ALEGRE-SE SEMPRE NO SENHOR

“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!” (Filipenses 4:4).

1. COMEÇO DE CONVERSA:

Pedro tinha 9 dias de vida quando mamava na mãe, meio sonolento. Estávamos muito felizes, pois Deus havia aprovado os nossos planos em ter o nosso segundo filho. Ele nasceu saudável, e conseguimos terminar a reconstrução de nossa casa dias antes deles chegar. Era uma manhã ensolarada e tudo ia bem, até que a Tatiana percebeu que ele parou de respirar. Aquele ambiente de paz e alegria, por um momento, se transformou em agonia e aflição. Pedro havia engasgado com o leite e estava roxinho, sem respirar, todo molinho…

Situações como essa acontecem com frequência. Um grande número de pessoas em situações de calmaria experimenta, de forma repentina, “tempestades” e até tragédias todos os dias. São novos começos com altíssima dose de ansiedade.

A Bíblia apresenta uma boa proposta para ajudar essas pessoas a lidarem com tais situações da vida. Vamos pensar sobre isso hoje.

2. LOUVOR (Sou Feliz – Fernandinho)

Se paz a mais doce me deres gozar
Se dor a mais forte sofrer
Oh! Seja o que for
Tu me fazes saber que feliz com Jesus sempre sou!
 
Sou feliz, Com Jesus
Sou feliz com Jesus, meu Senhor!
Sou feliz, Com Jesus
Sou feliz com Jesus, meu Senhor!
 
Embora me assalte o cruel Satanás
E ataque com vis tentações
Oh! certo eu estou, apesar de aflições
Que feliz eu serei com Jesus!
 
Ao céu onde vou para sempre morar
Com remidos na luz do Senhor

3. TEXTO PARA REFLEXÃO

Pessoas fazem planos, e assim que começam a coloca-los em prática, naturalmente o coração se enche de ansiedade com aquilo que virá em seguida. Tudo que elas gostariam é poder controlar as “variáveis” para tudo acontecer como planejado. No entanto, para controlar as “variáveis”, precisariam de poder para controlar o mundo. Como não podem fazer isso, e quanto mais diminui a sua capacidade de controle, mais ansiosas elas ficam.

O sentimento de controle gera calma. É quando tudo vai bem! Mas quando o inesperado acontece e perdemos o controle da situação, por um momento o medo e a ansiedade toma conta. Diante disso, o que fazer?

O Apóstolo Paulo já tinha experimentado isso algumas vezes. Ele havia percorrido quase todo o mundo conhecido naquela época, anunciando a Boa Notícia de Jesus, curando enfermos, edificando e consolidando igrejas. Em meio a situações favoráveis ao seu trabalho, levou 39 chibatadas em cinco ocasiões diferentes. Foi espancado. Tinha cicatrizes por todo o corpo. Foi preso, abandonado por amigos e traído por colegas. Enfrentou naufrágios, tempestades, frio e fome.

Estando preso Roma, Paulo escreve a sua carta aos Filipenses. Nela você não vai encontrar palavras de medo ou reclamação. Mas uma receita simples para combater a ansiedade em situações onde você não tem controle.

“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!” (Filipenses 4:4).

Os cristãos filipenses estavam tristes com a notícia do estado de Paulo naquela prisão. Como poderiam se alegrar? É possível manter um espírito de constante alegria? Claro que não!

Mas essa não era a recomendação de Paulo. Ele está orientando para alegrarmos “no Senhor”. Não em uma alegria circunstancial, e nem em um sentimento. Paulo estava chamando os cristãos a uma decisão de confiança em Deus, naquele que tem o controle de qualquer situação. Você não pode dirigir o mundo, mas pode confiar que Deus fará isso.

A Bíblia chama de Soberania o poder de Deus para controlar o mundo. Ele é conhecido com o Senhor Soberano (Deuteronômio 10:17; Jeremias 32:17; 1 Timóteo 6:15). Ele governa o Universo com poder e majestade. Ele sustenta e controla todas as coisas por meio de Sua Palavra (Hebreus 1:3). Ele dá nome às estrelas e conhece todas as formigas da terra, quanto mais a cada um de nós. Seu reino nunca terá fim (Daniel 7:14; Salmos 145:13; Lucas 1:33). Mesmo durante as calamidades na Terra, o Céu sempre teve um trono ocupado (Salmos 103:19).

Nos tempos do reinado de Uzias em Judá, a nação viveu em paz por 52 anos. Seus inimigos não ousavam atacar, pois sabiam que o trono de Judá era ocupado por um rei forte. Mas um dia Uzias morreu. Então, o Soberano Senhor, o Rei dos reis, se revela ao profeta Isaías, e mostra que o trono do Céu continua ocupado por um Rei forte e poderoso, cuja glória os seus olhos não podiam suportar (Isaías 6:1-7). Deus acalmou os medos de Isaías, revelando a Sua presença e o Seu poder. A medida que Isaías foi conhecendo a Deus o seu medo do futuro foi diminuindo, e a sua ansiedade também.

“Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia” (Isaías 26:3).

Paulo estava preso, mas a sua alegria estava no Senhor. Ele não tinha medo do futuro, pois conhecia a soberania do Senhor. Veja como Paulo enxergava a condição em que vivia naquela prisão: “Quero que saibam, irmãos, que aquilo que me aconteceu tem antes servido para o progresso do evangelho” (Filipenses 1:12).

Talvez você esteja olhando para a sua vida como um emaranhado de linhas soltas. Talvez você até questione o objetivo de cada fio. Calma, o Senhor não terminou a Sua obra. Ele tem um plano para cada fio solto. Quando acabar será um tecido lindo!

Quando a aflição chegar, não se perca na circunstância. Olhe para Jesus! Ele “age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam” (Romanos 8:28). Sua mente não pode estar cheia de Deus e de medo ao mesmo tempo. Tente expor suas preocupações em uma hora de adoração ao Senhor, de louvou à Sua soberania. Suas preocupações desmancharão como gelo na calçada em um dia ensolarado.

Portanto, alegre-se sempre no Senhor. Mesmo na aflição, você pode escolher rende-se ao caos da vida ou se alegrar com o plano perfeito de Deus a seu respeito.

Voltando à história no início do texto. Depois de alguns instantes recebendo massagem cardíaca com a ponta dos meus dedos, Pedro voltou a respirar. Levado ao hospital para exames, foi descoberto que ele estava com icterícia em grau 3. Penúltimo nível da doença que causaria lesão cerebral. A partir daquela situação de aparente falta de controle, Deus estava providenciando um meio para evitar um mal pior. Ele sempre está no controle. Isso é o motivo para nos alegrar nEle, sempre.

Max Lucado (Adaptado por Emerson Cardoso)

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

LUCADO, Max. Grande Gratidão. In: LUCADO, Max. O fim da ansiedade: o segredo para livrar-se das preocupações. Tradução: Valéria Lamim Delgado Fernandes. 1ª ed. Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2017. Capítulo 7, pág. 77-82.

4. QUESTÕES PARA REFLEXÃO
  1. Como você reconhece a soberania de Deus em sua vida? Em que sentido ela te ajuda a lidar com a ansiedade?
  2. Que dificuldade você tem para confiar na soberania de Deus?
  3. Se Deus está no controle do mundo, então, por que Ele permite que pessoas boas sofram e pessoas más prosperem?
  4. O que significa alegrar-se sempre no Senhor (Filipenses 4:4)?
  5. Paulo não estava rindo naquela prisão em Roma. Como você entende a expressão de alegria dele?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *