“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós” (João 14:16-17).
LOUVOR (Melhor Amigo – Kleber Lucas)
Espírito Santo, meu melhor amigo
Eu sei que posso confiar
Abrir coração, certeza do amor
Presente de Deus, consolador
Espírito Santo que fala comigo
Na Tua voz posso encontrar
A força de Deus, a luz do Senhor
Me mostra o caminho onde vou
E quando eu não sei orar
Eu sei que Tu podes fazer
Segundo a vontade de Deus, o Pai, em mim
Meu guia na adoração
Oh, profundidade e poder
Espírito Santo é Deus morando em mim.
TEXTO PARA REFLEXÃO
Hoje iniciamos uma nova série sobre o Espirito Santo. A Bíblia ensina que Ele é uma das três pessoas da Trindade. Ele é como o Pai e o Filho. Não é uma força ou energia, como algumas pessoas ensinam, mas uma pessoa real. Segundo a Bíblia, o Espírito Santo tem capacidade para conhecer (Romanos 8:27; 1 Coríntios 2:10,11), sentir (Romanos 5:5; Efésios 4:30), decidir (Atos 13:1-4; 16:6-7), ensinar (João 14:26; 16:13-14), etc.
Deus Pai e Deus Filho enviaram o Espírito Santo, “outro Consolador”, para tomar o lugar de Jesus nesta terra. Ele vem em nome de Jesus: “Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” (João 14:26).
O Espírito Santo deve ser para nós o que o próprio Jesus foi para os discípulos quando estava em carne aqui na terra. Jesus caminhou, conversou e teve comunhão com eles; Ele os dirigiu, instruiu e protegeu. Ele disse: “Eu vou embora, mas enviarei Outro para andar com vocês, ser amigo de vocês e estar com vocês”.
O Espírito Santo ficou no lugar de Jesus aqui na Terra. Jesus quer que você venha a conhecer o Espírito Santo – amar, confiar e crer no Espírito Santo que habita em nosso coração – conhecê-Lo pessoalmente e dar-Lhe o lugar real que Ele merece.
O Espírito Santo é uma Pessoa. Não se refira a Ele como se fosse uma coisa. Devemos tratá-Lo como trataríamos Jesus se Jesus estivesse aqui em carne. Você honraria e reverenciaria o Senhor Jesus. Faça o mesmo com o Espírito Santo.
O Espírito Santo ministra a nós de muitas maneiras: convence (João 16:7-7), atrai (João 6:44; Romanos 3:11), ensina (Atos 16:14; 1 Coríntios 2:14), sela (Efésios 1:13; 2 Timóteo 2:19), habita em nós (1 Coríntios 6:19) consola (João 14:16), guia (João 16:13), dá poder (Atos 1:8), intercede por nós (Romanos 8:26).
CONCLUSÃO:
Temos um amado amigo na Pessoa do Espírito Santo. Ele é para nós o que Jesus foi para os discípulos. E devemos ser para Ele o que os discípulos foram para Jesus. Como somos abençoados por termos um Amigo como Ele!
Por João Francisco e Emerson Cardoso
QUESTÕES PARA REFLEXÃO
- Quem é seu (sua) melhor amigo (a)? Fale sobre ele (ela).
- Como você imagina ser o Espírito Santo?
- Como você acha que o Espírito Santo se sente em relação a você?
- Como você se sente em relação ao Espírito Santo?
- Compartilhe de sua experiência pessoal com o Espírito Santo.