NÃO VIVAM NO PASSADO

“Esqueçam o que se foi; não vivam no passado” (Isaías 43:18).

“[…] esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3:13,14).

1. QUEBRA-GELO:

Não viva no passado! O que essa expressão significa para você?

2. LOUVOR (Nova Criatura – Kleber Lucas)

A minha vida é tua vida
Tudo que sou é totalmente teu senhor
O meu presente e o meu futuro te entreguei
E o meu passado afoguei
No mar do esquecimento do senhor
Nova criatura eu sou
Nova criatura
 
Eu não sou tudo o que você precisa
Ainda não sou tudo aquilo que eu queria ser
Mas uma coisa eu sou,
Não abro mão, não
Nova criatura sou
Nova criatura
Ah, eu sou nova criatura
Nova criatura eu sou
 
Ah
Aquele que está em cristo
Já morreu pro mundo
Ah
Aquele que está em cristo
Vive pra Deus, sim.

3. TEXTO PARA REFLEXÃO

Discutimos na semana passada sobre a sala de espera, sabendo que Deus geralmente nos conduz a este lugar enquanto prepara novos começos em nossas vidas. Hoje, vamos continuar pensando sobre esse tema, meditando sobre mais uma importante orientação do Senhor para aqueles que desejam viver as promessas de Deus: “NÃO VIVAM NO PASSADO!”.

Por diversas vezes ao longo da História, Deus revelou os seus planos ao seu povo (Amós 3:7; Hebreus 1:1). Planos de nos fazer o bem e não o mal (Jeremias 29:11-14). Ele revelou o seu plano em ter uma grande família, santa, zelosa e de boas obras como Ele mesmo é (Tito 2:14); seu plano sempre foi o de formar um povo exclusivamente Seu (Isaías 44:1-5), separado do pecado.

No passado, Deus estabeleceu leis para distinguir o seu povo dos demais. E eles fracassaram. Por diversas vezes Deus renovou a sua aliança, mas eles não foram capazes de cumprir a parte deles.

O profeta Isaías viveu em um tempo em que o povo de Israel estava exilado na Babilônia, enquanto a terra de Judá permanecia destruída em ruínas. O povo constantemente se lembrava de seu passado, tanto das bênçãos recebidas do Senhor, como do castigo pela sua desobediência.

Israel estava preso ao seu passado e, por isso, não conseguia ver o que o Senhor estava mostrando que faria (Isaías 43:19).

Setecentos anos depois, Deus fez algo totalmente novo para resgatar o seu povo. Ele enviou o Messias, Jesus Cristo, para cumprir a parte da aliança que o povo não conseguia. Ele assumiu a forma humana para levar sobre si toda a nossa culpa e sofrer o nosso castigo (Isaías 53:2-12). Por meio do seu sacrifício na cruz, Jesus nos oferece uma nova vida. O passado não tem mais poder sobre nós.

“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” (2 Coríntios 5:17).

A nossa vida de pecado, representada pelo “velho homem”, foi sepultada com Cristo, na ocasião em que decidimos entregar a nossa vida a Jesus, cujo símbolo é o batismo nas águas (Romanos 6:2-7).

A Bíblia nos adverte dizendo para abandonar a nossa antiga maneira de viver no passado, pois ela corrompe a nossa maneira de viver no presente e no futuro (Efésios 4:22-24). Você não precisa sofrer se culpando ou se punindo pelo seu passado. Não importa o que você fez. Se você se arrependeu e confessou, então deixa o passado (“esqueça o que se foi”), pois até Deus já lançou isso no esquecimento (Isaías 43:25; Hebreus 10:16-18)

“Sou Eu, Eu mesmo, aquele que apaga tuas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de teus erros e pecados” (Isaías 43:25).

Viver no passado é como dirigir um carro olhando para o retrovisor. Você nunca conseguirá ver o que está a diante, e também nunca conseguirá ver quem você é em Jesus.

O Apóstolo Paulo nos ensina uma importante lição em sua experiência sobre o passado. Ele o conhecia muito bem: mandava prender e matar aqueles que depois se tornariam sua família. Certamente foi um tempo que causava muita vergonha a ele. Mas ao invés de ficar tentando corrigir seus erros do seu passado, ele resolve deixá-los lá, onde devem ficar (Filipenses 3:13,14).

Não podemos voltar ao passado para modificá-lo, como no filme “De volta para o futuro”. O passado não pode ser mudado. Mas podemos mudar o nosso futuro pelas coisas que fizermos no presente.

Por mais que o passado seja tenebroso, podemos sair de lá olhando para Jesus, o autor e consumador da nossa fé. (Hebreus 12:2). Foi assim que Paulo conseguiu se libertar do seu passado A Bíblia também registra uma importante advertência àqueles que já conseguiram abandonar o seu passado. Jesus alertou para nos lembrar da mulher de Ló (Lucas 17:31, 32). Temos de ter cuidado com o saudosismo. Como sabemos, a mulher de Ló olhou para trás e perdeu a sua vida (Gêneses 19:17,26). Assim como ela, não fique “olhando para trás”, e se lamentando sobre aquilo que você deixou. Jesus continua nos advertindo sobre os perigos do passado: “Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus” (Lucas 9:62).

A Bíblia continua, “Não diga: Por que os dias do passado foram melhores que os de hoje?” (Eclesiastes 7:10). Não fique preso nos “bons e velhos tempos”. Dias melhores ainda estão por vir. Em breve Jesus voltará e completará a sua promessa a nosso respeito. Olhemos para esses dias, quando receberemos o “prêmio celestial de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3:14). Olhe para frente, para aquilo que Deus está fazendo. Em breve “Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor” (Apocalipse 21:4). Deus está fazendo coisas novas, incomparavelmente melhores que os bons tempos do seu passado.

O profeta Jeremias constantemente se lembrava do passado do seu povo e dizia que isso o abatia (Lamentações 3:20). Mas é neste livro que a Bíblia faz a única recomendação para olhar para o passado: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança […], porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade” (Lamentações 3:21-23).

Viva intensamente o seu presente, dando um passo de cada vez e, em breve, você verá como você foi longe. E quando olhar para trás apenas verá um passado que te lança ainda mais para o seu futuro.

Deus te abençoe em Jesus!

por Emerson Cardoso

4. QUESTÕES PARA REFLEXÃO
  1. Você consegue esquecer o seu passado? Como você lida com ele?
  2. Como você tem certeza de que “as coisas antigas já passaram (2 Coríntios 5:17), se você ainda sofre influência delas no presente?
  3. Como o Apóstolo Paulo conseguiu se libertar da má influência do seu passado? Como isso se aplica à sua vida?
  4. Se você já foi liberto do seu passado, por que Jesus insiste para não olharmos para trás?
  5. Como os atos de Deus no passado podem te dar coragem para encarar o presente e o futuro?
5. MOMENTO DO PASTOREIO

Somos seres históricos Nossa vida é cronológica. Não conseguimos passar uma “borracha” no passado. Ele sempre estará lá. Mas o nosso presente e o nosso futuro está sendo escrito. E podemos destacar em nossa história que “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim” (Gálatas 2:20). Não importa o seu passado, no final você será vitorioso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *