CONFIANÇA E FÉ

“Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor, o nosso Deus” (Salmos 20:7).

“O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus é o meu rochedo, em quem me refúgio. Ele é o meu escudo e o poder que me salva, a minha torre alta” (Salmos 18:2)

1. COMEÇO DE CONVERSA:

Diante da oportunidade de começar algo novo, como o trabalho em um novo emprego, é natural encher o coração de boas expectativas. No entanto, quando algo dá errado, principalmente logo no começo, a ansiedade logo deixa a pessoa agitada e preocupada com o que poderá acontecer. A desconfiança assalta o seu coração, e a dúvida se o patrão manterá “as suas promessas” de emprego logo destrói as suas esperanças.

O que você diria a uma pessoa nessa situação, que ajudasse ela a lidar com isso?

2. LOUVOR (Escudo e Proteção – Diante do Trono)
https://www.youtube.com/watch?v=j4t5FERcu5c

Achei o amor que não me deixa só
Achei a alegria que é maior
Achei descanso para o meu coração
Achei alivio e libertação
 
Escudo e proteção acima da razão
Em Ti eu posso confiar
 
És liberdade pra recomeçar
És esperança pra continuar
És meu abrigo quando a chuva vem
Eu deixo tudo e corro para Ti
 
Escudo e proteção acima da razão
Em Ti eu posso confiar
Tua força me faz crer
Além do que eu posso ver
Em Ti eu posso confiar
 
Eu confio, eu confio em Ti (4X)

3. TEXTO PARA REFLEXÃO

Certamente Davi tinha muitos motivos para compor os Salmos 18 e 20. Deus havia livrado ele de seus inimigos de um modo tão extraordinário que ele declarou “Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor, o nosso Deus” (Salmos 20:7). Apesar de toda a valentia de seus oficiais e de toda a sua destreza para a guerra, Davi sabia que a sua vitória veio do Senhor. Davi confiava nas promessas que Deus havia feito a ele.

Hoje, vamos pensar sobre o que leva uma pessoa a confiar em Deus, apesar da “tempestade” ou da “cerração”, sobretudo quando algo dá errado e foge do nosso controle logo no início de novos começos.

Na vida, muitas vezes os problemas e situações difíceis fazem com que tenhamos medo ou nos sintamos pequenos e vulneráveis. Assim como em meio a uma forte tempestade ou a um forte nevoeiro, geralmente sentimos que perdemos o senso de direção e ficamos como um barco à deriva. Esse é o resultado da grande expectativa de um futuro desconhecido: uma tempestade de ansiedade.

A boa notícia é que temos em Deus “[…] uma rocha, uma fortaleza, um escudo onde se refugiar” (Salmos 18:2). O Senhor é como um “porto seguro” onde podemos encontramos refúgio. No entanto, geralmente as pessoas querem entender os motivos lógicos para se entregar aos cuidados de Deus com confiança e fé.

A maneira mais fácil de entende a fé é pensando em confiança. Se você confia em uma pessoa, pode-se dizer que você tem fé nela. Assim, se você confia em Deus, você tem fé nEle. Porém, assim como a graduação de um termômetro, existem vários níveis de confiança e fé.

Geralmente as pessoas esperam respostas lógicas para poderem confiar em Deus. Elas querem entender os motivos pelos quais Deus permite aquilo que está acontecendo com elas. Esperam ser protegidas e receber Suas bênçãos em troca de sua fé. Mas quando suas expectativas são frustradas, logo ficam bravas com Deus, e o seu nível de confiança já não é o mesmo do início.

Olhando para a experiência dos homens reconhecidos como Heróis da Fé, descritas em Hebreus 11:7-17, podemos aprender um princípio precioso sobre a confiança e fé. A Bíblia relata que eles ACREDITARAM na Palavra de Deus, e OBEDECERAM. Eles foram testemunhas vivas da parábola dos dois fundamentos (Mateus 7:24-27). Veja, eles não fizeram nada que eu e você não podemos fazer. Eles apenas acreditaram e obedeceram. Qual era o nível de fé deles? Não podemos mensurar. Abraão, por exemplo, achou que Deus precisava de ajuda e gerou Ismael. O nível de fé dele não foi sempre alto. Mas observamos que ele aprendeu a confiar em Deus quanto mais “andou com Deus”. Sua fé foi sendo construída ao longo de 25 anos de relacionamento próximo com o Senhor.

A Palavra de Deus é o motivo suficiente que temos para confiar nEle. Deus disse e algo aconteceu (Gênesis 1:3; Salmos 33:6-9). A Palavra de Deus sempre compre o Seu propósito (Isaías 55:11). Podem passar céus e terra, mas A Palavra de Deus permanece (Mateus 24:35). Deus cumpre as suas promessas (Josué 21:43-45). Eis algumas razões para você confiar em Deus e em Sua Palavra:

  • Ele é imutável (Malaquias 3:6; Números 23:19; 1 Samuel 15:29; Isaías 46:9-11 e Ezequiel 24:14).
  • Ele é fiel (Deuteronômio 7:9; Números 23:19; Salmos 33:4; Hebreus 10:23).
  • Ele é forte (Salmos 62:3-7; Mateus 19:26; 28:18; Romanos 4:21).
  • Ele não pode mentir (Hebreus 6:18).

A Palavra de Deus é como um pavimento de uma ponte que faz o caminho do estado pecaminoso para a Salvação. Quem confia em sua Palavra pode atravessar seguro, apesar do vento e do mar agitado. Contudo, não fique triste se você ainda não consegue dar os passos de fé que gostaria. Você não está sozinho. O próprio Deus se oferece para caminhar com você. Na verdade, isso é o que Ele mais deseja. Nessa caminhada de fé, Ele quer que você o conheça e aprenda a confiar nEle.

O desenvolvimento da confiança e a fé em Deus vai te ajudar a lidar com toda a ansiedade ao longo da vida, sobretudo em tempos de novos começos. Mas nunca se esqueça, mesmo quando atravessar por lugares perigosos, você tem uma ROCHA firme para se apoiar.

Que o Senhor firme os seus passos e te conduza em Seus caminhos. Deus te abençoe!

por Emerson Cardoso

4. QUESTÕES PARA REFLEXÃO
  1. Você já teve as suas expectativas frustradas em relação a Deus? Como você lidou com isso?
  2. “O Senhor é como uma rocha, um escudo, um porto seguro”. Como você entende essa declaração mesmo estando em meio ao “mar agitado” da ansiedade?
  3. Que motivos Davi tinha para confiar em Deus? Como a sua experiência inspira a sua fé?
  4. A fé em Deus é construída em um relacionamento próximo. Como a experiência do “Heróis da fé” te incentiva a caminhar com Deus?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *