JESUS E O TEMPO

“Então Jesus lhes disse: “Para mim ainda não chegou o tempo certo; para vocês qualquer tempo é certo” (João 7:6 NVI)

“Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava” (Marcos 1. 35 NVI)

LOUVOR (Dono do Meu Coração Diante do Trono)

Rei do universo Te dou meu louvor
Com tantas bênçãos me cercas, Senhor
Só Tu és a fonte de alegria e prazer
Melhor que a própria vida é Te conhecer
 
Tu és o dono do meu coração (2X)
E não há outro (e não há outro) (2X)
Só Tu és o dono do meu coração (2X)
Paz e família, abrigo e luz
 
Minhas necessidades supres todas em Jesus
Mas nem o ouro e a prata podem satisfazer
A sede da minh’alma é a Ti pertencer
 
Planos e sonhos Tu tens para mim
Eu maravilhado digo: “Eis me aqui”
Quero agradar-Te e cumprir Teu querer
Caminhando em graça vou obedecer
 
Em minha jornada intimamente Te amar
Para que na glória quando o dia chegar
Ao contemplar Teu rosto eu venha reconhecer
O olhar tão doce que amou o meu ser

TEXTO PARA REFLEXÃO

O mundo tem experimentado grandes transformações todos os dias. Essas transformações sempre têm visado agilizar processos, modernizar e facilitar de alguma forma as nossas vidas. Quem não tem hoje algum equipamento moderno que te faz ganhar tempo e facilita a vida? Por exemplo, antigamente se lavava roupas “no braço”, era uma tarefa que levava horas e mais horas. Hoje temos máquinas de lavar moderníssimas que lavam, torcem e até secam as roupas. Uma grande economia de tempo e esforço, não acha?

Mas apesar dos avanços tecnológicos, da automatização de processos e da constante modernização para agilizar as tarefas, as pessoas têm tido dificuldades em arrumar tempo para dedicar às coisas mais importantes da sua vida, por exemplo, para a sua vida espiritual, para a família e até para si mesmo.

Parece que o tempo para dedicar às coisas prioritárias da vida está cada vez mais escasso ou sequer existe. Estranho isso, não é? Agilizamos processos, modernizamos coisas, mas ficamos com cada vez menos tempo!

Outro problema que enfrentamos com a administração do nosso tempo é saber a hora certa de esperar ou de agir. Existe um ditado que diz “quem tem pressa come cru” e outro que diz “As oportunidades são como o pôr do sol. Se você esperar demais, vai perdê-las”.

Jesus: um homem que sabia administrar o seu tempo

Jesus nos ensina que precisamos fazer o nosso tempo. Na verdade, não existe falta de tempo, mas a má administração dele. Jesus era um homem atarefado, um mestre, alguém muito concorrido, seguido por multidões que exigiam muito de sua energia e atenção. Uma pessoa típica que provavelmente reclamaria que não tem tempo para algumas coisas que gostaria de fazer na vida!

Porém, o que vemos relatado sobre Jesus é que Ele fazia com que coisas importantes fizessem parte de seu tempo, não importando se isso exigisse Dele que sacrificasse algumas coisas como, por exemplo: “Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava” (Marcos 1.35).

Jesus sabia que não existiam soluções mágicas. O tempo é algo matemático, é algo exato, não há como ter mais dele, não há como pará-lo, não há como recuperá-lo.

Ele julgava importante passar um tempo a sós com o Pai. Observamos que em Lucas 5:16 “[…] Jesus retirava-se para lugares solitários, e orava”. Quanto mais a sua fama aumentava, mais ele se dedicava a passar mais tempo com o Pai.

Jesus: um homem que sabia a hora de esperar e a hora de agir

Jesus estava na Galileia e sua fama já corria à sua frente, porém, ainda não era hora de ir para a capital (João 6:7). Jesus estava em comunhão com o Pai em todo o tempo. Por isso, ele sabia a hora de esperar e a hora de agir: “[…] a minha hora ainda não chegou” (João 2:4). Mais tarde, ele declara: “Chegou a hora de ser glorificado o Filho do homem” (João 12:23).

Conclusão

Podemos aprender com Jesus a fazer com que as coisas importantes da vida ocupem o nosso tempo, mesmo tendo que sacrificar algo, como alguns minutos a mais de sono.

Aprendemos pela Bíblia que o segredo de Jesus com a boa administrar de seu tempo estava na dedicação de tempo a sós com o Pai.

Assim, quando começamos o dia dedicando primeiramente um tempo a sós com o nosso Senhor, não faltará energia e alegria para enfrentar as exigências da vida; e saberemos a hora certa de esperar e a hora certa de agir.

Por João Francisco e Emerson Cardoso

QUESTÕES PARA REFLEXÃO

  1. Como está o andamento de seu dia, atualmente? Suas 24 horas parecem pouco para a sua agenda diária? Comente.
  2. Quais prioridades você julga importante para dedicar o seu tempo diário? Você consegue realiza-las? Comente.
  3. Jesus foi um homem muito ocupado no seu ministério terreno. Que princípios e lições você pode aprender com ele sobre a gestão do seu tempo diário?
  4. Qual era o segredo de Jesus para saber a horar certa de esperar mais e de agir imediatamente?
  5. Como você acha que Deus pode te ajudar na administração do seu tempo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *