“Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda” (João 15:2).
Canção Temática (Coração igual ao Teu – Diante do Trono)
Se Tu olhares, Senhor
Pra dentro de mim
Nada encontrarás de bom
Mas um desejo eu tenho
De ser transformado
Preciso tanto do Teu perdão
Dá-me um novo coração
Dá-me um coração igual ao Teu, Meu mestre
Dá-me um coração igual ao Teu
Coração disposto a obedecer
Cumprir todo o Teu querer
Dá-me um coração igual ao Teu
Ensina-me a amar o meu irmão
A olhar com Teus olhos, perdoar com o Teu perdão
Enche-me com Teu Espírito
Endireita os meus caminhos, Ó Deus
Dá-me um novo coração
Enche-me com Teu Espírito
Endireita os meus caminhos, Ó Deus
Dá-me um novo coração
Removendo os obstáculos
Na analogia em João 15, o Senhor Jesus declara ser Ele a videira. e os discípulos são os ramos que extraem dEle a vida e a força necessária para subsistir e produzir frutos. Quem cuida da videira é o Pai (João 15:1). Deus remove os ramos infrutíferos (aqueles que não permaneceram) e poda os que dão fruto, tirando os “galhos” desnecessários, de modo que os frutos não sejam obstruídos em seu crescimento. Com isso, o Pai demonstra sua determinação em remover os obstáculos a fim de que Sua videira seja frutífera. Contudo, não nos deve preocupar a realidade da limpeza e da poda, elas são necessárias e úteis. Devemos, sim nos ocuparmos em sermos discípulos que atendem as expectativas do nosso Senhor, ou seja, que dão fruto de qualidade.
O sinal de saúde dos ramos é o fato de produzirem muitos frutos e frutos bons. Vale frisar, no entanto, que “dar frutos” tanto faz referência a gerar novos discípulos, quanto à qualidade de quem já é discípulo. Neste caso tem a ver com “o fruto do Espírito” (Gl 5: 22-12), a saber, as evidências de que o Espírito Santo guia aquela vida. Se vivermos uma vida cheia do fruto do Espírito, com certeza nossa contribuição para o Reino de Deus será muito produtiva.
Por João Francisco
Questões para reflexão
- Como a árvore e o seu fruto o ajudam a reconhecer uma pessoa do Reino de Deus? (Observe que pessoas do Reino de Deus são aquelas que se submeteram ao governo de Deus, entregando sua vida a Ele).
- Que qualidade de fruto seus conhecidos diriam que você está produzindo: de qualidade excelente ou questionável ou cheio de “bichos”? Comente.
- Deus é onisciente, que qualidade de fruto Jesus diria que você está produzindo: de qualidade excelente ou questionável ou cheio de “bichos”? Comente.
- Se sua resposta à questão anterior foi questionável ou com “bichos”, o que Jesus teria de fazer para torna-lo bom, excelente?