“não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo” (Tito 3:5).
LOUVOR (Santo Espírito (Holy Spirit) – Laura Souguellis
Santo Espírito, és bem-vindo aqui
Vem inundar, encher esse lugar
É o desejo do meu coração
Sermos inundados por Tua glória, Senhor
Tua glória, Senhor
Tua glória
Não há nada igual
Não há nada melhor
A que se compara à esperança viva
Tua presença
Eu provei e vi
O mais doce amor
Que liberta o meu ser
E a vergonha desfaz
Tua presença
Ooh, vamos, vamos provar, ooh
Vamos provar quão real é Tua presença
Vamos provar a Tua glória e bondade
Senhor.
TEXTO PARA REFLEXÃO
“Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo” (João 3:3). Nesse texto, Jesus se refere a uma das doutrinas fundamentais da fé cristã: a regeneração, que significa “gerar de novo”. O homem natural precisa “nascer de novo” para ser salvo de seus pecados.
“Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres” (Tito 3:3).
Porém, o Espírito Santo de Deus é quem nos gera de novo:
“não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo” (Tito 3:5).
O QUE É A REGENERAÇÃO?
Deus criou o homem perfeito, à Sua imagem e conforme à Sua semelhança (Gênesis 1:26). Entretanto, essas características, que eram perfeitas no homem, foram corrompidas pelo pecado (Gênesis 3).
A natureza pecadora do homem gerou a sua morte (Gênesis 2:17; Ezequiel 18:4), ao separá-lo de Deus (Isaías 59:2). Pois, se todos morrem é porque todos pecaram (Romanos 5:12). Por essa razão, todo homem precisa ser gerado de novo ou recriado por Deus para que viva e não morra eternamente (João 11:25, 26). A regeneração é o novo nascimento do qual Jesus falou a Nicodemos, quando lhe disse: “Necessário vos é nascer de novo” (João 3:7). Ser regenerado significa ser gerado de novo conforme a condição original de Adão, quando Deus o criou. Significa restaurar a imagem e semelhança de Deus no homem (Efésios 4:23, 24). Essa é a forma de como Deus nos salva da condenação de nossos pecados: nos recriando através do Espírito Santo para vivermos em verdadeira justiça e santidade (Efésios 4:24).
COMO SOMOS REGENERADOS
O homem pecador está distante de Deus (Isaías 59:2); é incapaz de obedecê-lo e de agradá-lo (Salmos 51:5; 58:3; Romanos 8:7,8); e está morto espiritualmente por causa de seus pecados (Efésios 2:1).
A fé em Jesus nos leva a crer que nossos pecados podem ser perdoados por Deus somente pela morte de Cristo na cruz. Essa fé nos leva ao arrependimento pelos nossos pecados (Mateus 3:2) e, ao aceitar a verdade em nossos corações, o Espírito Santo transforma a nossa condição de pecadores condenados em pecadores salvos. Ele gera a vida de Deus em nós e nos restaura para viver de forma que agrada a Deus, para não mais fazer do pecado uma prática habitual, mas que tenha o desejo de agradar ao Senhor e de evitar o mal (1 João 3:9), tornando-nos participantes da natureza divina (1 Pedro 1:4). Essa Nova Criatura não sente mais atração pela sua vida passada de pecados, pois aquele que “está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5:17).
CONCLUSÃO:
O homem foi criado por Deus para viver eternamente com Ele em Seu Glorioso Reino. Mas o pecado separou o homem de Deus, causando a sua morte espiritual, porque perdeu a vida eterna que o seu Criador havia dado. A solução que Deus planejou para trazer o homem de volta à vida eterna foi conduzi-lo ao novo nascimento ou regeneração operada pelo Espírito Santo.
Por João Francisco e Emerson Cardoso
QUESTÕES PARA REFLEXÃO
- Quando Jesus fala com Nicodemos “é necessário nascer de novo” (João 3), que tipo de nascimento ele tinha em mente? Como você entende essa declaração de Jesus aplicada à sua vida?
- Fale de sua condição nesse processo de novo nascimento: não foi concebido; em desenvolvimento, mas não a ponto se ser notado; em gestação; chutando como uma criança; ou nascido e crescendo diariamente?
- Fale de sua experiência ao “nascer de novo” e de seu crescimento até hoje, de como você percebe o Espírito Santo trabalhando nisso?