A ETERNIDADE E O REINO DE DEUS

“O tempo é chegado”, dizia ele. “O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas!” (Marcos 1:15)

1. QUEBRA-GELO:

Eternidade, onde, quando? Em que tempo e em que lugar? O que você pensa sobre isso?

2. LOUVOR (Teu Reino – Ministério Cristo Vivo)

Os reinos se abalam
Os povos se curvam
As bocas se abrem
As mãos se levantam
Pra dizer que Tu és o Rei
Pra dizer que Tu és o Senhor
 
Teu Reino é sempre eterno
Firmado em misericórdia
Justiça e igualdade
Bondade e fidelidade
A Tua igreja Te adora (2X)

3. TEXTO PARA REFLEXÃO

No início do Evangelho, segundo escreveu Marcos, afirma que Jesus começou a proclamar uma boa notícia, dizendo, “[…] O tempo é chegado. O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas!” (Marcos 1:15).

A pregação de Jesus anunciava a chegada do Reino dos Céus, seus ensinamentos mostravam como entrar nesse Reino, e suas parábolas esclareciam como funciona a pátria celestial.

A Bíblia declara que o Reino de Deus é eterno (Êxodo 15:18; Salmos 145:13; Daniel 4:3; 2 Pedro 1:11), e Jesus nos anunciou que este Reino veio invadir a terra! Meditaremos juntos sobre essa notícia maravilhosa.

A principal confusão que se faz em relação ao conceito do Reino de Deus é pensar que ele se refere a um lugar. Muitos acreditam que seremos levados para esse Reino em termos geográficos: sair da terra e ir para o céu. Porém, a noção de Reino de Deus não diz respeito a uma localidade, mas sim a um tempo.

Talvez a forma mais fácil de entender essa ideia seja, em vez de usarmos a expressão “Reino de Deus”, utilizar “Reinado de Deus”. A notícia que Jesus veio trazer remete a um tempo em que o Senhor reinará soberanamente na terra. Hoje, vivemos na era em que a terra está submetida ao poder de uma criatura maligna, o Diabo (1 João 5:19). Aguardamos, porém, um novo tempo, quando a terra não será mais influenciada pelo “deus desta era”, Satanás (2 Coríntios 4:4), pois será totalmente governada por Deus! Esse tempo, que está por vir, é chamado “Reino de Deus”.

Para que esse conceito fique mais claro, considere esta frase:

Durante o reino de Isabel, a Inglaterra foi varrida pela violência, diferente do que ocorreu no reino de Jorge, que teve a paz como principal marca”.

Essa frase se refere a dois reinos; ambos, porém, aconteceram no mesmo lugar, a Inglaterra; o que os diferencia é o tempo.

Jesus veio anunciar que as pessoas deveriam se arrepender, pois ele tinha uma ótima notícia: estava chegando o tempo em que um novo rei se levantaria para governar a terra, o Rei dos reis, o próprio Deus.

Cristo veio nos informar que haverá uma mudança de era, e, nessa mudança, todos os que cressem nele aceitassem o sacrifício por ele realizado não morreriam, mas teriam vida eterna e reinariam com o Senhor para sempre (2Timóteo 2:12; Apocalipse 5:10).

O Reino de Deus em sua plenitude é algo futuro; porém, com a vinda do Rei Jesus à terra, aqueles que creem nele já podem fazer parte dessa realidade, mesmo na presente era. A presença de Jesus é a presença do Reino de Deus, pois, onde o rei está, ali está o seu reino!

Apesar de viver ainda nessa era, quem conhece o Senhor Jesus Cristo pode passar por algum problema e ainda ter a paz de Deus em seu coração. Mesmo diante da morte de um ente querido ou a doença de um filho, ou da perda de seu trabalho, você pode ter uma paz que não entende. Você pode derramar lágrimas em um túmulo, mas pode ter uma paz permanente, porque o Reino de Deus é um Reino de Paz (Romanos 14:17). Permite que Jesus reine em sua vida, e experimente essa realidade a partir de agora.

Deus te abençoe, eternamente.

Trecho extraído do livro Jesus Copy: a revolução das cópias de Jesus (Douglas Gonçalves). Adaptado por Emerson Cardoso

4. QUESTÕES PARA REFLEXÃO
  1. Se o Reino de Deus é eterno, por que seus súditos ainda morrem? Leia 1 Coríntios 15:48-54 e comente como você entende esse mistério?
  2. Apesar da realidade do arrebatamento do povo de Deus como é viver o Reino de Deus aqui na terra? Leias 1 Tessalonicenses 4:17 e comente.
  3. O Reino de Deus é um Reino de Paz. Compartilhe de suas experiências no Reino de Deus até aqui.
  4. Que expectativa você tem quando chegar a plenitude do Reino de Deus?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *