“Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda” (Salmos 127:1 NVI).
LOUVOR (Casa de Bênção – Eyshila)
Minha casa será uma casa de bênção
Minha casa será um pedaço do céu
Nela estarão reunidos adoradores
Que só exaltam ao Deus verdadeiro e fiel
Minha casa será reconhecida
Como um lugar de milagres e oração
Onde Jesus tem prazer em ficar
Onde o Espírito Santo habita
Onde há prosperidade, amor e vida
Faça do meu lar, Senhor
Um lugar de harmonia
Faça do meu coração
Tua casa todo dia
Esteja à vontade pra ficar
E nunca mais partir
Pois a casa que um dia te recebeu
Nunca mais saberá viver sem ti
TEXTO PARA REFLEXÃO
Precisamos entender como Deus vê a nossa casa e como podemos cooperar com o Senhor em sua edificação para ficar como Ele quer.
Vamos utilizar a figura de uma casa e algumas referências bíblicas para mostrar como Deus deseja que a nossa casa seja edificada.
A BASE = Cristo a Rocha: “edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular” (Efésios 2:20-22). Cristo é a Rocha que faz a base de uma casa ser inabalável.
AS PAREDES = Proteção: “lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossa mulher e vossa casa” (Neemias 4:14). No tempo de Neemias, os judeus edificaram um muro ao redor da cidade com as casas cercando a cidade e cada família edificou o muro perto da sua casa. Assim como a proteção de uma casa depende da resistência de suas paredes, a proteção da família depende da união de todos os seus membros com o propósito de proteger a família.
O TETO = Presença do Senhor: “O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente” (Salmos 91:1). A presença do Senhor é a cobertura da família, porém, aberta para a glória de Deus.
ÁGUA = Fé: “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” (João 7:38).Como não pode haver falta de água em uma casa, também não pode faltar a fé que faz fluir a presença de Deus no lar.
LUZ = Bíblia: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos” (Salmos 119:105). Assim como a lâmpada fica posicionada no teto, em lugar de destaque para iluminar toda a casa, a Bíblia não deve ficar em uma gaveta ou em um lugar como ornamento, mas como referencial para dirigir todos os caminhos da família.
CONCLUSÃO:
A casa vista por Deus é assim, não importa se é grande ou pequena. O que faz a diferença é se for um lugar firme na Rocha, protegida, sob a presença do Senhor e onde flui a água do Espírito e a luz da Palavra de Deus.
Seja um colaborar de Deus na edificação de sua família e por mais que as “tempestades” da vida venham contra ela, ainda permanecerá inabalada.
Por João Francisco e Emerson Cardoso
QUESTÕES PARA REFLEXÃO
- Em sua opinião, como deve ser o lar de uma família que serve ao Senhor?
- Quais as “ferramentas e os materiais” que o Senhor disponibiliza aos “construtores” de família?
- Quais obras o Senhor tem realizado com você em sua casa para que ela fique do jeito que ele quer?
- Com base no estudo que fizemos qual (quais) estruturas faltam ou precisam de restauração em sua casa? E como esse grupo pode te ajudar?