“Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha” (Mateus 7:24 NVI).
LOUVOR (Eu e Minha Casa Serviremos a Deus – Eyshila)
Eu e minha casa serviremos a Deus
Serviremos a Deus (2X)
Minha família pertence ao Senhor, e tem prazer em agradá-lo,
nós esperamos em suas promessas temos prazer adorá- lo
Porque ele é lindo, lindo, lindo como só ele é
Porque ele é lindo, lindo, seremos tudo o que ele quiser.
Porque ele é Santo, santo, santo como só ele é
Poque ele santo, santo seremos tudo que ele quiser
Eu e minha casa serviremos a Deus
Serviremos a Deus
TEXTO PARA REFLEXÃO
A expressão popular “um dia a casa cai” se refere a situações em que algo começou errado e certamente terminará pior ainda. Infelizmente muitas casas estão em ruínas não em suas paredes, mas seu conteúdo principal – o amor.
O relacionamento pode ser comparado com a manutenção de uma casa. Precisa sempre estar em dia para não deixar acumular problemas que podem se tornar irreversíveis.
Jesus falou de dois homens que construíram suas casas. A diferença está em suas bases. Um construiu sobre a areia e outro sobre a rocha. O resultado dessa diferença apareceu depois de uma tempestade sobre ambas. Aquela erguida sobre a areia desabou, enquanto aquela sobre rocha permaneceu intacta.
Vamos refletir sobre quatro fatos que sustentam a família comparando com quatro colunas de uma edificação:
1- FÉ
A primeira coluna de sustentação da família é a fé. Jesus começa a descrição destes dois homens como “aquele que ouve” (v.24 e 26). Isso nos lembra da fé, porque “a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus” (Romanos 10:17).
Sem fé a família está enfraquecida, pois “a fé é o firme fundamento” (Hebreus 11:1). Muitos lares esmorecem porque não cultivam a fé, e quando passam por tempestades não acreditam que podem superar. Alicerce sua família com fé!
2. SABEDORIA
O homem que construiu a sua casa sobre a rocha foi chamado de “homem prudente” (v.24) e aquele que construiu a sua casa sobre a areia foi chamado de “homem insensato” (v.26). Sabedoria é uma virtude do homem prudente, enquanto a falta dela é uma característica do homem insensato.
A família precisa de sabedoria de Deus em seus relacionamentos e decisões. Mas a falta dela decorre da falta de temor a Deus, pois “o temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam” (Salmos 111:10).
Pessoas que não respeitam a Deus, também não conseguem respeitar os familiares. Alicerce sua família com temor a Deus!
3. OBEDIÊNCIA
Jesus disse que o homem prudente pratica a sua Palavra (v.24). Já o homem insensato “não as pratica” (v.26). O primeiro é obediente, o segundo, desobediente.
Não adianta a família ser apenas religiosa. Precisa também viver sua fé em seu lar (Tiago 1:22). Pois, obediência é uma questão de decisão. Por mais que os sentimentos nos abalem devemos decidir amar por obediência ao mandato de Jesus: amar ao próximo (Marcos 12:31), principalmente os de dentro de casa. Alicerce sua família em obediência!
4. PERSEVERANÇA
As duas casas do texto passaram pela mesma tempestade: chuva, ventos e enxurrada (v.25 e 27). Toda família, sem exceção, passa por temporais e lutas e quando está alicerçada sobre Cristo torna-se mais forte e mais unida depois que a tempestade passa (Romanos 5.3,4). Por isso é preciso perseverar e suportar o que for preciso, sabendo que a tempestade passará.
Assim como é prudente esperar o temporal acalmar para sair de casa, devemos esperar as tempestades da vida passarem, juntamente com a a nossa família, perseverando unidos e sabendo que o “Sol da Justiça” se levantará trazendo paz e tranquilidade à família (Malaquias 4:2). Alicerce sua família com perseverança!
CONCLUSÃO:
A família precisa de alicerces firmes que a sustente (Lucas 6:48-49). A base deve ser Cristo, representado pela Palavra de Deus. Seja prudente e edifique seu lar com as colunas da Fé, da Sabedoria, da Obediência e da Perseverança. Se a edificação de sua casa parecer difícil para você, o Senhor é aquele que te fortalece (Filipenses 4:13). Jesus te ajudará nesse trabalho (Mateus 11:28) e não deixará a sua casa desmoronar, pois o propósito de Cristo é salvar as famílias (Atos 16:31). Deus sustenta a sua família! Creia nisso.
“Nossa família, nosso bem maior”. Portanto, Segure a sua família.
Por João Francisco e Emerson Cardoso
QUESTÕES PARA REFLEXÃO
- Onde você construiria a casa de seus sonhos? Como ela seria?
- Qual a pior tempestade que você passou até hoje? Relacione-as com a sua família.
- O texto de Mateus 7:24-27 faz referência a uma rocha onde a casa do homem prudente foi construída. O que representa essa rocha?
- O texto dessa reflexão menciona 4 colunas que o homem prudente usa para sustentar a sua família. Quais você precisa trabalhar com a sua família para que ela seja fortalecida?
- Que “materiais de construção” você precisa nas próximas semanas para construir ou manter um fundamento sólido sobre a “Rocha”?
- O que Jesus promete àqueles que estão dispostos a viverem de acordo com a sua Palavra?