AMARÁS A DEUS

“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças” (Marcos 12:30).

LOUVOR (Aba Pai  – Antônio Cirilo)

Aba, Pai, eu quero Te abraçar, eu quero Te beijar,
Te dizer que eu sou Teu (3X)
E que Tu és meu… E que Tu és meu
 
Quando entro em Tua presença eu sinto até vontade de voar
E quando estou em Tua presença eu sinto vontade de cantar
De dizer que eu Te amo,
De dizer que eu Te venero,
De dizer que o que eu mais quero é estar contigo (2X)
Eternamente, eternamente

TEXTO PARA REFLEXÃO

A Bíblia nos apresenta pelos menos cinco propósitos que Deus estabeleceu para a nossa existência: adoração, comunhão, serviço, discipulado e evangelismo.

Falamos na semana passada sobre a nossa missão máxima: proclamar o Evangelho às pessoas. No entanto, o que nos motiva a viver os propósitos de Deus na terra? Por que um cristão evangeliza, serve no ministério, se reúne com os outros cristãos, canta louvores a Deus, ensina os cristãos mais novos a crescerem na fé?

Certa vez, um mestre da Lei perguntou a Jesus: “de todos os mandamentos, qual é o mais importante?” (Marcos 12:28). A Bíblia relaciona os Dez Mandamentos mais conhecidos em Êxodo 20:3-17, mas para o judeu ortodoxo são 613 mandamentos.

Jesus responde citando Deuteronômio 6:4-5: “Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças”.

Ele não fica pensando qual seria a resposta. Jesus não tem dúvida, e diz diretamente: Amará o Senhor, teu Deus… Que mandamento maravilhoso! O amor é algo extraordinário em qualquer cultura. Difícil de ser compreendido, mas desejado de todos.

Mas o impressionante na resposta de Jesus não está na ordenança de amar a Deus de coração, alma, entendimento e força. Mas sim em amar a Deus de TODO coração, de TODA alma, de TODO entendimento e de TODAS as forças.

Deus não quer apenas uma parte de seu coração ou de sua alma, nem uma parte de sua atenção ou parte da intensidade de suas ações. Ele não quer dividir o seu amor com nada nem ninguém. Ele não quer apenas o seu amor, mas que você o ame acima de tudo e de todos.

Muita gente olha para essa ordenança e pensa que Deus é egoísta. Isso porque não conhecem o amor de Deus. Ele amou tanto que deu… o que lhe era mais precioso: seu filho Jesus (João 3:16).

Você não poderá dar o que não tem! Podemos amar a Deus porque Ele nos amou primeiro (1 João 4:19). Para amar a Deus, você precisa receber do amor dEle, primeiramente.

Deus é o próprio o AMOR “em pessoa” (1 João 4:19). Ele é a manifestação mais pura e sublime do amor. No entanto, o pecado corrompeu o homem, e com ele todas as expressões do amor humano tornaram-se egoístas.

Quem ama, busca a presença do seu amado para si. O Pastor Luciano Subirá compara a geração de Eli com a geração de Davi para ilustrar o interesse dessas pessoas pelo Senhor. A geração de Eli não tinha interesse em buscar a presença de Deus. Quando iam ao tabernáculo, era para pedir suas bênçãos. Amavam as bênçãos, não o abençoador. Deus era como um amuleto para eles. Por isso, perderam a Arca da Aliança, símbolo da presença de Deus. Já a geração de Davi era oposta. Eles representam aqueles que buscam a presença do Senhor e adoram a Deus pelo que Ele é e não pelo que Ele pode dar. Apesar de ser um homem falho, Davi foi considerado um homem segundo o coração de Deus, porque amava a Deus.

Algumas pessoas acreditam que Deus é bom, mas parecem ter medo de se aproximar dEle. Outras, não conseguem se entregar ao Senhor completamente.

O medo neutraliza o amor. Quem tem medo não consegue ser aperfeiçoado no amor (1 João 4:18). É natural ter medo do desconhecido, mas Deus quer que você o conheça pessoalmente.

Deus deseja o seu amor, completo. Mas se você ainda tem dificuldade de expressar todo o seu amor a Ele, não fique triste. Você será aperfeiçoado no amor quanto mais você de dedicar em conhecer o Senhor (2 Pedro 3:18; Oséias 6:3).

Porém, essa jornada exigirá de você esforço e perseverança. Você será confrontado com suas antigas paixões. Posto à prova para revelar as suas reais motivações (Provérbios 17:3).

O Apóstolo Pedro andava com Jesus, conhecia a Ele de perto. Pedro pensava que amava ao Senhor a ponto de morrer por ele, mas posto à prova, negou o Mestre por três vezes, no dia em que ele mais precisava do amor dele.

Jesus conhecia a estrutura de Pedro e não desistiu dele. Depois de ressuscitar, o Senhor entrega a ele a expressão máxima do seu amor: a de dar a vida pelos seus amigos. Pedro foi transformado pelo amor de Deus, e amou o Senhor tanto, que não teve a sua vida por preciosa desde que fizesse a vontade de Deus. Ao seu condenado a morte em uma cruz, pediu para colocá-lo de cabeça para baixo, por se considerar indigno de morrer como o Senhor pelo Evangelho.

Talvez o seu amor pelo Senhor não seja posto à prova como foi o de Pedro. No entanto, todos os dias eu e você somos provados de diversas maneiras. Até onde vai o seu amor pelo Senhor? Ele já nos conhece, e sabe que somos pó (Salmos 103:14). Por isso, “nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pedro2 :9). Para vivermos no seu amor (1 João 4:16)… amando-O “de todo o coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças”.

Ame ao Senhor intensamente!

Por Emerson Cardoso

Inspirado em “De todo coração: vivendo a plenitude do amor ao Senhor” (Luciano Subirá).

QUESTÕES PARA REFLEXÃO
  1. Como eu posso amar a Deus se não posso vê-lo?
  2. O que significa amar a Deus de todo o coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças?
  3. Que provas de amor você já deu ao Senhor? Fale de uma de suas experiências.
  4. A exemplo do Apóstolo Pedro, você já fracassou no Primeiro Mandamento? Como o Senhor te restaurou?
MOMENTO DO PASTOREIO

Amar a Deus é uma questão de decisão e fé. Algumas pessoas já desistiram de Deus, outras se acharam não merecedoras do amor dEle, e se afastaram. Mas Deus não desistiu de você. Ele continua te amando e hoje ele te chama para recomeçar com você uma linda história de amor.

E você que acha que ama a Deus o suficiente para a dar a sua vida por Ele, deixe o Senhor confrontar o seu coração e revelar a você suas reais motivações. Seu amor por Deus ainda pode crescer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *