“E disse-lhes: vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas” (Marcos 16:15 NVI).
1. QUEBRA-GELO:
Você é do tipo de pessoa que quando experimenta uma boa comida fica calado ou logo convida os outros para experimentar também? Comente.
2. LOUVOR (Enquanto Eu Viver – Diante do Trono)
Cantarei Teus louvores pra Tua Glória
Enquanto eu viver, enquanto eu viver
Contarei Tua história pra Tua Glória
Enquanto eu viver, enquanto eu viver sou Teu
Oh, oh, sou Teu
Cada instante pra Tua glória
Todo o tempo eu louvarei
Pela Tua graça eu viverei
As batidas do meu peito
Querem conhecer-te mais
Meu salvador, eu vou mostrar
Que és o Deus que satisfaz
Vivo para Te louvar
O Teu nome exaltar
Quero o Teu amor irradiar
Oh, oh, sou Teu
3. TEXTO PARA REFLEXÃO
A Bíblia nos faz saber que “somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno” (1 João 5:19 NVI).
A sociedade sem Deus vive perdida, sem saber para onde ir. Decisões que parecem certas, acabam por levar a um lugar pior do que antes. “Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte” (Provérbios 14:12). Estão buscando uma “luz” que ilumine o caminho, mas parece que estão acendendo o pavio de uma bomba. Desfrutam de seus prazeres, sem preocupar-se com a conta: “mas o salário do pecado é a morte…” (Romanos 6:23a).
O resultado é muita gente encerrada em uma espécie de prisão sem muros aparente. Desses, muitos já perderam as esperanças, outros estão esperando uma notícia nova, diferente daquelas que já ouviram; uma boa notícia de “verdade”.
De fato, todos nós estávamos no mesmo “barco”: perdidos. A morte triunfava sobre todos, levando-os ao inferno. Todos estavam sujeitos à mesma condenação, em um tribunal sem advogado de defesa. Até o dia em que recebemos essa tão esperada NOTÍCIA!
Chamamos essa “Boa Notícia” de Evangelho. Mas o que faz dela uma notícia boa? O que ela significa?
Algo aconteceu no passado: “A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram” (João 1:5). Agora os perdidos podem ver o “Caminho” para serem resgatados da sua perdição.
Algo continua acontecendo no presente: “E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará […] Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres” (João 8:32, 36).
Algo acontecerá em breve: “Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que estivermos vivos, seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre” (1 Tessalonicenses 4:16-17).
Essa notícia mudou o mundo desde quando Jesus começou a anunciar a chegada do Reino dos Céus (Mateus 4:17).
Todos quantos a receberam tornaram-se testemunhas da salvação do Senhor: “Esta salvação, primeiramente anunciada pelo Senhor, foi-nos confirmada pelos que a ouviram. Deus também deu testemunho dela por meio de sinais, maravilhas, diversos milagres e dons do Espírito Santo distribuídos de acordo com a sua vontade” (Hebreus 2:3,4).
E a todas as suas testemunhas, foi-lhes dada pelo Senhor a missão de divulgar essa notícia aos outros: “vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas” (Marcos 16:15).
Essa é a principal missão da igreja: proclamar o Evangelho às pessoas. O Senhor confiou essa responsabilidade a nós, tanto coletivamente como individualmente. Porém, muitos se perguntam sobre como cumprir essa missão, e quais credenciais precisará obter.
As credenciais para anunciar o Evangelho do Senhor é apenas ser uma de Suas testemunhas.
Você precisará receber o Evangelho e experimentar o resultado dele em sua vida, para então compartilhar com outras pessoas. Você só poderá dar aquilo que você tem!
Mas como cumprir essa missão? “Vocês receberam de graça; dêem também de graça” (Mateus 10:8). Não é necessário fazer cursos para se tornar habilitado para a missão. Evangelizar é contar aos outros o que a Boa Nova de Jesus fez em sua vida; é repartir com outros da salvação que Jesus nos oferece: o Evangelho do Reino.
Será uma alegria imensa saber que pessoas foram salvas e estarão no Céu porque você anunciou o Evangelho a elas um dia. No entanto, perceberá que nem todos as pessoas que você anunciar receberão o Evangelho como uma boa notícia.
No Reino de Deus tudo começa e termina pela fé. Porém, “a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17). Apesar de todo o seu esforço para alcançar pessoas para Jesus com o Evangelho, o segredo para cumprir essa missão está no poder do Espírito Santo: “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra” (Atos 1:8).
As testemunhas oculares de Jesus cumpriram a sua missão perseverando na fé até a morte. Muitos foram esfolados vivos, outros devorados por leões no Coliseu, outros apedrejados e até queimados vivos, mas não negaram o seu testemunho. A razão dessa força? O poder do Espírito Santo!
Ao longo da História, mesmo em tempos de “trevas” e incredulidade, o Evangelho nunca deixou de ser anunciado, mesmo pela boca de pessoas “iletradas”. Porque que convence o pecador é o Espírito Santo, através do testemunho da Palavra de Deus (João 16:8).
Tudo começa fé, seguida pelas suas obras. Sendo assim, dê os seus passos de fé. Alcance a sua família e seus amigos para Jesus. Anuncie o Evangelho, testemunhe para as pessoas à sua volta sobre a obras de Jesus em sua vida. Ore ao Senhor, conte com o poder do Espírito Santo, cumpra a missão!
“Como são belos os pés dos que anunciam boas novas!“ (Romanos 10:15b).
Por Emerson Cardoso
4. QUESTÕES PARA REFLEXÃO
- Por que o Evangelho é uma Boa Notícia para você?
- Como era a sua vida ante e depois de conhecer o Evangelho? O que mudou em sua vida?
- Por que você anuncia o Evangelho de Jesus às pessoas? O que você sente quanto compartilha o seu testemunho? O que te motiva a cumprir essa missão?
- Você já levou alguma pessoa a Jesus? Fale de uma de suas experiências.