A SALA DE ESPERA

“Quando Jesus voltou, uma multidão o recebeu, pois todos o esperavam. Então um homem chamado Jairo, dirigente da sinagoga, veio e prostrou-se aos pés de Jesus, implorando-lhe que fosse à sua casa” (Lucas 8:40,41).

1. QUEBRA-GELO:

Como você reage na sala de espera de um hospital, depois de duas horas sem atendimento?

2. LOUVOR (Acalma o Meu Coração – Anderson Freire)

Não quero interromper o Teu silêncio, oh Pai!
Mas é só orando que eu encontro paz
O vento da aflição quer apagar a chama
Da minha adoração
O mundo é um oceano
Minha carne é um furacão
Minha vida é um barquinho buscando direção
Descansa em minha alma
E acalma a tempestade
Que agita o meu coração
 
Acalma o meu coração, acalma o meu coração
O vento está soprando,
Mas é Te adorando que venço o mar da aflição
Acalma o meu coração, acalma o meu coração
Só venço esse mundo se for em Tua presença
Acalma o meu coração
 
O barulho do mar vem pra me confundir
Oh, Pai não deixe as ondas
Minha fé diminuir!
Perdoa se pensei que em meio ao Teu silêncio
Não estivesse aqui
Viver na superfície sem poder respirar
É o mesmo que morrer por não Te adorar!
És meu oxigênio Senhor, sem Tua presença
Minha fé vai naufragar.

3. TEXTO PARA REFLEXÃO

Estamos começando mais um ano de trabalho da igreja nos lares. Chamamos esse trabalho de NFC. Um lugar para aprender a ser família de Jesus, adorar ao Senhor, edificar a vida espiritual uns dos outros, orar uns pelos outros e levar pessoas a Jesus.

Começaremos com uma série de reflexões organizada em oito encontros, e hoje meditaremos sobre “a sala de espera”.

Este é um lugar que não gostamos de estar. Em um hospital, por exemplo, a sala de espera não é o lugar de consulta, exames ou tratamento. A sala de espera é o lugar onde se deve apenas esperar. E o tempo de espera? Não depende de nós. Por isso, alguns, por achar o atendimento demorado, se desesperam. Outros acabam desistindo.

No Reino de Deus também é assim. Muitos não gostam de esperar por (em) Deus. E nós já conhecemos o resultado.

Este é um lugar que não gostamos de estar, pois geralmente nos falta uma atitude fundamental: a paciência.

A paciência, por sua vez, vem de um processo doloroso, que produz experiência e confiança naquele em quem se espera (Romanos 5:3-5 AA).

A paciência é uma atitude de fé, o único caminho de êxito na sala de espera de Deus.

“Esperei com paciência pelo Senhor, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor” (Salmos 40:1 – AA).

Quando se chega na antessala de espera você deve fazer é um cadastro, preencher uma ficha ou apresentar os motivos da sua vinda. Não Reino de Deus também é assim. A sala de espera é precedida pela oração.

A sala de espera é o lugar entre a oração feita e a oração realizada (Max Lucado). E logo na parede em frente a porta de entrada você pode avistar um quadro com a seguinte frase: “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus” (Salmos 46:10).

A sala de espera não é um lugar de ociosidade. Enquanto você espera, mesmo não conseguindo ver com seus olhos, Deus está trabalhando por você (João 5:17). Você pode conferir isso, por exemplo, na vida de Abraão, que esperou 25 anos para a sua promessa ser atendida (Gênesis capítulo 21). Na vida de Isaque, que esteve na sala de espera por 20 anos (Gênese capítulo 25). Na vida de José, que esteve lá por cerca de 13 anos (Gêneses capítulos 37, 39, 40 e 41). Ou na vida de Jairo (Lucas 8:40,41).

Enquanto Abraão esperava, Deus estava trabalhando nele para que a bênção não ocupasse lugar mais importante em seu coração do o abençoador. Deus também trabalhou na vida de Isaque para mostrar a ele que “[…] é Deus quem produz em vós tanto o querer como o realizar, de acordo com sua boa vontade” (Filipenses 2:13). Enquanto José esperava, Deus estava trabalhando na vida Deus para se tornar o Grão Vizir, o governador do Egito. Enquanto Lázaro esperava para ver Jesus, Deus estava trabalhando para mostrar a ele que seu poder não estava limitado a apenas curar os enfermos, mas que poderia ressuscitar os mortos (Lucas 8).

Em todo caso, Deus trabalha para a glória de Seu Nome, e o resultado é a nossa alegria.

Na jornada de fé, a sala de espera é um lugar visitado pelo povo de Deus por diversas vezes. Geralmente um lugar muito desconfortável. O povo de Israel, por exemplo, esperou por cerca de 400 anos para sair da escravidão no Egito, 40 anos no deserto para entrar na terra prometida, 70 anos para sair do cativeiro babilônico etc.

O tempo de espera é administrado exclusivamente por Deus. Mas não pense que Ele é insensível a sua dor. Ele sabe até onde você pode suportar, e mais, enquanto Deus trabalha na sua causa, Ele mesmo está com você também na sala de espera (Romanos 8:26,27).

Se você está sofrendo na sala de espera, tenha certeza que Deus não é como um médico comum. Ele não tem relógio de ponto, não se cansa, ou tira férias. Em sua sala de espera não tem filas para atendimento. Ele está trabalhando por você enquanto você espera, como se você fosse a única pessoa que ele criou (Ele é Deus!). “[…] Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito” (Romanos 8:28).

Você pode não entende como Deus age. Mas pode crer que tudo está sendo feito para o seu bem. Quanto tudo tiver pronto, Ele abrirá a porta e te chamara pelo seu nome… Então, espere mais um pouco. Tenha paciência. Pois a sala de espera não é o lugar da sua morada.

por Emerson Cardoso

4. QUESTÕES PARA REFLEXÃO
  1. Você está em alguma sala de espera de Deus nesse momento? Você pode compartilha conosco dos motivos e de sua experiência nela?
  2. Como você reage na sala de espera de Deus quando Ele não te atende de acordo com o seu tempo?
  3. Você já desistiu alguma vez de esperar por Deus? Se sim, fale dessa experiência.
  4. Quando você está na sala de espera, você consegue crer que que tudo está sendo feito para o seu bem? Como você tem certeza disso?
5. MOMENTO DO PASTOREIO

Se você está na sala de espera de Deus e não está conseguindo esperar, experimente concentrar a sua visão em Deus por meio da fé, da leitura da Bíblia e da oração. Essa é uma experiência que exige esforço pessoal, mas que é sustentado pelo próprio Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *