“[…] Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor” (1 João 4:7,8).
1. QUEBRA-GELO:
Os poetas costumam dizer que o coração de uma pessoa é terra que ninguém anda. O que você pensa sobre isso?
2. LOUVOR (Deus Cuida de Mim / Kleber Lucas)
Eu preciso aprender um pouco aqui
Eu preciso aprender um pouco ali
Eu preciso aprender mais de Deus
Porque ele é quem cuida de mim
Se uma porta se fecha aqui
Outras portas se abrem ali
Eu preciso aprender mais de Deus
Porque ele é quem cuida de mim
Deus cuida de mim
Deus cuida de mim, na sombra das suas asas
Deus cuida de mim, eu amo a sua casa
E não ando sozinho não estou sozinho
Pois sei: Deus cuida de mim
Se na vida não tem direção
É preciso tomar decisão
Eu sei que existe alguém que me ama
Ele quer me dar a mão
Se uma porta se fecha aqui
Outras portas se abrem ali
Eu preciso aprender mais de Deus
Porque ele é quem cuida de mim
Deus cuida de mim
3. TEXTO PARA REFLEXÃO
Eu tenho muitos amores. Eu amo o cheiro de café torrado, apesar de não tomar café. Eu amo meu amigo Manoel, amo meu irmão Deleon, amo meus pais, amo meus filhos. Eu amo minha esposa, a mulher da minha vida. Eu amo a Jesus, meu Senhor. Eu tenho ainda muitos outros amores. Mas é óbvio que meus amores são diferentes, tanto de natureza, como de intensidade.
O escritor C. S. Lewis faz uma interessante comparação sobre os quatro tipos de amores que a Bíblia descreve no grego: STORGE, FILEO, EROS e ÁGAPE.
STORGE: esse é o primeiro nível de amor. Representa a afeição e o ato de gostar. É como o meu amor pelo cheiro de café torrado.
FILEO: esse é o segundo nível de amor. É algo mais profundo, mais que uma afeição. É quando uma afeição trilha o mesmo caminho e une duas pessoas em uma mesma causa, em uma mesma visão, em um mesmo propósito, em um mesmo Deus. É como o meu amor pelos meus amigos, irmão, filhos e pais.
EROS: esse é o terceiro nível de amor. É ainda mais profundo, e se manifesta quando se busca uma conexão de alma através do corpo. Por isso, tem a ver com a sexualidade, mas não como a pornografia. É o mais alto nível de intimidade no relacionamento entre duas pessoas. É como o meu amor pela minha esposa.
ÁGAPE: esse é o nível do amor absoluto. É o amor divino. O amor que você recebe de Deus, e que enche a sua vida a ponto de transbordar na vida de outras pessoas. Por causa do Ágape você pode amar os outros sem esperar algo em troca. Apenas por graça e misericórdia.
C. S. Lewis ilustra a relação entre estes quatro tipos de amores com um jardim.
Um jardim bonito é obra do jardineiro. Sem um jardineiro qualquer jardim vira um matagal. Para ser um jardim, plantas específicas precisam estar plantadas em lugares específicos, e receberem cuidados constantes de poda, capina, irrigação, adubação etc.
Imagine um jardim com três plantas específicas plantadas umas próximas das outras: Storge, Fileo e Eros. O jardineiro, o Senhor Ágape, vai precisar colocar limites em cada uma delas para não invadir o território da outra. Ele vai dedicar todos os seus cuidados para que elas cresçam e funcionem na medida e proporção certa, de acordo com o propósito de cada uma naquele lugar. Assim, crescerão, florescerão e se multiplicarão, para que a alegria do jardineiro seja completa.
A Bíblia fala do amor como uma pessoa (1 Coríntios 13). Pois, Jesus é a personificação do Amor. Ele é Deus. E Deus é amor (1 João 4:16).
Você foi criado para o amor. Amar é um dom de Deus. Por isso você pode amar, mas não descontroladamente. Assim como no jardim dessa ilustração, Jesus é o Senhor Ágape, e se você permitir, ele cuidará de seus amores para que cresçam cada um em seus lugares específicos, floresçam e se multipliquem, para que a sua alegria seja completa.
O seu coração é como esse jardim. E você vai precisar de um jardineiro. Convide o Senhor Ágape para cuidar de seus amores. Assim, você poderá amar na medida certa, e ser muito feliz.
Sem o Ágape a Storge (afeição) pode ficar descontrolada, e você acaba gostando demais de coisas que podem matar você.
Sem o Ágape a Fileo pode passar dos limites, e essa amizade pode virar dependência emocional ou alguma coisa problemática.
Sem o Ágape o Eros pode se descontrolar e você pode se unir fisicamente a pessoas que não deveria se unir.
Ame na medida certa! Deus te abençoe.
Por Emerson Cardoso
4. QUESTÕES PARA REFLEXÃO
- Muitas pessoas costumam dizer que não conseguem dominar o seu coração e os seus amores. O que você pensa sobre isso?
- Em que sentido o amor precisa de limites?
- Vivemos em uma sociedade em crise de amores. Analise essa crise à luz do texto.
- O que Jesus pode fazer no coração de uma pessoa em crise de amores?
5. MOMENTO DO PASTOREIO
Apesar da Bíblia dizer para você examinar a si mesmo (1 Coríntios 11:28), temos dificuldade em examinar o nosso coração. A própria Bíblia afirma que o coração do homem e enganoso (Jeremias 17:9). O fato é que a maioria de nós tem dificuldade em conhecer o próprio coração. No entanto, a Bíblia também diz que o Senhor é aquele que sonda o nosso coração e nos conhece por dentro (Salmos 26:2; 139:1).
Por isso, precisamos tanto do Senhor para cuidar de nosso coração. Mas não como um terapeuta ao lado do divã. Para cuidar de seus amores, você precisa confiar, se entregar ao Senhor e permitir que ele, assim como um jardineiro, entre dentro do seu “jardim” para podar, limpar, adubar e irrigar seus amores dentro do espaço apropriado a cada um deles. Fazendo isso, o Ágape vai preencher seu coração e estabelecer os limites de seus amores para que você seja feliz em toda a sua maneira de viver.