AMOR INCORRUPTÍVEL

“A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo com amor incorruptível” (Efésios 6:24I).

1. QUEBRA-GELO:

Em sua opinião, porque alguns casamentos acabam?

2. LOUVOR (CANTAREI TEU AMOR PRA SEMPRE – David Quinlan)

Dos montes corre para o mar
Teu rio de amor por mim
Eu abrirei meu coração
Deixando tua cura entrar
Me alegro por te pertencer
Levantarei as minhas mãos
Teu amor me alcança e me faz louvar-te
 
Cantarei teu amor pra sempre (2X)
 
Meu coração exulta
Com alegria eu canto
Se o mundo conhecer a Ti
Ele se encherá com a sua alegria.

3. TEXTO PARA REFLEXÃO

O casamento é a mais sublime união entre um homem e uma mulher. Foi ideia de Deus estabelecer essa união, a ponto de se tornarem ambos uma só carne (Marcos 10:8).

A união entre um homem e uma mulher é representada pela união entre Cristo e a Igreja (Efésios 5:24-32), estabelecida pelo amor.

A Bíblia estima o casamento com altíssimo valor e condena os infiéis:

“O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros” (Hebreus 13:4)

No casamento os cônjuges firmam uma aliança de entrega um ao outro em amor, para viverem juntos em fidelidade até que a morte os separe.

É natural desejar ser amado (a) por quem se ama. Mas é uma tristeza enorme perder o amor da pessoa amada. Porém, o amor jamais acaba (1 Coríntios 13:8). Ele apenas muda de alvo.

Deus nos amou com amor incondicional. E como entristeceu pelas vezes que o seu povo foi infiel a Ele e deixou de amá-Lo (Jeremias 2:2). A História Bíblia narra esses vários episódios quando o povo começou a seguir a outros deuses (Êxodo 32:8). Tais fatos demonstram um tipo de amor corruptível, perecível e interessado. No entanto, sempre existiu no meio do povo de Deus aqueles que o amaram com um amor sincero, perene e incorruptível.

É esse tipo de amor que Deus espera de nós, e este será o assunto de nossa reflexão de hoje: um amor incorruptível.

A corrupção

O problema do mal é latente à natureza humana afetada pelo pecado (Gênesis 6:5). Mesmo depois de testemunharem do poder, glória e favor de Deus, os israelitas se corromperam no deserto (Deuteronômio 9:12). Essa geração deveria ter amado profundamente ao Senhor com amor inesquecível, incorruptível.

Segundo a Concordância de Strong, corrupção é tudo aquilo que perece, que sofre deterioração, que entra em decadência, que se estraga. Ou seja, uma referência clara do pecado, que é uma fonte de morte.

Corrução é uma espécie de cativeiro (Romanos 8:21 ARA), originada na “carne” (Gálatas 6:7,8) e de suas paixões (Romanos 7:5).

O homem natural carrega dentro de si uma fonte de corrupção potencial, mas existem fatores externos que podem aumenta-la. Hábitos, padrões e comportamentos que há no mundo contaminam e destrói princípios morais e éticos da sociedade. A Bíblia alerta para o perigo das más companhias: “Não vos deixeis enganar: más companhias corrompem bons costumes” (1 Coríntios 15.33).

A corrupção que há no sistema mundano tenta seduzir cristão para trocar o amor ao Senhor para amar o mundo e suas paixões. Foi isso que o povo de Israel fez no deserto, e em vários momentos de sua história.

A prostituição espiritual

O Apóstolo Tiago chama aqueles que se tornam amigos do mundo de “adúlteros” (Tiago 4.4). É a mesma atitude de infidelidade entre um homem ou uma mulher que maculam o seu leito. Corromperam o seu amor pelo Senhor. O relacionamento entra em decadência até perecer por completo.

A Bíblia compara Israel como uma noiva. O Senhor faz recordações do seu amor quando ainda jovem (Jeremias 2:1,2) e lamenta pela corrução dela, comparando com a prática de prostituição (Jeremias 2:19,20).

Israel corrompeu o seu amor pelo Senhor, e se afastou de Deus, praticando algo semelhante ao adultério, só que no plano espiritual.

No entanto, apesar de vermos tantos casos de corrupção, a Bíblia nos assegura que ela não é invencível (Efésios 4:22; 2 Pedro 1:4). É possível vencer a corrupção com um amor incorruptível!

Um amor incorruptível

O amor incorruptível (Efésios 6:24) é o amor de Deus. Um amor sincero, puro, imaculado e que dura para sempre. E nós podemos amar com esse amor, porque Ele nos amou primeiro (1 João 4:19) e nos deu desse amor (Romanos 5:5). E quanto mais entregamos desse amor, mas recebemos dEle.

Fomos libertos do cativeiro da corrupção por esse amor e já agora podemos resgatar outros também. Pois segundo a Bíblia, toda a criação será liberta da corrução por causa daqueles que amam com amor incorruptível (Romanos 8:21).

No entanto, a Bíblia também nos alerta para nos guardar da força maligna da corrupção enquanto estivermos nesse mundo, sendo co-participantes da natureza divina (2 Pedro 1:4).

O desafio de todo cristão é caminha com Deus em uma dimensão em que ele possa conservar o seu amor intocável, incorruptível.

Mantenha o seu amor acesso. Ame ao Senhor com sinceridade!

Assim como Daniel e seus amigos, DECIDA não se deixar contaminar…

Por Emerson Cardoso

Inspirado em “De todo coração: vivendo a plenitude do amor ao Senhor” (Luciano Subirá).

4. QUESTÕES PARA REFLEXÃO
  1. Israel foi infiel com o Senhor em vários momentos da História. O que levou as gerações desse povo a abandonar ao Senhor?
  2. O que é prostituição espiritual? Quais as suas causas e consequências?
  3. Qual a diferença entre amor corruptível e amor incorruptível?
  4. O que o cristão precisa fazer para conservar o seu amor a Deus, incorruptível?
5. MOMENTO DO PASTOREIO

Se você se distanciou do Senhor e está arrependido por deixar-se levar por outros “amores”, e hoje quer se reconciliar com o Senhor… Queremos te dizer que o Senhor não deixou de amar você. Ele só está esperando a sua decisão em voltar pra Ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *