“Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor” (Josué 24:15 NVI).
LOUVOR (Eu E Minha Casa – André Valadão)
Quero consagrar meu lar a Ti
O nosso futuro para te servir
Com toda a minha força e entendimento
Quero dedicar o meu lar a Ti
Eu e minha casa serviremos a Deus (3x)
Com alegria
Será abençoada minha descendência
Frutificará à Sua presença
Como o bom perfume, meus filhos irão
Perfumar todas as nações
Eu e minha casa serviremos a Deus (3x)
Com alegria
TEXTO PARA REFLEXÃO
Algumas pessoas perguntam: a minha igreja é extensão da minha casa, ou a minha casa é a extensão da minha igreja? A resposta é: ambos os casos estão certos. Quando dizemos que a igreja é uma extensão de nossa casa, estamos reconhecendo a máxima, lares fortes, igrejas fortes; porém, lares destruídos, igrejas sem vida.
MINHA CASA SERVE AO SENHOR
Quando olhamos para a igreja do primeiro século, os irmãos se reuniam em casas e não em prédios como temos hoje. Até mesmo os judeus que se convertiam e que iam ao templo, tinham as suas casas como lugar onde repartir o pão: “E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar” (Atos 2:46-47). Quando Josué deparou com o pecado de Israel, sua infidelidade a Deus e adoração aos outros deuses, ligou sua casa ao Senhor, dizendo: “Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém, eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24:15)
A IMPORTÂNCIA DA NOSSA CASA
Quando o nosso lar se torna uma extensão da igreja e a igreja se torna uma extensão de nosso lar, não temos tempo para desânimo, crítica ou qualquer outro pecado que possa atrapalhar nossa comunhão com Deus. Assim, podemos, com liberdade, louvar ao Senhor e servi-lo, tendo uma vida de oração, de leitura e meditação na Sua Palavra. Muitos se esquecem de que nosso culto a Deus não começa na igreja, mas sim em casa, através do nosso devocional e da leitura diária da Palavra de Deus. Quando entendemos isso, entendemos também a importância da igreja, bem como a importância do lar. Por isso, não podemos abandonar nossa igreja e, muito menos, o nosso lar.
A IMPORTÂNCIA DA NOSSA IGREJA
O sonho de Davi era viver onde Deus estivesse presente, vejamos o que ele disse: “Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo” (Salmo 27:4). A nossa igreja é também a extensão da nossa casa, pois é ali onde juntos adoramos a Deus, pois somos a primeira instituição que Ele criou: a família.
CONCLUSÃO:
A vontade de Deus é que o endereço do céu seja sua casa. Sua casa será o endereço do céu quando ela for completamente dirigida pelo Espírito Santo.
Por João Francisco e Emerson Cardoso
QUESTÕES PARA REFLEXÃO
- Família saudável, igreja saudável. Lares destruídos, igreja sem vida. Como você entende isso?
- Minha igreja é extensão da minha casa. O que isso significa pra você?
- Minha casa é extensão da minha igreja. O que isso significa pra você?
- Comente sobre a importância de sua igreja para a sua família.
- Fale da importância de sua família para a igreja.