“Dêem-me ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva. Farei uma aliança eterna com vocês, minha fidelidade prometida a Davi”
Pessoas famintas e sedentas estarão condenadas à morte caso não consigam comida e água para saciá-las. Essa situação ilustra a condição universal de dependência da humanidade.
Na reunião anterior, meditamos sobre o convite gracioso do Senhor. Vimos que Deus não oferece somente “água”, mas tudo o que traz grande satisfação ou abundância à vida: água para matar a sede e para purificação (João 4:14; João 13:5); Pão com fartura, para saciar a fome (Lucas 15:17; João 6:35); Leite, para o crescimento (1 Pedro 2:2); Vinho, para alegrar o coração (Salmos 104:15). E o melhor de tudo é que o convite é para aqueles que não podem pagar. O Senhor oferece, pela graça, tudo o que é necessário para dar uma vida abundante ao Seu povo (João 10:10). Os vendedores exigiam dinheiro, mas seus produtos não satisfaziam plenamente.
Então, o Senhor nos dá um conselho “ouçam-me, dai-me ouvidos”. Diante do convite de Deus, o Senhor nos chama a atenção para aceitá-lo. Dar ouvidos transmite a ideia de obediência.
O Senhor está oferecendo uma Boa Notícia, um convite à vida abundante que só Ele pode dar. Assim, dar ouvidos, ou aceitá-la, significa obedecer ao Senhor. E o resultado? “para que sua alma viva”.
O texto bíblico ainda fala da aliança que o Senhor fez conosco. Uma aliança selada pelo sangue de Jesus Cristo (Lucas 22:20). Da qual, o Senhor nos convoca para testemunhar aos povos (Isaías 55:4,5)
Aos famintos e sedentos, o Senhor continua a convidar: “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo” (Apocalipse 3:20).
Sobre as bênçãos prometidas a Davi, leia Atos 13:32-38.
Questões para reflexão
- Quem, quando criança/adolescente, já foi advertido pelo seu pai com a expressão: “escuta aqui, menino (a)…”? O que ele queria comunicar?
- Quando você teve um encontro pessoal com Deus pela primeira vez? Como você ouviu Ele falar com você? Como soube que era o Senhor quem falava com você?
- De que forma você ouve a Deus, atualmente?
- O que Deus tem falado aos seus ouvidos, nesses dias?
- Em que sentido a obediência aos Mandamentos do Senhor pode saciar o homem plenamente?
- Com que atitude eu oro? (a) “Fala Senhor, que o teu servo ouve”; (b) “Ouça Senhor, que o teu servo fala”? Como eu posso aprender a ouvir mais e falar menos em meu relacionamento com o Senhor?
- Como eu trato a Palavra de Deus (Bíblia)?