“Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor” (Salmos 40:1).
“Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor” (Salmos 27:14).
1. COMEÇO DE CONVERSA:
Iniciamos esse ano pensando sobre um lugar comum em tempos de novos começos: A sala de espera.
Um lugar que ninguém gosta de estar, pois geralmente está associada a ideia de passividade e de perda de tempo. No entanto, este lugar ganha um novo sentido quando passa a ser denominado de Sala da Esperança.
Hoje, vamos pensar sobre como a atitude de “esperar em Deus” nos ajuda a lidar com a ansiedade em ocasiões adversas.
2. LOUVOR (Fiel a Mim – Eyshila)
Sei que estás aqui, Senhor
Podes perceber quem sou
Podes ver se há em mim
Um verdadeiro adorador
A minha oferta eu ofereço a Ti, Deus meu
Pra reconhecer que nada tenho, tudo é Teu
Quero Te adorar, ainda que a figueira não floresça
Quero me alegrar, mesmo se o dinheiro me faltar
A vitória vem, mesmo que pareça que é o fim
Pois Tu és fiel, Senhor, fiel a mim
Tu és fiel, Senhor eu sei que tu és fiel (2X)
E ainda que eu não mereça
Permaneces assim
Fiel, Senhor meu Deus fiel a mim (2X)
3. TEXTO PARA REFLEXÃO
Geralmente, a atitude de esperar é desconfortável, e naturalmente gera muita ansiedade. É preciso aprender a esperar, assim como em quem esperar. Pois, não são poucos os casos de perda de tempo com quem não corresponde às expectativas.
A Bíblia nos apresenta Aquele que é chamado FIEL, em quem sempre vale a pensa esperar, a maneira como esperar e os resultados dessa espera:
ESPERAR NO SENHOR.
Esperar no Senhor é estar em um lugar onde o tempo não é marcado no relógio. As promessas de Deus a seu respeito são fiéis, assim como é Fiel Aquele que te prometeu. Elas vão de cumprir! A ansiedade não tem espaço nesse lugar.
A ideia de “esperar” no contexto bíblico está mais relacionada a “esperança”. Que, por sua vez, está relacionada a ideia de fé. E como a fé sem obras é morta, quem espera no Senhor, não fica parado ou ocioso. Assim, de acordo com a Bíblia, quem espera no Senhor está em movimento!
ESPERAR COM PACIÊNCIA
A Bíblia nos orienta a maneira correta de esperar no Senhor. Tem de ser com paciência, pois de acordo com o Apóstolo Paulo, é ela que produz a esperança (Romanos 5:3-5; 8:25).
Esse é um exercício difícil para a maioria das pessoas, mas pode ser facilitado com a recomendação de Jesus em Mateus 6:33 “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça […]”.
Você já teve a oportunidade de estar envolvido com algum trabalho que te dá muito prazer enquanto espera a hora de ir para casa? Todos dirão que nem viram a hora passar.
Assim acontece com aqueles que esperam no Senhor enquanto estão envolvidos com a obra do Reino de Deus, com prazer. Nem veem a hora passar, e conseguem esperar pacientemente.
RESULTADOS DA ESPERA
No Salmos 40, o salmista começa o texto testemunhando do resultado da sua espera em Deus. No entanto, o tempo de Deus geralmente não é o seu tempo.
O tempo de esperar tem o propósito de promover maturidade e fé, como foi o caso de Abraão, Isaque, Jacó, José, Davi etc. Eles herdaram as promessas com fé e paciência (veja Hebreus 6:11, 12, 15). Mas aqueles que “queimam etapas” no processo de espera, geralmente comprometem o plano e o propósito de Deus para eles. A Parábola do Filho Pródigo, descrita em Lucas 15:11-16, é um bom exemplo disso.
A espera é necessária para a maturidade. Você sabe o que acontece com um fruto colhido antes da hora, precipitadamente.
Durante a espera, acontecerá muitas transformações em você que o Senhor promoverá com a sua em colaboração. A metamorfose da lagarta é um bom exemplo. O esforço que ela faz para sair do casulo é um processo fundamental para transformar o seu corpo em uma linda borboleta.
Por isso, não atropele o seu processo de espera, mesmo que em nome da fé. A propósito, isso pode ser um sinal de meninice. Pois a fé não é um tipo de “varinha de condão” que produz resultados imediatos quando usada. Se bem que em situações específica, para a glória de Deus e não nossa, os resultados podem ser são imediatos.
CONCLUSÃO
Segundo o escritor aos Hebreus, os três amigos de Daniel conseguiram apagar a força do fogo (Hebreus 11:34). A sala de espera deles naquele momento foi uma fornalha aquecida 7 vezes. E nenhum fio de cabelo deles queimou, enquanto andavam no meio do fogo, porque Deus estava no meio deles (Daniel 3:25).
Assim como Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, chegará o momento em que você será chamado para sair dessa “fornalha”. E certamente você não será mais o mesmo.
Deus te abençoe!
por Emerson Cardoso
4. QUESTÕES PARA REFLEXÃO
- Que diferença você percebe entre “sala de espera” e “sala de esperança”?
- O que você costuma esperar em Deus? Que motivos você tem para esperar nEle?
- Em Mateus 6:33 Jesus recomenda “buscar o Reino de Deus”. Em Salmos 27:14, a Bíblia recomenda “esperar no Senhor”. Qual a relação entre esses dois princípios bíblicos?
- Qual a relação entre fé, paciência e esperança?
- Que resultados da sua espera em Deus você percebe na sua experiência cristã? Comente conosco.