Você foi feito para uma missão

“Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo” (João 17:18).

LOUVOR (Por toda a terra – Nívea Soares)

 Quero te ver
Rasgando os céus
Tua vontade sendo feita em toda terra
Faz-me ouvir
Um novo som
O teu Espírito enchendo toda carne
Do conhecimento da tua glória
Toda terra se encherá
Que o teu renome se espalhe
Teu governo se estenda
Por toda terra
Por toda terra.

Deus está atuando no mundo e quer que você se junte a ele. Essa atribuição é conhecida como sua missão. Deus quer que você tenha tanto um ministério no corpo de Cristo quanto uma missão no mundo. Seu ministério é seu serviço com os que creem (Colossences 1:25; 1 Coríntios 12:5), e a sua missão é seu serviço junto aos que não creem.

A missão de sua vida é tanto participativa quanto particular. Parte dela é uma responsabilidade compartilhada com todos os outros cristãos, e parte é uma tarefa exclusivamente sua.

A palavra “missão tem sua raiz no termo latino “enviar”. Ser cristão inclui ser enviado ao mundo como representante de Jesus Cristo. Jesus disse: “Assim como o Pai me enviou, eu os envio” (João 20:21b).

Jesus entendeu nitidamente a missão de sua vida sobre a terra. Quando estava com doze anos de idade, ele disse: “Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai” (Lucas 2:49) e, vinte e um anos mais tarde, morrendo na cruz, ele exclamou: “Está consumado” (João 19:30). Jesus completou a missão que lhe foi confiada pelo Pai.

A missão de Jesus na Terra é nossa missão agora, pois somos o corpo de Cristo. Aquilo que ele fez ao seu corpo físico devemos dar prosseguimento em sei “corpo espiritual”, a igreja. Que missão é essa? Apresentar Deus às pessoas! A Bíblia diz: “Deus […] por meio de Cristo, nos transforma de inimigos em amigos dele. E Deus nos deu a tarefa de fazer com que os outros também sejam amigos dele” (2 Coríntios 5:18 NTLH).

Deus quer resgatar os seres humanos de Satanás e reconciliá-los consigo. Para isso fomos resgatados –  para cumprir os Seus propósitos: amá-lo, ser parte de sua família, tornar-nos semelhantes a ele, servi-lo e contar aos outros a respeito dele. Assim, Jesus nos salva e então nos envia (2 Coríntios 5:20). Somos os mensageiros de Deus e espalhamos as boas-novas de seu amor e de seus propósitos para o mundo.

Rick Warren, 2013, adaptado por João Francisco e Emerson Cardoso

QUESTÕES PARA REFLEXÃO

  1. De acordo com a Bíblia, qual foi a missão de Jesus ao ser enviado à Terra, e como ele cumpriu essa missão?
  2. De acordo com o texto lido, descreva a missão para a qual Jesus te enviou.
  3. O que você precisa para cumprir a missão para a qual Jesus te enviou? Considere o texto de Atos 1:8 em sua resposta).
  4. Como você realiza essa missão em seu dia-a-a-dia? Que motivação você tem para realiza-la? O que pode te atrapalhar?
  5. Sabendo da sua missão, escreva dois alvos para você alcançar até o final do ano e estabeleça-os como propósito de oração.

PARA NÃO ESQUECER

Você é a Carta de Jesus para seus familiares, amigos e desconhecidos. Deixe eles lerem o Evangelho em você todos os dias. Porque você é o Evangelho Vivo de Jesus!

Aproveite todas as oportunidades para servir. Vivam o Evangelho puro e simples.

Não servimos a Deus movidos por culpa, medo ou mesmo por obrigação, mas pela alegria e profunda gratidão pelo que Ele fez por nós (Rick Warren, 2013).

Servir e dar a vida é a essência da vida cristã. Rio que recebe água, mas não deságua é como o Mar Morto, nada sobrevive (Rick Warren, 2013). Desse modo, para os cristãos, servir não é opção, tampouco algo a ser encaixado em nossa agenda quando há tempo disponível.

__________________

Referência Bibliográfica:

WARREN, Rick. Uma vida com propósito: para que estou na Terra? 3ª Ed. Tradução James Monteiro e Juliana Kummel. São Paulo: Editora Vida, 2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *