“[…] Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele. Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos” ( Hebreus 10:38,39).
LOUVOR (Eu Vou Seguir Com Fé – Kleber Lucas)
O meu Deus é maior que os meus problemas
Eu não temerei
Com Jesus eu vou além
Ainda que a figueira não floresça
E não haja frutos na videira
Eu não temerei não!
Eu sei que para além das nuvens
O Sol não deixou de brilhar
Só por que a terra escureceu
A minha vida está em Deus
Eu sei que tudo posso em Deus
É ele que me fortalece!
Eu vou seguir com fé
Com meu Deus eu vou
Para a rocha mais alta que eu
Eu sei pra onde vou
Como águia vou
Nas alturas sou filho de Deus
O meu Deus sabe tudo que eu preciso
Pra sentir a paz
Dentro do meu coração
Ainda que a Lua adormeça
E não haja o brilho das estrelas
Eu não temerei não
Eu sei que para além das nuvens
O Sol não deixou de brilhar
Só por que a terra escureceu
A minha vida está em Deus
Eu sei que tudo posso em Deus
É ele que me fortalece!
Eu vou seguir com fé
Com meu Deus eu vou
Para a rocha mais alta que eu
Eu sei pra onde vou
Como águia vou
Nas alturas sou filho de Deus
TEXTO PARA REFLEXÃO
A Bíblia ensina que o cristão recebe a vida de Deus pela fé. Durante um bom tempo a fé foi mal-entendida. Foi encarada como uma atitude positiva frente a uma ideia, desejo ou pedido feito a Deus. Fé não é isso. Fé é confiança irrestrita em Deus e em Sua Palavra; fé é certeza e convicção em Deus e em Sua Palavra. Fé é atitude diante da Palavra de Deus.
Para ter essa certeza e convicção precisamos vencer a nossa incredulidade. Para vencer a incredulidade:
1) PRECISAMOS APRENDER A CONFIAR EM DEUS.
Para confiar em alguém precisamos conhecê-lo antes. É impossível confiar em quem não se conhece. Para conhecer a Deus temos que dedicar tempo ao relacionamento com Ele. Deus valoriza mais o nosso relacionamento com ele do que os cultos que lhe prestamos: “pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.” (Oseias 6:6).
“Eu te conhecia só de ouvir falar, mas agora os meus olhos te vêem” (Jó 42.5)
Na mentalidade do Antigo Testamento “Conhecer” (verbo hebraico yadha) não tem o mesmo significado que “conhecer” (verbo grego ginosko). O conhecer da filosofia grega é mais teórico e abstrato, enquanto que o conhecer do hebraico é mais prático e experimental.
A intimidade de um casal, por exemplo, é gerada pela experiência de seu relacionamento. E é na intimidade que um cônjuge conhece o outro, de modo que apenas pelo olhar já se sabe o que o outro quer ou o que está sentindo. É esse conhecer que precisamos ter de Deus.
Ao conhecer a Deus aprendemos a confiar nele plenamente e vencemos a incredulidade.
2) PRECISAMOS CONHECER E CONFIAR NA PALAVRA DE DEUS
Se para aprender a confiar em Deus precisamos conhece-Lo, como podemos saber se de fato conhecemos ao Senhor?
Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele: aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou” (1 João 2:3-6).
A Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus. Ela revela o coração Dele, como Ele nos ama, os seus planos para nós e o que Ele espera de nós.
“A fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17). Esse verbo exprime a ideia de tomar ciência e obedecer. É uma experiência com Deus ouvir Ele falar pela Palavra.
Para vencer a incredulidade precisamos ouvir a Palavra de Deus: tomar ciência e obedecer.
3) PRECISAMOS APRENDER A VIVER PELA FÉ.
A incredulidade é a falta de fé, desconfiança, incerteza ou dúvida. Pode ser encontrada em pessoas que não creem e também naquelas que assumem uma fé intelectual, racionalista, que dependem das circunstâncias para crer.
A incredulidade aparece quando colocamos nosso coração nas preocupações dessa vida. Lembra da experiência de Pedro, quando saiu do barco e andou sobre o mar ao encontro de Jesus. Mas quando ele reparou na força do vento e teve medo, começou a afundar (Mateus 14:30). Tomé também foi outro exemplo de incredulidade, precisou tocar em Jesus para poder crer. Porém Jesus o repreendeu dizendo: “Não seja incrédulo, mas crente” (João 20:27).
Fixar os olhos somente nas coisas dessa vida, e ao mesmo tempo se entregar ao medo, são duas coisas que se tornam combustível perfeito da incredulidade.
Porém, viver pela fé é estar convicto das promessas de Deus apesar das circunstâncias. É olhar para além delas e manter o coração em paz (Filipenses 4:7).
CONCLUSÃO
A receita para vencer a incredulidade está em conhecer a Deus, a sua Palavra e a confiar Nele apesar das circunstancias. Andando por fé e não por vista (2 Coríntios 5:7).
Por João Francisco e Emerson Cardoso
QUESTÕES PARA REFLEXÃO
- O que realmente significa conhecer a Deus?
- O que evidentemente prova que conhecemos ao Senhor?
- Fale de sua experiência em conhecer a Deus. Relate momento em que você duvidou e em momentos que você creu.
- Como você se relaciona com Deus? Fale de suas experiências.
- Em sua opinião, o que significa “viver pela fé”?