“Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome” (João 15:16)
2. LOUVOR (A alegria esta no coração – Thales Roberto)
A alegria está no coração de quem já conhece a Jesus.
A verdadeira paz só tem aquele que já conhece a Jesus.
O sentimento mais precioso, que vem do nosso Senhor,
É o amor que só tem quem já conhece a Jesus. Aleluia, Amém! (2x)
3. TEXTO PARA REFLEXÃO
A atitude de frutificar é uma ordem bíblica. O Senhor espera que a vida de seus discípulos seja frutífera, como diz em João 15:16 “… para irem e darem fruto, fruto que permaneça…”.
A fé precisa ser provada por frutos. Esses frutos não são apenas os esperados pelas virtudes que devem marcar o caráter cristão, mas também pela vida reprodutiva, em que um discípulo gera outros discípulos. Uma fé somente contemplativa, ou misticismo ascético, separado e distante da realidade do dia a dia, é algo totalmente equivocado e estranho ao mandamento do Senhor. É religiosidade estéril. O Apóstolo Tiago declara que a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma (Tiago 2: 17).
O que significa frutificar?
O relacionamento entre Jesus e seus discípulos não é um fim em si mesmo, mas possui uma finalidade específica: dar frutos. O Novo Dicionário Aurélio nos relata que frutificar tem três significados básicos:
- dar frutos;
- produzir resultado vantajoso;
- dar utilidade, benefício, produzir lucro.
Na natureza, vemos os animais e plantas frutificando para perpetuarem suas espécies. Pois, frutificar é a capacidade de gerar outro da mesma espécie. Com isto, a existência de um novo discípulo de Cristo dependerá da frutificação de outro discípulo. Infelizmente alguns cristãos ainda pensam que ganhar vidas para o Reino de Deus e cuidar delas são tarefas só para líderes.
A necessidade de permanecer
Examinando o texto de João 15:1-27 encontramos o verbo “permanecer” 12 vezes, em 9 formas verbais diferentes. A repetição desse verbo demonstra que a permanência do discípulo de Jesus no seu relacionamento com Ele é de suma importância para se alcançar uma vida frutífera.
O conteúdo principal do relacionamento entre Jesus e os seus discípulos não é o êxtase emocional, mas o amor. Permanecer em Cristo significa permanecer no Seu amor. E somente permanece no amor de Deus quem obedece aos mandamentos do Senhor (permanece nas Suas palavras).
Seja um (a) discípulo (a) “fazedor (a)” de discípulos de Jesus!
Deus te abençoe!
Por Pastor João Francisco e Emerson Cardoso
4. QUESTÕES PARA REFLEXÃO
- O que você entende quando Jesus disse: permaneçam em mim?
- Jesus disse: permaneçam em mim, amem e deem frutos. Como esses mandamentos podem ser evidenciados em sua vida e como eles estão relacionados?
- Na vida de uma pessoa, qual é o fruto que permanece (v16)?
- Como o relacionamento com Jesus pode mudar o caráter de uma pessoa? Com que propósito?