A VIDA ETERNA

“E a vida eterna é esta: que te conheçam a Ti, o Único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (João 17:2).

LOUVOR (Imagine – Cassiane)

Imagine um lugar onde tudo é muito lindo
Imagine um lugar onde não haverá dor
Nem ódio e nem rancor, é o Céu pra onde eu vou
Imagine você, voando com os Anjos
Imagine você, andando pelas ruas
De ouro e de cristal, como nunca viu igual
 
Eu queria ir pra lá, se eu pudesse estar lá
Não queria voltar, só pra ver o meu Rei
Frente a frente com o Pai, só cantando assim
Santo, Santo é o Senhor, para sempre cantaria
 
Imagine você num corpo transformado
Imagine você falando com Abraão
Isaque e Jacó, estaremos juntos lá
Imagine você recebendo uma coroa
Imagine você cantando num coral
Um hino sem igual, um hino triunfal

TEXTO PARA REFLEXÃO

Depois da crucificação de Jesus, seu corpo foi posto em um sepulcro. No domingo, antes de o sol nascer, Maria Madalena foi ao túmulo para finalizar os ritos fúnebres; porém, para seu espanto, a enorme pedra usada para lacrar a entrada havia sido removida, e o cadáver não estava lá.

Os discípulos, perseguidos por terem andado com Jesus, agora estavam na mira dos religiosos judeus e eram procurados pela “polícia romana”. Com medo, eles se esconderam em uma casa, com portas e janelas trancadas. Imagino que qualquer som do lado de fora da casa deveria com que seus pelos arrepiassem, o coração acelerasse e o corpo se preparasse para lutar ou correr. No meio de toda essa tensão, algo inesperado aconteceu. Alguém entrou na casa. Um estranho invadiu o esconderijo deles, sem precisar abrir portas ou janelas. Ele simplesmente apareceu ali. Quando o coração dos discípulos estava prestes a sair pela boca, o homem disse: “ Paz seja com vocês”.

De repente, uma paz que excedo todo o entendimento invadiu o ambiente. Corações se acalmaram, pelos voltaram ao normal, e músculos relaxaram. Afinal, aquela era a voz que eles viram controlar o mar e o vento, que tinha o poder para ressuscitar mortos e purificar leprosos, à qual até os demônios obedeciam. A suave e poderosa voz de Jesus.

Ele está vivo! Mas… aquilo parecia impossível. Os discípulos haviam visto seu corpo sem vida e tinham visitado o seu túmulo! O próprio João testemunhou quando Jesus deu o último suspiro. Mas, para não deixar dúvida, o Senhor mostrou as mãos perfuradas e o lado rasgado. Era ele. Sim, Jesus estava realmente vivo! Nem a morte era capaz de conter o Mestre! Aqueles homens e mulheres tiveram uma prova acima de qualquer contestação: nEle, a vida é eterna!

Cristo vencera aquilo que lhes causava medo e os trancava naquele esconderijo: a morte. O castigo da humanidade agora não tinha mais força para ameaça-los, pois Jesus ressuscitou!

O Reino que ele dizia ter chegado era verdadeiro. A vida eterna existe! Ver Jesus vivo mudou absolutamente tudo! Ter uma experiência pessoal com o Cristo ressurreto trouxe a certeza da vida eterna, que, por sua vez, transforma uma pessoa aprisionada pelo medo em um destemido guerreiro imortal do Reino de Deus.

Isso ficou claro em Atos dos Apóstolos. Os primeiros capítulos se passaram dias depois dos eventos descritos no final do Evangelho de João. Em vez de um grupo de homens e mulheres aterrorizados e, por isso, fechados em casa, vemos soldados de Cristo andando pelas ruas, sem nada temer; pelo contrário, eles argumentavam corajosamente com os judeus sobre o Reino de Deus e anunciavam em alta voz as boas novas, gritando que Jesus que foi morto pelos romanos havia ressuscitado, estava vivo e em breve voltaria para busca-los.

Aqueles que estavam com medo de serem torturados e mortos agora se alegravam e se sentiam horados por ser açoitados por amor a Cristo.

O que mudou entre o final do Evangelho de João e o começo de Atos dos Apóstolos? O que transformou pescadores, bandidos, torturadores ou simples cidadãos em homens que mudaram o mundo? A ETERNIDADE.

Você ainda tem medo da morte? É importante ter a resposta bem clara, pois a autenticidade da fé que depositamos em Jesus passa por nossa relação com a morte. Alguém que nasceu de novo e tem a certeza de que passará a eternidade com Deus não pode temer a sepultura. Quando cremos em Jesus, a morte deixa de ser a porta de saída do mundo e se torna a porta de entrada numa maravilhosa realidade eterna. Um cristão verdadeiro, apaixonado por Cristo, enxerga a morte como o grande dia em que ele se encontrará, face a face, com Ele (Filipenses 1:20-24).

Acreditar na eternidade altera totalmente a nossa visão de vida e de cada detalhe dela. Porém, quando não cremos na vida eterna, na existência do céu, tendemos a construir nosso céu particular aqui. Se esta vida é tudo o que existe, ansiamos por realizar todos os nossos desejos e conseguir desfrutar o máximo prazer possível neste mundo. No entanto, crer na eternidade exige de nós repensar todas as áreas de nossa vida. Pense, qual seria o objetivo da vida se não existisse eternidade?

Jesus veio apresentar ao homem uma vida que não termina com a morte. Com isso, Ele reformulou a maneira de viver nesse mundo.

Trecho adaptado do livro Jesus Copy: a revolução das cópias de Jesus (Douglas Gonçalves). Adaptado por Emerson Cardoso

QUESTÕES PARA REFLEXÃO
  1. Qual o propósito da vida para aqueles que não acreditam na eternidade? Como isso afeta a vida dessas pessoas?
  2. Como você tem certeza da vida eterna?
  3. Como você imagina o Céu?
  4. Que mudanças a eternidade causou em sua maneira de viver?
  5. Considere tudo o que você já passou e ainda passará nessa vida, com estimativa de viver 100 anos. Agora, compare com a vida que você terá na eternidade. Que conclusão você chegou?
  6. Qual a sua expectativa em viver eternamente com Deus?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *