VINDE A MIM

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11:28-30).

2. LOUVOR (Sugestão Harpa Cristã Nº 568 – Manso e Suave)

https://www.youtube.com/watch?v=Wg7r3z88KcQ

Manso e suave, é Cristo chamando:
Chama por ti e por mim.
Eis que Ele às portas espera velando:
Vela por ti e por mim,

Coro
Vem já! vem já! alma cansada, vem já!
Manso e suave, Jesus convidando,
Chama: – “Vem, pecador, vem!”

Com paciência, Ele está esperando,
Hoje, por ti e por mim.
Oh! não desprezes a quem, convidando,
Chama por ti e por mim.

Correm os dias, as horas se passam,
Passam por ti e por mim.
Transes de morte, por fim, vão chegando,
Tanto por ti e por mim.

Oh! quanto amor que Jesus nos tem dado!
Tudo por ti e por mim!
Seu sangue foi sobre a Cruz derramado,
Sim, foi por ti e por mim.

3. TEXTO PARA REFLEXÃO

Aqui está um convite para quem quer conhecer o Filho de Deus. Não é um convite para uma nova religião, mas para viver a verdade que conduz à vida eterna. A alma daqueles que vivem sem Jesus, geralmente está cansada e oprimida pelo jugo e fardos que o pecado lhes impõe.

Jesus faz um convite: “vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos”, e uma promessa: “encontrareis descanso para as vossas almas”.

UMA ALMA DESCANSADA E LIVRE

Se Jesus promete dar descanso para a alma é porque existe alma cansada. Uma alma cansada é aquela que vive na angústia, na ansiedade e aprisionada por problemas não resolvidos, e por isso não consegue apegar-se ao Senhor.

Davi declara que sua alma estava apegada a Deus: “a minha alma está apegada a ti; a tua destra me sustenta” (Salmos 63:8).

Para uma alma estar apegada a Deus, precisa primeiro ser tratada e liberta. Uma alma cansada não tem ânimo, não se alegra e, na sua insatisfação, está sempre murmurando. Uma pessoa cuja alma vive em murmurações, deixa de fazer a obra de Deus e, consequentemente, perde a visão do propósito que Ele tem para a sua vida. Jesus quer tirar o cansaço da sua alma, livrando-a do jugo do mundo. Dele são estas palavras: “aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração” (Mateus 11:29). Mansidão e humildade são virtudes de uma alma livre.

O JUGO SUAVE E O FARDO LEVE

“Tomai sobre vós o meu jugo […] e encontrareis descanso para as vossas almas, porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11:29,30).

Jugo é uma submissão imposta. É um aprisionamento. Fardo é o peso que se carrega por uma obrigação.

A religião é um jugo e a religiosidade é um fardo. “Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los” (Mateus 23:4).

É preciso trocar a religião pela revelação. Jesus promete que vai aliviar você do fardo. Ele disse: “Tomai sobre vós o meu jugo”, isto é, Jesus quer trocar o seu jugo e o seu fardo pesados, pelos d’Ele que são “suave e leve”.

O jugo de Jesus nos une a Ele e isso deixa claro que somente o Seu jugo traz alívio e descanso aos cansados e oprimidos. Somente aqueles que reconhecem que estão cansados e oprimidos aceitam o convite de Jesus: “vinde a mim”, obterão alívio.

O mundo está debaixo do jugo do pecado e só Jesus pode tirar esse fardo que está sobre o homem. Há dois jugos: um proveniente da desobediência de Adão, e outro proveniente da obediência a Cristo. “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos, e os seus mandamentos não são pesados” (1 João 5:3).

O jugo da servidão ao pecado, proveniente da queda de Adão, é um “peso”, pois gera cansaço e opressão.

CONCLUSÃO

Todos estavam sob o “jugo” do pecado por serem descendentes de Adão. É por isso que a Palavra nos diz: “porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23). Mas Cristo liberta o homem do “jugo” do pecado, pois todos que aceitam o Seu convite de Jesus, recebendo-o em seu coração, Deus lhe dá o poder para serem filhos de Deus, pois “a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que creem no seu nome” (João 1:12).

Por Pastor João Francisco

4. QUESTÕES PARA REFLEXÃO

  1. Existem formas de cansaço que vale além do físico. Como você lida com isso?
  2. O que são o jugo e o fardo de Jesus? Como uma pessoa pode levá-los em sua vida? Em que sentido eles são suave e leve?
  3. Que tipo de descanso Jesus oferece?
  4. Como uma pessoa pode aceitar o convite de Jesus: “vinde a mim”?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *