Isaías proferiu as palavras de Deus ao chamar a atenção do povo para olhar para Ele, a fim de serem salvos (Isaías 45:22).

Assim, a Bíblia vai demonstrado que a fé vem pelo exercício de olhar para Jesus. Porém, se não conseguimos ver a Jesus e olhar para a Sua face com os nossos olhos naturais, então, como poderemos fazer isso?

Vamos tomar uma experiência do Apóstolo Pedro como exemplo, descrita em Mateus 14:25-31.

Pedro já tinha olhado para Jesus diversas vezes. Ele conhecia o Senhor de olhar face a face. Mas de noite, no escuro, e no meio de uma tempestade em alto mar, ninguém poderia reconheceu Jesus. O texto narra a descrição daqueles homens como se estivem vendo um fantasma. Até que Jesus se revela a eles. Como não podiam ver o rosto de Jesus, Pedro pede para ir ao Seu encontro.

Um certo pregador disse que Pedro não andou sobre as águas, mas sim sobre as palavras de Jesus. Apesar de Pedro não conseguir ver o rosto de Jesus, ele creu em Sua Palavra e foi ao Seu encontro. Enquanto Pedro estava “Focado” na Palavra de Jesus ele caminhou sobre o mar. Mas o texto narra que em um momento Pedro olhou para o vento, ficou com medo e afundou.

A Bíblia nos ensina com essa experiência de Pedro que ter os olhos fitos em Jesus não significa ver a Jesus literalmente com os seus olhos. Podemos olhar para Jesus focando em Sua Palavra. Se permanecermos com esse FOCO, certamente encontraremos com Ele. E nessa experiência pessoal, a sua fé não será a mesma. Então, você terá todas as condições de enfrentar e dominar toda a ansiedade que vir sobre você, inclusive aquelas em tempos de novos começos.

Que a Paz do Senhor guarde o seu coração e a sua mente em Cristo Jesus. Deus te abençoe!

por Emerson Cardoso

4. QUESTÕES PARA REFLEXÃO
  1. Se você não pode ver a Jesus com os seus olhos, então, como você pode “olhar para Ele”?
  2. Em que sentido você entende que Jesus é o Autor e o Consumador da sua fé?
  3. O que significa ter os olhos fitos em Jesus?
  4. Em que sentido “olhar para Jesus” te ajuda a dominar a sua ansiedade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *