Uma Boa Notícia para você, pessoalmente

“Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação” (Romanos 10:9,10 NVI).

Na reunião da semana passada vimos que a Ressurreição de Jesus, assim como a Sua Crucificação, foram eventos que atestaram que as antigas esperanças foram cumpridas de uma maneira como ninguém imaginava. Que o Plano de Deus para salvar e restaurar o que havia se perdido foi finalmente realizado em Jesus Cristo. A partir de então, o único e verdadeiro Deus havia se tornado o Rei e Senhor do mundo.

Essa boa notícia está relacionada a tudo o que aconteceu em Jesus e por meio de Jesus, e a tudo que, algum dia, acontecerá, de forma completa e total, a toda a Criação (Romanos 8:19-23; Apocalipse 21:1-6). Contudo, apesar de alcançar toda a Criação, essa boa notícia está relacionada à dimensão pessoal de cada indivíduo.

O resgate e a transformação que Deus realizou na morte e ressurreição de Jesus é o resgate e a transformação de cada pessoa que se entrega a Ele. Pois, “cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus” (Romanos 14:12).

A mensagem do Evangelho operada poderosamente por intermédio do Espírito Santo, no coração e na mente dos seres humanos, produz fé, declarada na confissão de cada pessoa, de que Jesus é o seu Senhor e na sincera crença de que Deus realmente o reergueu dos mortos (Romanos 10:9,10). Essa fé é o primeiro sinal de nova vida, que Deus completará em nós.

A Boa Notícia de Jesus, do que aconteceu no passado e do que acontecerá no futuro, gera, em cada pessoa que a recebe, arrependimento pelo pecado e gratidão pelo perdão, amor por Deus e pelo próximo, desejo de santidade, surgimento de vocações específicas, uma viva esperança da Segunda Vinda de Jesus e expectativa pela Nova Criação final de Deus.

Contudo, ainda não recebemos no presente tudo o que Deus quer nos dar. Sabemos que há um longo caminho a percorrer, e que a presença, a vida e o poder do Messias já nos foi dada, embora marcados pela cruz. É por isso que ainda sofremos no presente. Mas com afirma o Apóstolo Paulo, “[…] nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada” (Romanos 8:18).

A Boa Notícia de Jesus garante que “Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito” (Romanos 8:28). Essa Boa Notícia nos garante que nada pode nos separar do Amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor (Romanos 8:39). Mesmo para alguém que está em um velório, Jesus está dizendo: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá, e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente” (João 11:25,26).

Por fim, podemos garantir que a Boa Notícia de Jesus é real e verdadeira, pois ela transforma pessoas, individualmente, por causa do que aconteceu no passado, quando Jesus veio ao mundo pela primeira vez, e o do que acontecerá no futuro, quando Jesus vier ao mundo pela segunda vez. Essa transformação é real e duradoura porque antecipa genuinamente o Reino de Deus na terra, trazendo o Espírito Santo de Deus, a vida e poder de Jesus e a cultura do Reino como estilo de vida a todos, individualmente, que creem.

Por Emerson Cardoso

Referência Bibliográfica:

WHIGHT, N. T. Simplesmente Boas Novas: Por que o Evangelho é uma notícia e o que a torna boa. Tradução Idiomas e Cia/Cláudio Chagas. Brasília: Chara Editora, 2016.

Questões para reflexão

  1. Que sinais de envelhecimento e desgaste você está começando a sentir? Quais expectativas você tem para o futuro?
  2. O que te ajuda a lidar com a dor e o sofrimento?
  3. A Bíblia declara que “cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus” (Romanos 14:12). Diante dessa declaração, em que sentido o Evangelho de Jesus é uma boa notícia para você, individualmente?
  4. O Evangelho de Jesus nos revela que o importante é o que Deus fez por você, e não o que você fez ou está fazendo para Deus. Como você entende isso?
  5. O que significa declarar que “Jesus é o Senhor”? Como isso muda a sua vida?
  6. O que o Apóstolo Paulo quis dizer com “a glória que em nós será revelada” (Romanos 8:18)?

Versículo para memorizar:

“Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é” (1 João 3:2).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *