“Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes? Disse ele: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse Jesus: Cuide dos meus cordeiros” (João 21:15).
1. QUEBRA-GELO:
Você já decepcionou alguém com suas atitudes? Como você tratou disso?
2. LOUVOR (Recomeçar – Aline Barros)
Pai, tá difícil manter o caminho
Tenho andado em meio a espinhos
Nem sempre é tão fácil acertar
Pai, emoções descalçam os meus pés
Me roubando em meio a cordéis
Que me enlaçam em minhas fraquezas
Pai, eu nem sei o que te falar
Mas, eu quero recomeçar
Me ajuda nesse instante
Preciso da tua mão, vem me levantar
Faz-me teu servo Senhor, me livra do mal
Quero sentir o teu sangue curar-me
Agora, meu Senhor, vem restaurar-me
3. TEXTO PARA REFLEXÃO
Pela fé, sabemos que Deus está fazendo algo novo em nós (2 Coríntios 3:18; 1 João 3:2; Romanos 8:29). Nesse momento, ainda não conseguimos ver claramente com nossos olhos naturais. Mas sabemos que Ele está trabalhando em algo novo (Isaías 43:19). Em breve o veremos face a face (1 Coríntios 13:12), assim que Ele concluir a Sua obra. Então poderemos ver com nossos olhos tudo aquilo que Deus fez de novo! E que visão gloriosa nós teremos! (Apocalipse 21:1-3, 10-25).
Enquanto isso, vivemos pela fé (Hebreus 10:38; Gálatas 3:11). O escritor aos Hebreus deixa claro que a fé é como a força vital do homem redimido. O escritor ainda chama a atenção de seus leitores ao imprimir as palavras do Senhor, dizendo: “[…] E, se retroceder, não me agradarei dele”.
Muitas pessoas tem uma ideia errada de Deus ao ler essa declaração. Pensam que Ele é como um velho de cabelos brancos, irado, esperando alguém “vacilar” na fé para manda-lo para o inferno. O nosso Deus não é assim! Apesar dEle não deixar ninguém impune.
Ele é um Deus absolutamente justo e amoroso, santo e misericordioso. Tão absolutamente perfeito em seu amor e justiça, que decidiu tomar a forma humana para carregar a nossa culpa em seu próprio corpo, executando a sentença ao ser cravado naquela cruz do Gólgota! Jesus concluiu a Sua obra de redenção de uma vez por todas (Hebreus 9:28; 10:10, 14), com tanta perfeição, que deu a todos aqueles que cressem nEle o poder de se tornarem filhos de Deus (João 1:12).
A oportunidade de redenção é oferecida a todos, gratuitamente (Isaías 55:1; Mateus 11:28; Tito 2:11; Apocalipse 22:17). Uma oportunidade para “recomeçar do zero”. Uma nova criatura, gerada pela vontade de Deus (João 3:6), que passa a viver e a crescer pela fé. Mas, o que acontece com aqueles que retrocedem, fracassam e perdem a fé em Jesus? Seja qual for o motivo, em maior ou menor grau, a Bíblia diz que Deus se entristece e perde o prazer naquele que retrocede (Hebreus 10:38).
No entanto, a mesma Bíblia nos mostra que Deus é o Deus da segunda chance, mas também é da terceira, quarta etc. Ela mesmo diz que “Ele é extremamente paciente para convosco e não quer que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento” (2 Pedro 3:9).
Olhe para alguns homens que Deus chamou para seu “time de heróis da fé”: Abraão, Moisés, Elias, Jonas, Simão Pedro. Pessoas que ele usou para mudar o mundo. Pessoas que não eram perfeitas na fé. Porque quando a fé deles era insuficiente, Deus compensava com paciência, amor e graça. Deus dava a eles uma segunda chance para recomeçar. Vamos tomar por exemplo Simão Pedro, o Apóstolo.
O Apóstolo Pedro se chamava Simão, que significa “vacilão”. Ele tinha um caráter oscilante, e demorou para ele se tornar Pedro, aquele que está alicerçado na Rocha. Foi Pedro quem respondeu a Jesus, cheio de fé, dizendo: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mateus 16:16). Parece que Pedro também foi uns dos discípulos que discutia com os demais sobre qual deveria ser o maior entre eles (Lucas 22:24). Pedro pensava que tinha mais fé que os demais, e conhecendo o seu coração Jesus o repreendeu, dizendo: “Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo. Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos” (Lucas 22:31, 32). Mas Pedro se achava um “super-crente”, ao responder: “Estou pronto para ir contigo para a prisão e para a morte” (Lucas 22:33). Então, Jesus revela o tipo de fé que ele tinha: “Eu lhe digo, Pedro, que antes que o galo cante hoje, três vezes você negará que me conhece” (Lucas 22:34).
Pedro negou a Jesus três vezes, e depois que se lembrou das palavras de Jesus, ficou arrasado, chorando amargamente. Mas três dias depois, o anjo que anunciou a ressurreição de Jesus às mulheres no sepulcro, disse para elas darem a boa notícia a Pedro, também (Marcos 16:7).
Por que você acha que Jesus fez questão de dar a notícia da sua ressurreição principalmente a Pedro? Será que ele pretendia apontar o dedo acusador para Pedro, dizendo “não te avisei!”. Ou “você me decepcionou, eu esperava mais de você; você jogou fora a chance que te dei…”. Não. Absolutamente, não. Jesus queria dar a Pedro mais uma nova chance para recomeçar.
Quando ele encontra o Senhor às margens do Mar da Galileia, Jesus o chama para uma conversa particular. Era a sua segunda chance de recomeçar de novo. “[…] Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes? Disse ele: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse Jesus: Cuide dos meus cordeiros” (João 21:15). Depois dessa conversa, Pedro não vacilou mais. Não negou Jesus outra vez.
Em nosso mundo não temos muitas “segundas chances” para recomeçar algo que fracassamos, muito menos alguém para te dar uma nova chance todos os dias. Mas em Jesus podemos encontrar essa oportunidade. Ele não apenas te dá a chance para recomeçar, como te ajuda a fazer o que é certo. E, caso você “vacile” na fé de novo, Ele não vai jogar na sua cara todas as oportunidades que já te deu. Ele simplesmente estará com as mãos entendidas, chamando para você se levantar e recomeçar outra vez.
Por isso, não desista de sua fé em Jesus quando tropeçar. Jesus é o Deus da segunda chance! Pense nisso.
Que o Senhor te faça crescer na fé! Deus te abençoe.
por Emerson Cardoso
4. QUESTÕES PARA REFLEXÃO
- Você já pensou que Jesus nunca mais falaria com você? O que você descobriu sobre Jesus nessa experiência?
- Por que você acha que Jesus daria uma segunda chance a alguém que negou Ele?
- O que uma pessoa que não teve fé suficiente para confiar em Jesus deve fazer para recomeçar de novo?
- Se Jesus fizesse a você as três perguntas que fez a Pedro, como você se sentiria, e o que você responderia a Ele?
- Você conhece alguém que precisa se sentir perdoada por Deus? Com base naquilo que discutimos hoje, o que você diria a essa pessoa?
5. MOMENTO DO PASTOREIO
Se você sente que vacilou na fé, que não confiou em Jesus o suficiente, e que está com vergonha de buscar a Deus, saiba que Ele não está te esperando com uma bronca. Ele está como o pai daquele “filho pródigo” (Lucas 15:18-24), com braços abertos para te dar uma nova chance para recomeçar.
Mas apesar de Jesus ser o Deus da segunda chance, não banalize a Sua misericórdia e longanimidade. Ele sonda e conhece a sinceridade de seu coração.