A casa que Deus quer edificar

“Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda” (Salmos 127:1 NVI).

LOUVOR (Casa de Bênção – Eyshila)

Minha casa será uma casa de bênção
Minha casa será um pedaço do céu
Nela estarão reunidos adoradores
Que só exaltam ao Deus verdadeiro e fiel
 
Minha casa será reconhecida
Como um lugar de milagres e oração
Onde Jesus tem prazer em ficar
Onde o Espírito Santo habita
Onde há prosperidade, amor e vida
 
Faça do meu lar, Senhor
Um lugar de harmonia
Faça do meu coração
Tua casa todo dia
Esteja à vontade pra ficar
E nunca mais partir
Pois a casa que um dia te recebeu
Nunca mais saberá viver sem ti

TEXTO PARA REFLEXÃO

Precisamos entender como Deus vê a nossa casa e como podemos cooperar com o Senhor em sua edificação para ficar como Ele quer.

Vamos utilizar a figura de uma casa e algumas referências bíblicas para mostrar como Deus deseja que a nossa casa seja edificada.

A BASE = Cristo a Rocha: “edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular” (Efésios 2:20-22). Cristo é a Rocha que faz a base de uma casa ser inabalável.

AS PAREDES = Proteção: “lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossa mulher e vossa casa” (Neemias 4:14). No tempo de Neemias, os judeus edificaram um muro ao redor da cidade com as casas cercando a cidade e cada família edificou o muro perto da sua casa. Assim como a proteção de uma casa depende da resistência de suas paredes, a proteção da família depende da união de todos os seus membros com o propósito de proteger a família.

O TETO = Presença do Senhor: “O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente” (Salmos 91:1). A presença do Senhor é a cobertura da família, porém, aberta para a glória de Deus.

ÁGUA = Fé: “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” (João 7:38).Como não pode haver falta de água em uma casa, também não pode faltar a fé que faz fluir a presença de Deus no lar.

LUZ = Bíblia: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos” (Salmos 119:105). Assim como a lâmpada fica posicionada no teto, em lugar de destaque para iluminar toda a casa, a Bíblia não deve ficar em uma gaveta ou em um lugar como ornamento, mas como referencial para dirigir todos os caminhos da família.

CONCLUSÃO:

A casa vista por Deus é assim, não importa se é grande ou pequena. O que faz a diferença é se for um lugar firme na Rocha, protegida, sob a presença do Senhor e onde flui a água do Espírito e a luz da Palavra de Deus.

Seja um colaborar de Deus na edificação de sua família e por mais que as “tempestades” da vida venham contra ela, ainda permanecerá inabalada.

Por João Francisco e Emerson Cardoso

QUESTÕES PARA REFLEXÃO

  1. Em sua opinião, como deve ser o lar de uma família que serve ao Senhor?
  2. Quais as “ferramentas e os materiais” que o Senhor disponibiliza aos “construtores” de família?
  3. Quais obras o Senhor tem realizado com você em sua casa para que ela fique do jeito que ele quer?
  4. Com base no estudo que fizemos qual (quais) estruturas faltam ou precisam de restauração em sua casa? E como esse grupo pode te ajudar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *