“Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes? Disse ele: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse Jesus: Cuide dos meus cordeiros. Novamente Jesus disse: Simão, filho de João, você realmente me ama? Ele respondeu: Sim, Senhor tu sabes que te amo. Disse Jesus: Pastoreie as minhas ovelhas. Pela terceira vez, ele lhe disse: Simão, filho de João, você me ama? Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez Você me ama? E lhe disse: Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Cuide das minhas ovelhas” (João 21:15-17 NVI).
LOUVOR (ALINE BARROS – PRIMEIRO AMOR)
Quero voltar ao início de tudo
Encontrar-me contigo, Senhor
Quero rever meus conceitos, valores
Eu quero reconstruir
Vou regressar ao caminho
Volver às primeiras obras, Senhor
Eu me arrependo, Senhor
Me arrependo, Senhor (2X)
Eu quero voltar
Ao primeiro amor (2X)
Eu quero voltar a Deus
TEXTO PARA REFLEXÃO
Iniciamos essa série falando do mais importante mandamento bíblico: o de amar a Deus de TODO coração, de TODA alma, de TODO entendimento e de TODAS as forças. No entanto, ninguém poderá dar aquilo que ainda não tem, ou ainda não tem o suficiente!
Sabemos que Deus nos amou primeiro (1 João 4:19). Assim, você precisará receber de todo amor que o Senhor já deu a você, para então poder amá-Lo completamente.
Deus te conhece desde quando você estava no ventre de sua mãe. Até os seus pensamentos Ele conhece (Jeremias 17:10), e tudo a seu respeito estão registrados em Seu Livro (Salmos 139:16). Ele sabe o quanto você O ama. Mas, e você, sabe o quanto ama a Deus?
O Apóstolo Pedro era uma dessas pessoas que pensava que amava ao Senhor mais que os outros discípulos, a ponto de morrer por Ele. E nós já conhecemos a história.
Depois de experimentar a amarga tristeza ao perceber que não amava ao Senhor tanto assim, Pedro é confrontado por Jesus ressurreto, pouco antes de retornar ao Céu.
O Senhor faz três perguntas iguais a ele, registradas em João 21:15-17, das quais podemos extrair três princípios espirituais:
A necessidade de auto avaliação: o Senhor queria que Pedro olhasse para dentro de si mesmo para reconhecer a qualidade e a intensidade do amor que ele dedicava ao Senhor, apesar do coração do homem ser enganoso (Jeremias 17:9). Diante do questionamento de Jesus, Pedro se lembrou de tudo que passou quando seu amor foi posto à prova. Ele havia fantasiado demais o seu amor pelo Senhor.
Uma auto avaliação superficial não será suficiente para você compreender onde precisa crescer em amor ao Senhor. O Espírito Santo te ajudará a olhar para dentro de você mesmo.
O amor pode crescer: a auto avaliação dirigida pelo Senhor nos fará ver como precisamos crescer em amor por Ele. Mas isso não é para nos deixar tristes, e sim para nos estimular a crescer. Pedro ficou frustrado quando percebeu que não amava ao Senhor como pensava, até que compreendeu o quando o Senhor amava a ele. Esse é o segredo.
A língua grega (língua original do Novo Testamento) possui diferentes palavras para diferentes expressões de amor, não traduzida no português. Se a referência ao amor é física (sexual), então a palavra grega é “eros”. Se a referência for fraternal, então é “fileo”. Porém, se for amor perfeito, intenso do tipo do amor de Deus, então a palavra usada é “ágape”.
Na primeira pergunta de Jesus em João 21:15-17, Ele diz: “Tu me amas (ágape)?” E Pedro responde: “Tu sabes que te amo (fileo)”? Na segunda pergunta acontece o mesmo. Em sua auto avaliação, Pedro reconhece que ama ao Senhor (fileo), mas ainda não como o Senhor (ágape).
Na terceira pergunta, Jesus diz: “Tu me amas (fileo)?” E Pedro responde: “Tu sabes todas as coisas; tu sabes que te amo (fileo)”?
Jesus sabia até onde ia o amor de Pedro e queria que Pedro também entendesse. Pedro estava reconhecendo que gostava do Senhor como a um irmão. No entanto, Jesus sabia que o amor de Pedro cresceria ao ponto de morrer por Ele (ágape).
O amor se expressa em ações: amor não é sentimento, é ação! As nossas ações devem fazer um coro com as nossas palavras (1 João 3:17-18). Declarar e cantar sobre o nosso amor ao Senhor não é suficiente. Jesus protestou disso em Marcos 7:6-7.
Depois de cada resposta às perguntas de Jesus, o Senhor pediu a Pedro que demonstrasse o seu amor por Ele. É como se Jesus dissesse: “se você me ama, ame o que Eu também amo, com a mesma intensidade; faça algo por mim; não seja apenas um esquenta bancos de igreja”. Apesar do serviço não ser mais importante que estar na presença do Senhor, e Marta ouviu isso (Lucas 10:41,42), ele ainda sim é a maneira de expressarmos o nosso amor a Deus.
Como disse o Pastor Luciano Subirá, não estamos fazendo referência ao serviço de tempo integral, mas ao cristianismo de tempo integral.
Ame ao Senhor intensamente.
Por Emerson Cardoso
Inspirado em “De todo coração: vivendo a plenitude do amor ao Senhor” (Luciano Subirá).
QUESTÕES PARA REFLEXÃO
- Por que você acha que Jesus insistiu em fazer a mesma pergunta a Pedro por três vezes (João 21:15-17)? Como isso se aplica a você?
- Você já fez uma auto avaliação profunda do seu amor por Deus? Qual foi o resultado?
- Como está a intensidade do seu amor pelo Senhor? Em que o seu amor ainda tem de crescer?
- Como você expressa o seu amor pelo Senhor?