O Espírito Santo nos regenera

“não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo” (Tito 3:5).

LOUVOR (Santo Espírito (Holy Spirit) – Laura Souguellis

Santo Espírito, és bem-vindo aqui
Vem inundar, encher esse lugar
É o desejo do meu coração
Sermos inundados por Tua glória, Senhor
Tua glória, Senhor
Tua glória
Não há nada igual
Não há nada melhor
A que se compara à esperança viva
Tua presença
Eu provei e vi
O mais doce amor
Que liberta o meu ser
E a vergonha desfaz
Tua presença
Ooh, vamos, vamos provar, ooh
Vamos provar quão real é Tua presença
Vamos provar a Tua glória e bondade
Senhor.

TEXTO PARA REFLEXÃO

“Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo” (João 3:3). Nesse texto, Jesus se refere a uma das doutrinas fundamentais da fé cristã: a regeneração, que significa “gerar de novo”. O homem natural precisa “nascer de novo” para ser salvo de seus pecados.

Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres” (Tito 3:3).

Porém, o Espírito Santo de Deus é quem nos gera de novo:

“não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo” (Tito 3:5).

O QUE É A REGENERAÇÃO?

Deus criou o homem perfeito, à Sua imagem e conforme à Sua semelhança (Gênesis 1:26). Entretanto, essas características, que eram perfeitas no homem, foram corrompidas pelo pecado (Gênesis 3).

A natureza pecadora do homem gerou a sua morte (Gênesis 2:17; Ezequiel 18:4), ao separá-lo de Deus (Isaías 59:2). Pois, se todos morrem é porque todos pecaram (Romanos 5:12). Por essa razão, todo homem precisa ser gerado de novo ou recriado por Deus para que viva e não morra eternamente (João 11:25, 26). A regeneração é o novo nascimento do qual Jesus falou a Nicodemos, quando lhe disse: “Necessário vos é nascer de novo” (João 3:7). Ser regenerado significa ser gerado de novo conforme a condição original de Adão, quando Deus o criou. Significa restaurar a imagem e semelhança de Deus no homem (Efésios 4:23, 24). Essa é a forma de como Deus nos salva da condenação de nossos pecados: nos recriando através do Espírito Santo para vivermos em verdadeira justiça e santidade (Efésios 4:24).

COMO SOMOS REGENERADOS

O homem pecador está distante de Deus (Isaías 59:2); é incapaz de obedecê-lo e de agradá-lo (Salmos 51:5; 58:3; Romanos 8:7,8); e está morto espiritualmente por causa de seus pecados (Efésios 2:1).

A fé em Jesus nos leva a crer que nossos pecados podem ser perdoados por Deus somente pela morte de Cristo na cruz. Essa fé nos leva ao arrependimento pelos nossos pecados (Mateus 3:2) e, ao aceitar a verdade em nossos corações, o Espírito Santo transforma a nossa condição de pecadores condenados em pecadores salvos. Ele gera a vida de Deus em nós e nos restaura para viver de forma que agrada a Deus, para não mais fazer do pecado uma prática habitual, mas que tenha o desejo de agradar ao Senhor e de evitar o mal (1 João 3:9), tornando-nos participantes da natureza divina (1 Pedro 1:4). Essa Nova Criatura não sente mais atração pela sua vida passada de pecados, pois aquele que “está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5:17).

CONCLUSÃO:

O homem foi criado por Deus para viver eternamente com Ele em Seu Glorioso Reino. Mas o pecado separou o homem de Deus, causando a sua morte espiritual, porque perdeu a vida eterna que o seu Criador havia dado. A solução que Deus planejou para trazer o homem de volta à vida eterna foi conduzi-lo ao novo nascimento ou regeneração operada pelo Espírito Santo.

Por João Francisco e Emerson Cardoso

QUESTÕES PARA REFLEXÃO

  1. Quando Jesus fala com Nicodemos “é necessário nascer de novo” (João 3), que tipo de nascimento ele tinha em mente? Como você entende essa declaração de Jesus aplicada à sua vida?
  2. Fale de sua condição nesse processo de novo nascimento: não foi concebido; em desenvolvimento, mas não a ponto se ser notado; em gestação; chutando como uma criança; ou nascido e crescendo diariamente?
  3. Fale de sua experiência ao “nascer de novo” e de seu crescimento até hoje, de como você percebe o Espírito Santo trabalhando nisso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *