“Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: “A morte foi destruída pela vitória” (1 Coríntios 15:54).
LOUVOR (Pra Sempre – Fernandinho)
O universo chora, o sol se apagou
Ali estava morto o Salvador
Seu corpo lá na cruz, seu sangue derramou
O peso do pecado ele levou
Levou, levou
Deus Pai o abandonou, cessou seu respirar
Em trevas se encontrou o Filho
A guerra começou, a morte Ele enfrentou
Todo o poder das trevas vencido foi
A terra estremeceu, sepulcro se abriu
Nada vencerá seu grande amor
Ó morte, onde estás? O Rei ressuscitou
Ele venceu pra sempre
Pra sempre exaltado é (2X)
Pra sempre Ele vive
Ressuscitou, ressuscitou!
Cantamos aleluia! Cantamos aleluia!
Cantamos aleluia! O cordeiro venceu!
TEXTO PARA REFLEXÃO
Toda pessoa tem duas certezas incontestáveis na vida: que um dia nasceu e um dia morrerá. No entanto, o que vem depois do túmulo tem sido um assunto de muitas especulações.
Há aqueles que acreditam que tudo acaba ali, no ato da morte. Porém, para a grande maioria das pessoas existe uma vida após a morte.
A vida após a morte tem sido tema de muitos livros e filmes com ideias absurdas, objeto da mente humana que não conhece o porvir. Exceto casos raros de experiências de pessoas cristãs que morreram, ressuscitaram e contaram, com pouquíssimos detalhes, daquilo que viram.
A Bíblia é a única fonte confiável a tratar sobre esse tema. Pois, toda ela foi inspirada por aquele que é chamado de “Pai da Eternidade” (Isaías 9:6).
Segundo a Bíblia, todas as pessoas mortas ressuscitarão no tempo determinado por Deus. Uns para a vida eterna e outros para o juízo e condenação eterna (Daniel 12:2). Mas como os mortos ressuscitarão? Qual a distinção entre esses dois grupos de pessoas?
A Bíblia, e até a filosofia, descrevem o ser humano formado pela união de um ente material (corpo) e um ente imaterial (alma + espírito). A morte é entendida como um evento natural capaz de separar esses entes. O corpo morto se desfaz na natureza (Eclesiastes 12:7). Mas o que acontece com a parte imaterial?
Somente a Bíblia é capaz de responder a essas perguntas. Em 1 Coríntios 15:35-56, ela responde sobre como os mortos ressuscitarão. Em Mateus 25:32-34, 41, ela faz a distinção entre esses dois grupos de pessoas ressurretas. Sobre o que acontecerá conosco após a morte, a Bíblia fala em pelo menos dois períodos distintos. Em Lucas 16:19-31, vemos um período intermediário entre a morte e a ressurreição, com a descrição de dois lugares distintos: o Hades (inferno) e o Paraíso (junto de Abraão). Apesar da narrativa de Jesus descrever uma atividade espiritual consciente, em vários textos a Bíblia esse período intermediário não parece muito claro, considerando as pessoas que morreram como aquelas que “dormiram” (1 Coríntios 15:18). O segundo período compreende ao que vem com a ressurreição da vida daqueles que morreram.
A Bíblia fala da primeira e da segunda ressurreição. A primeira é descrita em pelo menos dois estágios. Ela começo com a ressurreição de Jesus Cristo (as “primícias”, 1 Coríntios 15:20), que abriu o caminho para a ressurreição de todos os que creem nEle. Em seguida, houve uma ressurreição dos santos de Jerusalém (Mateus 27:52-53). E no porvir, em breve, Jesus voltará para buscar a Sua Igreja, quando acontecerá o Arrebatamento da Igreja (1 Tessalonicenses 4:14-17). Mas haverá, ainda, a ressurreição dos mártires no final da Tribulação (Apocalipse 20:4-6), encerrando o que a Bíblia descreve como a primeira ressurreição.
O Arrebatamento da Igreja será o evento mais extraordinário que acontecerá na terra. Primeiramente, os mortos ressuscitarão, em seguida, os que estiverem vivos, serão transformados e todos se encontrarão com Jesus nos ares, com um corpo semelhante ao de Jesus glorificado.
Você já parou para pensar na aparência que você terá depois desse evento? Você terá um corpo celestial, glorificado, semelhante ao de Jesus (Apocalipse 1:12-16)!
A segunda ressurreição é descrita em Apocalipse 20:12-13, e identifica aqueles que fazem parte dela, como os ímpios sendo condenados por Deus no julgamento do grande Tribunal do Trono Branco, antes de serem lançados no Lago de Fogo (Mateus 25:41). A segunda ressurreição, então, é o levantamento de todos os incrédulos e está ligada à segunda morte. Corresponde ao ensino de Jesus sobre a “Ressurreição do Juízo” (João 5:29).
Que grande alegria será fazer parte da primeira ressurreição! Que grande angústia da segunda! Que responsabilidade temos de compartilhar o Evangelho!
Portanto, esperemos com paciência esse grande dia, sabendo que “os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada” (Romanos 8:18).
Por isso dizemos: Maranata! Maranata! Estamos te esperando, Senhor Jesus!
por Emerson Cardoso
QUESTÕES PARA REFLEXÃO
- Quem são os escolhidos para a primeira e a segunda ressurreição?
- Como você está esperando o Arrebatamento?
- Que garantia você tem de que participará da primeira ressurreição?
- Como você imagina o seu corpo ressuscitado?
- Qual será a sua reação e o que você dirá quando ver a Jesus face a face?
MOMENTO DO PASTOREIO
Nós não fomos criados para a morte. O pecado do homem é o que trouxe todo esse sofrimento. E todos estávamos igualmente condenados a este estado, eternamente.
Deus, cuidou de todos os meios para derrotar a morte e nos trazer de volta à vida, agora eterna. E o Espírito Santo, que ressuscitou a Jesus, agora habita em você. Ele é a garantia da sua ressurreição.
Em breve estaremos com o Senhor, e não experimentaremos mais a dor, o sofrimento, o choro, a doença, e todo o tipo de mal (Apocalipse 21:3-5).