ISSO NÃO É O FIM!

“Havia um homem chamado Lázaro. Ele era de Betânia, do povoado de Maria e de sua irmã Marta. E aconteceu que Lázaro ficou doente” (João 11:1).

1. COMEÇO DE CONVERSA:

O fundo do poço é uma simbologia muito usada para representar a condição de pessoas que chegaram ao pior lugar de suas vidas: um lugar frio, escuro, solitário e sem saída. José, filho de Jacó, experimentou esse lugar quando foi literalmente jogado naquela cisterna seca pelos seus irmãos invejosos (Gênesis 37:23,24).

Em sua opinião, o que uma pessoa pode esperar nesse lugar? Seria esse o seu fim? Como esse lugar ilustra a realidade de pessoas que você conhece?

2. LOUVOR (Bendito Serás – Ministério Apascentar)
https://www.youtube.com/watch?v=n5mjaWzWSqs

Não, este não pode ser teu fim
Não é o que Deus sonhou pra ti
Não podes aceitar
Ver tua família se acabar
Tua esperança se apagar, tua fé esmorecer
 
Sei que é difícil crer que sim
Se tudo em volta diz que não
E a angústia te faz esquecer
De tudo o que Deus prometeu
Que sobre a tua vida estão
As mesmas bênçãos de Abraão
 
Bendita será tua casa
Benditos serão teus filhos
E Deus engrandecerá teu nome

3. TEXTO PARA REFLEXÃO

Na semana passada refletimos sobre como Deus, o nosso Criador, escreve a nossa história. Ele planejou a nossa existência para vivermos felizes em sua presença, como Sua família por toda a eternidade.

Assim como um pai estabelece regras para seus filhos, Deus estabeleceu as Suas para fazermos parte dessa família feliz. Porém, diferentemente de muitos pais, Deus nos deu a liberdade de escolher obedecê-Lo. Assim, percebemos que dependendo das escolhas que fazemos a nossa história vai sendo reescrita no “Livro de Deus”.

Se pudéssemos fotografar alguns momentos da nossa própria história ou de algumas pessoas que conhecemos, teríamos algumas imagens em lugares altos e outras em vales, ao lado de mananciais e outras em lugares áridos, em lugares iluminados e outros escuros etc.

Em alguns momentos de nossa história passamos por esses lugares. Ora como resultado de desobediência aos princípios eternos de Deus, ora como estágios de treinamento para nos preparar para a próxima etapa.

Hoje, queremos pensar sobre os lugares mais difíceis que já chegamos. Lugares que geralmente consideramos como o “fundo do poço”. Lugares como onde estiveram José (Gênesis 37:23,24), Lázaro (João 11:1,6,14,17,43,44) e o “Filho Pródigo” da parábola de Jesus (Lucas 15:14-16). Vamos tomar como exemplo a vida de Lázaro para nossa reflexão.

A Bíblia menciona a história da vida desse homem em quatro momentos. Vejamos, tanto ele, como suas irmãs eram amigos bem chegados de Jesus.

Primeiramente, o escritor registra que ele ficou doente (João 11:1). Essa certamente foi uma notícia muito ruim para a família, pois parece que ele era o arrimo da família. Doenças são momentos difíceis de atravessar. Às vezes elas chegam por causa de nossas escolhas, outras vezes, porém, chegam sem avisar.

Algumas doenças nos conduzem como em estágios de queda livre em um poço, até chegar naquele lugar que consideramos ser o fim dele. Certamente essa parece ser uma trajetória dolorosa para aqueles que passam por ela. Não sabermos o tempo em que Lázaro ficou doente, mas deve ter sido pouco tempo.

Em um segundo momento, o escritor registra que cerca de dois dias depois de pedirem ajuda ao único que poderia curá-lo, Lázaro morreu (João 11:6,14).

Doenças incuráveis podem ser o fundo do poço para nós. Esse é aquele lugar sem saída onde muitos chegam. Mas, aqueles que creem em Jesus sabem que aquilo que é impossível para o homem é possível para Deus (Lucas 18:27).

Jesus curou muitas pessoas de doenças incuráveis, mas Ele não curou Lázaro. Jesus queria mostrar que Ele tem poder sobre a morte, também. Nesse momento, Lázaro chegou literalmente ao fundo do poço, ao ser sepultado em um buraco cavado em uma gruta. A sepultura é esse lugar frio, escuro e sem saída. E lá estava Lázaro.

Mas em um terceiro momento, o escritor registra que após quatro dias, quando qualquer médico legista pudesse declarar a impossibilidade de Lázaro voltar à vida, então Jesus chega a porta da sepultura e chama Lázaro para fora (João 11:43,44).

A história de Lázaro, assim como a de muitos outros homens e mulheres de Deus, nos faz crer que o lugar onde você está passando não é o seu fim. Deus não colocou o ponto final em sua história. Deus pode e quer mudar a sua história. Ele tem planos de novos começos para você (Isaías 43:19). Apenas entregue e confie a sua vida à Ele (Salmos 37:5). Ele pode tirar você desse lugar “sem saída”.

Seu problema não é difícil demais para Deus. Pois o pior deles Ele já resolveu. Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra,

viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente” (João 11:25,26).

Acredito que você não esteja lidando com a morte nesse momento. Então, seja o que for o seu problema, não fique aí parado, esperando o ponto final da sua história. Levante-se pela fé como fez as irmãs de Lázaro e busque pelo socorro do Senhor.

Por fim, no quarto momento, o escritor registra Lázaro dando um jantar em sua casa em gratidão a Jesus (João 12:1-3). Jesus tirou Lázaro no “fundo do poço”, diretamente da sepultura para mostrar para você que isso não é o seu fim, nem a morte também será.

Certamente, Lázaro estava muito feliz naquela mesa com Jesus, apesar de saber da corrente ameaça de morte feita pelos líderes judeus. Ele não tinha mais medo, pois sabia que naquele momento Jesus estava ao seu lado. Mas pouco tempo depois Jesus morreu também, segundo as Escrituras (1 Coríntios 15:3); foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras (1 Coríntios 15:4). Depois, Ele disse: “eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mateus 28:20).

Por isso, podemos dizer mais uma vez que isso não é o seu fim. O Escritor de sua história está nesse exato momento bem aí com você, nesse lugar que juga ser “sem saída”. Seu nome é Jesus. Ele tem o poder e quer mudar a sua história, e, para isso, só está esperando você pedir (Mateus 7:7,8). Deus te abençoe!

por Emerson Cardoso

4. QUESTÕES PARA REFLEXÃO
  1. O “fundo do poço” é um lugar frio, escuro, solitário e sem saída. O que isso representa na vida de alguém que pensa ter chegado ao fim, por exemplo, de sua carreira, de seu casamento, até de sua vida?
  2. Você já esteve em lugares que julgou “sem saída”? Como você lidou com isso? Como você saiu de lá?
  3. O que você aprende com as histórias da vida de Lázaro, José ou o Filho Pródigo? Como elas inspiram a sua fé?
  4. Por que você acha que Jesus não cura algumas pessoas que clamam a Ele? Você acha que Deus tem filhos preferidos?
  5. Por que você tem certeza que o “dia mal”, ou mesmo a morte não é o seu fim?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *