Compromisso com a Missão e a Cultura do Discipulado

“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mateus 28:19,20).

2. LOUVOR (Nossa Riqueza – Paulo César Baruk)

Na escola, na rua, na praça, na igreja,
na praia ou em qualquer lugar
Um gesto, um sorriso, um abraço,
um passo, um café e assim vai começar
E a gente fala das coisas da vida,
conversa que não quer parar
Falamos de lutas, de sonhos,
histórias vividas e do que virá

Quem encontra alguém pra caminhar
nessa estrada que é viver
Tem esperança e gratidão no olhar,
os amigos são nossa riqueza

Tá sempre presente com a gente,
nas horas difíceis não pode faltar
É voz que incentiva, anima,
coloca pra cima e nos faz levantar
E a gente fala das coisas da vida,
é papo que não quer parar
Falamos de lutas, de sonhos,
histórias vividas e do que virá

Em todo tempo ama o amigo
e na angústia nasce o irmão (2X)

Na escola, na rua, na praça,
na igreja, na praia, um gesto
Os amigos são nossa riqueza, (3X)

3. TEXTO PARA REFLEXÃO

O texto lido acima fala da ordem dada por Jesus a seus discípulos, comumente denominada de GRANDE COMISSÃO. Ele disse isso a todos os seus discípulos e não apenas àqueles que estavam com Ele naquele momento em que voltaria para o Céu. Essa ordem é também para nós hoje aqui. Para todos aqueles que se tornaram discípulos de Jesus.

No entanto, em nossos dias muitos são os discípulos que ainda não entenderam a natureza dessa Missão, quem são de fato seus sujeitos, qual a sua origem e propósito, qual a sua dimensão.

Quanto a natureza, a Missão é Missio Dei. O Senhor é o sujeito da Missão (Missio Dei). Por isso, não pode ser frustrada, porque ela depende de Deus (Jó 42:2). Contudo, aquele que foi alcançado pela Missão de Deus e que reconhece a obra de Jesus em sua vida, naturalmente se torna CO-PARTICIPANTE dessa obra – CO-MISSIONADO. Torna-se, portanto, em um agente da Missão ou em um instrumento de Deus para a Missão de Deus.

Quanto ao propósito da Missão de Deus, é implantar o Seu Reino nesse mundo e reconciliar a totalidade da criação entre si e com Ele mesmo (2 Coríntios 5:18,19). A ideia de Deus em Sua Missão é restaurar o homem todo, em todas as esferas e áreas da vida. A Missão de Deus é transformar o homem todo, física e espiritualmente, à imagem de Seu Filho Jesus, com o caráter de Cristo, com a estatura de Cristo, com a autoridade delegada por Cristo. Enfim, a Missão de Deus é transformar o homem por completo e reconciliá-lo consigo mesmo, com as outras pessoas, com a natureza e com Deus.

O Senhor não dorme e nem descansa. Ele trabalha 24h em Sua Missão, organizando e dando provimento a um exército de agentes do Reino que já foram alcançados por essa Missão: seus discípulos – eu e você!

Mas qual a dimensão dessa Co-Missão? O que Jesus espera que façamos na Missão de Deus? Ele já disse em Mateus 28:19,20: vão e façam discípulos de todas as nações!

Apesar de alguns grupos de discípulos entenderem que a Missão é APENAS “pregar o Evangelho pelo mundo” (Marcos 16:15), o contexto bíblico nos faz compreender que ela é mais do que isso.

O que seria da igreja se Jesus tivesse se dedicado apenas a pregação para as multidões? Estamos convencidos pela Bíblia de que o maior trabalho de Jesus foi fazer discípulos.

Então, o que Jesus espera de nós? SER discípulo “FAZEDOR” de discípulos. Mas como? Seguindo o exemplo do Mestre!

No entanto, para estar e permanecer comprometidos com essa Missão, tanto eu como você, precisamos mais do que algumas palavras motivadoras ou de cursos preparatórios. Jesus trouxe consigo a Cultura do Reino de Deus em seus modos de ser e estar. Jesus viveu aqui na terra um estilo de vida diferente dos padrões daqui. Sua maneira de viver e de tratar as pessoas impactaram as suas testemunhas, provocaram mudanças comportamentais, sentimentais e espirituais nelas. Essas testemunham se tornaram seus discípulos. O exemplo de Jesus foi reproduzido neles e em todos aqueles que viveram a experiência de um discipulado relacional.

Isso é o que Jesus espera de nós: viver a Missão de Deus como um estilo de vida em seus modos de ser e estar, expressando a Cultura do Reino em um discipulado relacional capaz de gerar discípulos fazedores de discípulos de Jesus.

Deus te dê graça para viver o privilégio dessa Missão.

Por Emerson Cardoso

4. QUESTÕES PARA REFLEXÃO

  1. Como você entende a Missão de Deus? Comente.
  2. Como você entende a Cultura do Reino de Deus? Fale de sua participação nela. Que mudanças ocorreram em você depois que você conheceu a Jesus.
  3. Jesus ensinou a seus discípulos como fazer outros discípulos. Como isso aconteceu com você? Fale de sua experiência de discipulado.
  4. Você já fez algum discípulo para Jesus? Compartilhe a sua experiência conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *