“Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor” (Efésios 4:2).
1. QUEBRA-GELO:
Quando você vai escolher algo, você é do tipo de pessoa que não se importa com o que os outros vão pensar ao seu respeito? Comente sobre como você lida com isso.
2. LOUVOR (Corinhos – coletânea)
Eu sei que foi pago um alto preço, para que contigo eu fosse um “meu irmão”
Quando Jesus derramou sua vida, ele pensava em ti, ele pensava em mim, pensava em nós…
Quando eu olho em você eu sinto em você a paz do Senhor (4X)
Tenha paz com Deus meu irmão,
Tenha paz consigo, com seu inimigo e com seu irmão…
Eu sinto que alguém me ama
Mas não vejo ninguém
Só pode ser, só pode ser, só pode ser
Hei, Ele é Jesus…
3. TEXTO PARA REFLEXÃO
Pessoas são complicadas. E seus relacionamentos também. Quanto mais diferentes, mais complicadas.
A divergência de pensamentos e de necessidades é um fato naturalmente compreensível entre sete bilhões de pessoas tão diferentes que habitam um mesmo planeta, até que uma passa a não “tolerar” os pensamentos e necessidades diferentes da outra.
Temos uma tendência em sermos irritantes em nossos pensamentos e necessidades. No entanto, o Senhor nos manda amar uns aos outros. Um exercício diário que nos faz mais parecidos com Ele.
Até mesmo Jesus ficou irritado com os seus discípulos. Em Marcos 9:19, Jesus expressa a sua irritação pela falta de fé deles. Mesmos assim, Ele os amou. Jesus não nos pede nada que Ele não tenha feito como homem.
Mas como amar alguém que nos irrita como seus pensamentos e necessidades? Me lembrei de uma história contada por Max Lucado em seu livro “Nas Garras da Graça”. Max fala de uma experiência a bordo de um avião, na companhia de Billy Jack, um adolescente portador de necessidades especiais. Ele era como uma criança em um corpo grande. Billy sabia que precisava de cuidados especiais. Por isso, toda vez que uma comissária passava pelo corredor ele exclamava: “não se esqueça de cuidar de mim!”. Durante a viagem Billy fez algumas atitudes desagradáveis e até irritantes para Max, como colocar o salgadinho dentro do refrigerante e derramar em Max; pedir para Max ouvir suas músicas preferidas, como o Rei Leão, Pequena Sereia e Aladim; pedir para lembra-lo de tomar o remédio; além de fazer ruídos com a boca, respingando saliva nele enquanto jogava seu Nitendo etc.
A experiência de Max nos dá sua grande lição. Ele termina a história dizendo que Billy passou a última hora do voo com a cabeça reclinada em seu ombro, como se estivesse dormindo. Mas subitamente ele se levanta e diz: “meu pai está vindo me encontrar no aeroporto. Mal posso esperar para vê-lo, porque ele cuida de mim”.
Quem ama cuida! Jesus não queria que seus discípulos tivessem dúvidas quando ao seu amor por eles quanto tomou aquela bacia, água e aquela toalha (João 13:1-17). Ele cuidou de todos eles como um pastor cuida de suas ovelhas (João 17:12), apesar de às vezes serem irritantes.
Jesus mostrou que o amor ao próximo é manifesto quando cuidamos dessas pessoas, e cuidamos servindo a elas. Foi o que o Mestre nos ensinou.
Mas o nosso problema é que somos maduros, seguros de nós mesmos e auto-suficientes de mais para necessitarmos de cuidados. Reconhecer e confessar nossas necessidades revela as nossas fraquezas. Algo que não queremos mostrar para os outros.
Billy sabia que precisava de ajuda e ele declarou isso várias vezes. Por isso ele era a pessoa mais segura daquele avião. Ele não tinha dúvida de que se houvesse algum problema receberia a primazia dos cuidados da tripulação. De onde vem essa certeza? Billy havia se entregado aos cuidados de alguém mais forte do que ele.
Se você sabe que não é forte o bastante para vencer seus problemas, experimente se entregar aos cuidados de alguém que pode te ajudar.
Ao invés de sobrepor a sua força e suas diferenças, experimente cuidar em ajudar na fraqueza dos outros e a suportar as suas diferenças em amor.
“Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas” (Mateus 7:12).
Deus te abençoe e te faça mais parecido com Jesus!
Por Emerson Cardoso
4. QUESTÕES PARA REFLEXÃO
- Por que você acha que Deus criou as pessoas tão diferentes? Qual o propósito dEle nisso?
- Por que algumas pessoas são mais irritantes do que outras? O que você faz quando encontra uma pessoa que você julga irritante ou chata demais?
- Leia Efésios 4:22-27. Que contraste você observa entre os trajes da natureza terrena e os trajes da natureza celestial.
- Quem ama cuida! Como você entende essa relação?
- Há pessoas que dizem que a “verdade” precisa ser dita a qualquer custo. Em sua opinião como seria dizer a “verdade” com amor?
5. MOMENTO DO PASTOREIO
Amar quem nos ama é fácil, mas e a quem nos irrita e nos chateia? Jesus nos ensina como amar até os nossos inimigos. Talvez você esteja pensando naquela pessoa que te chateou hoje, e até justificando os seus sentimentos de raiva. Talvez você tenha dificuldades em suportar tudo isso. Jesus está te dizendo que você não está sozinho: “Ei, você. Eu também já fiquei aborrecido com os outros quando não me compreenderam. Eu sei como se sente, mas veja como eu quero cuidar de você. Experimente se entregar aos meus cuidados e aprenda a se ver como eu te vejo e perceba também como eu olho para as outras pessoas, inclusive para aquela pessoa que te chateou”. Depois disso, vá e cuide dela como eu cuido de você”.