“Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza. Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir” (Salmos 139:14-16)
LOUVOR (Uma Nova História – Fernandinho)
Sai de tua tenda, oh, filho meu
E te mostrarei as estrelas do céu
Sai de tua tenda, oh, filho meu
Te mostrarei a areia do mar
Será que podes contar?
Será que podes imaginar
Tudo aquilo que sonhei para ti, filho meu?
O que minhas mãos fizeram para ti, filho meu?
Minha bênção será sobre ti
Uma nova história, Deus tem pra mim
Um novo tempo, Deus tem pra mim
E tudo aquilo que perdido foi
Ouvirei de sua boca, te abençoarei
TEXTO PARA REFLEXÃO

As histórias de vida, como as biografias, guardam as memórias do passado. Memórias que geralmente são contadas por terceiros, exceto no caso das autobiografias.
As histórias são criadas por um ou mais autores – alguém com habilidades para registrar uma sequência de eventos dentro de um espaço e de um tempo determinado. Onde tudo gira em torno dos personagens da história, com ênfase na figura do protagonista, que é o ator principal.
Em uma história somente o escritor conhece o início e o fim do enredo. Enquanto, que o ator só pode conhecer parte de seu passado e o seu presente. Outro fato de destaque é que o ator é quem dá vida à história do escritor e não o contrário.
Os escritores romancistas, por exemplo, costumam definir previamente todo o enredo, com o início, meio e fim de seus atores. Nos romances os atores fazer a vontade do escritor. Eles são criados exclusivamente para o seu propósito. São como “robôs” que sentem, falam e fazendo tudo o que o escritor determina em seu texto.
Em nossa reflexão de hoje vamos usar essa analogia para pensar sobre como Deus, o autor da vida, o nosso Criador, escreve a nossa história.
Deus é esse Ser admirável que criou todas as coisas visíveis e invisíveis para servir de cenário para a nossa vida (Colossenses 1:16). Texto bíblicos como Salmos 139:14,15 falam da sabedoria, onisciência e capacidade criativa de Deus. Em Efésios 1:3-11 observamos os seus planos para a “coroa” de sua criação: a humanidade. Antes mesmo de criar o espaço e o tempo, ou seja, antes da fundação do mundo, Deus já havia planejado criar o homem, e, a partir dele formar uma grande família de muitos filhos que fossem semelhantes a Jesus (Efésios 4:13).
O texto bíblico de referência da nossa reflexão diz que “todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir”. Mas Deus é um escritor bem diferente dos escritores humanos, vejamos:
Primeiramente, as histórias de vida que Deus escreve não giram em torno do homem, mesmo sendo este a “coroa” de Sua criação, mesmo sendo eles os personagens. Não é sobre nós, mas sim sobre Deus (Romanos 11:36; Colossenses 1:16). Foi Deus quem deu vida a cada personagem de sua história e não o contrário. E essa vida está em Suas mãos (Jó 12:10). A Bíblia é o livro da história de Deus com os homens. Pois, além de ser o autor, Deus também é o protagonista.
Deus escreveu a nossa história em seu “livro eterno” (Salmos 139:16). Antes mesmo de nossos dias existirem, Ele predeterminou-os na eternidade, em seus pensamentos (Salmos 139:17). Ele planejou o início de sua vida, individualmente, porque você não é um acidente de seus pais biológicos. Ele definiu a cor de sua pele, de seus cabelos, os traços de seu rosto. E independente da forma que você foi concebido, Deus estabeleceu planos de transformar a sua vida em uma história gloriosa (Jeremias 29:11). No entanto, o fim de sua história aqui na terra, e da vida na eternidade, vai depender dos meios que você escolheu viver aqui terra. A sua história foi escrita previamente no “livro de Deus” antes de seus dias existirem. Essa história é o plano de Deus para você. E como você não é um robô, sua história está sendo reescrita todos os dias, a partir de cada escolha que você faz.
Assim como os autores humanos, Deus também conhece toda a nossa história. Tudo é visto por Ele como se em qualquer tempo fosse presente. E isso é algo difícil de compreender pela mente humana. Ele determinou o Seu propósito para nós, algo que vai direcionar a nossa vida para a finalidade de nossa criação, mas nos deu liberdade para escolher os meios para chegar lá. Você pode escolher fazer a sua agenda diária, o que vai comer no almoço, que profissão vai ter, com quem vai se casar etc. No entanto, o propósito para a sua existência você não pode escolher. Ele foi determinado por Deus (Provérbios 16:4). Mas, você tem a liberdade até para escolher amar e obedecer a Deus ou não. Deus não criou “robôs” em sua história. No final, você prestará contas de tudo que fez em sua vida, e se conseguiu atingir o propósito de Deus ou não.
Deus corrige o curso da sua história daqueles que se rendem a Seus propósitos. Olhemos para a vida de Gideão no início (Juízes 6:15). Ele era o menos capacitado para libertar seu povo. Ele sofria com a opressão e vivia se escondendo de seus inimigos. O seu povo havia se esquecido de Deus e de Seus propósitos. Mas o Senhor ofereceu a Gideão uma oportunidade para mudar a sua história. Ao fazer o que o Senhor ordenou, Gideão venceu os inimigos, e uma nova história de paz começou a ser escrita (Juízes 8:28).
Deus continua tendo bons planos para você (Jeremias 29:11). Ele não mudou os seus pensamentos sobre você, apesar de suas escolhas (Isaías 55:8-11). Deus quer reescrever a sua história de acordo com planos dEle. E Ele é especialista nisso! O Senhor quer te dar novos começos, mas para isso terá de “entregar os seus caminhos aos Senhor e confiar nEle” (Salmos 37:5). Deus tem algo maravilho para fazer em sua vida.
Que a graça do Senhor seja abundante em sua história de vida. Deus te abençoe!
por Emerson Cardoso
QUESTÕES PARA REFLEXÃO
- Quais os propósitos de Deus para a Sua criação? Como você se encaixa neles?
- Se Deus é o autor da minha história, e se Ele tem bons planos para minha vida, então por que vivemos dias maus, sofrendo tanto?
- A sua história foi escrita previamente no “Livro de Deus”, mas ela está sendo reescrita a cada escolha que você faz. Como você entende isso?
- Que planos Deus planejou para você? Você consegue imaginar? Comente.
- Deus já passou uma “borracha” em sua história e escreveu de novo? Comente.
MOMENTO DO PASTOREIO
A sua história de vida não precisa acabar assim aqui, do jeito que está agora na terra. Se você está cansado da jornada, não precisa continuar carregando fardos. Jesus te oferece ajuda, dizendo a você: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11:28-30). E a sua história de vida não será a mesma. Pense nisso.