Introdução
Abordamos nos estudos das últimas três semanas três dimensões da nossa nova vida que podem nos identificar com Jesus: o coração, a mente e os sentimentos. Apesar de serem dimensões internas de nosso ser, elas manifestam-se exteriormente mais cedo ou mais tarde. E assim, podemos conhecer as pessoas como elas de fato são ou estão por dentro.
Uma área do nosso exterior que expõe mais publicamente nosso interior é o rosto. Ele é a parte mais reconhecível e a menos coberta. É pelo rosto que identificamos as pessoas.
Hoje, estudaremos sobre como nossos rostos demonstra nossa semelhança com Jesus.
O texto bíblico referencial será 2 Coríntios 3:13-18 e Mateus 17:2.
1. A adoração que transforma
Deus nos convida para que vejamos a sua face, e então Ele mudará a nossa. Ele usa nossas faces descobertas para expor a sua glória. A transformação não é fácil, mas o nosso Deus é capaz de realizar essa tarefa. Ele ama mudar o semblante de Seus filhos. Rugas de preocupação são removidas. Sombras de vergonha e dúvida tornam-se retratos de graça e confiança. Ele faz relaxar os maxilares cerrados e aplaina as testas franzidas. O toque dEle é capaz de transformar lágrimas de desespero e lágrimas de paz. Como? Através da adoração.
Max Lucado nos conta uma história que ilustra esse processo. Pessoas em um avião e pessoas sentadas em um banco de igreja têm muito em comum. A maioria é bem comportada e apresentável. A maioria, se não todas, ficam satisfeitas com a experiência: foi um bom vôo/ foi um bom culto de adoração. Saem da mesma maneira que entram, e estão felizes por poder voltar numa próxima vez. Porém, alguns não estão satisfeitos com o simplesmente “bom”. Anseiam por algo mais.
Max nos conta uma experiência em um vôo quando um garoto entrou na aeronave perguntando “será que realmente me deixarão falar com o piloto?” Sua pergunta chegou até a cabine de comando, fazendo o piloto se inclinar para responder: “tem alguém procurando por mim?”. O menino levantou a mão rapidamente: “Sou eu”. “Bem, pode entrar”, respondeu o piloto.
Com a aprovação de sua mãe, o menino entrou e saiu alguns minutos depois com os olhos arregalados. “Uau! Estou tão feliz por estar nesse avião!”, exclamou. O rosto de ninguém mais demonstrava estar tão maravilhado como o do menino.
É isso que acontece conosco quando nossa motivação é mais que um “bom culto”, quando entramos na igreja pedindo para ver o “piloto”. E quando vemos a glória do Senhor, nosso rosto é transformado. Como? Quando reconhecemos e engrandecemos ao Senhor. Quando adoramos a Deus, o Senhor muda o nosso semblante. É ir ai seu encontro na “cabine de comando” para ver onde Ele se assenta e observar como trabalha. O resultado dessa experiência? Adoração.
2. Chegue mais perto para ver o piloto
Ficar satisfeito com um “bom culto” não trará mudanças em você. Na maioria das vezes sairá da mesma forma que entrou. Contudo, aqueles que buscam mais que isso, saem como aquele menino, com um brilho nos olhos, maravilhados por terem estado na presença do “piloto”, por ver onde Ele se assenta e observar como trabalha.
É isso que aconteceu com Jesus em uma dia que foi adorar, a sua face foi mudada (Mateus 17:1-5; Marcos 9:2-13; Lucas 9:28-36). O contexto da narrativa bíblica demonstra que Jesus estava preparado para subir ao monte, que Ele estava preparado para adorar. Portanto, compete que façamos o mesmo. Adorar devidamente preparado para a adoração. Então, ore antes de ir, e estará pronto para orar quando chegar. Durma ante de ir e não terá sono quando chegar. Leia a Palavra antes de ir, e então seu coração estará rendido quando adorar. Venha desejoso. Venha esperando que Deus fale. Venha perguntando “posso ver o “piloto” hoje?”. Então Ele responderá “chegue mais perto, venha e veja a Minha glória”.
3. O reflexo da glória de Deus
Talvez você esteja ainda questionando “como é possível dizer que está tudo bem se está doendo lá dentro?”. Então, acho que você ainda não entendeu o que significa adorar. Não se preocupe em mudar a sua cara, porque o máximo que conseguirá será forjar uma expressão facial falsa. Isso não é trabalho seu. A transformação no seu rosto é obra dEle. Apenas vá ao seu encontro na “cabine de comando” para ver onde Ele se assenta e observe como trabalha. E Ele o faz. Ele enxuga suas lágrimas. Dá fim a ansiedade e enfado. Muda nosso semblante quando o adoramos.
Um rosto entusiástico e brilhante é a marca de alguém que esteve na presença de Deus. Depois de conversar com Deus, Moisés precisou cobrir sua face com um véu (Êxodo 34:33-35). Depois de ver o céu, a face de Estevão resplandeceu como a de um anjo (Atos 6:15; 7:55, 56).
Hoje, o Senhor usa nossas faces descobertas para expor a sua glória. E então, Ele muda aqueles que nos veem adorar. Deixe que os descrentes sintam a paixão em sua voz ou vejam a sinceridade em sua face, e serão transformados também.
Conclusão
Pessoas que vão a uma igreja talvez não compreendam tudo o que acontece numa casa de adoração. Talvez não compreendam o significado de uma música ou a importância da comunhão, mas reconhecem a alegria quando a veem. E quando virem a sua face transformada, desejarão ver a face de Deus.
Se você não demonstra isso ainda, prepare seu coração para a adoração (peça para ver o “piloto”) e vá ao seu encontro na “cabine de comando” para ver onde Ele se assenta e observe como trabalha. O rosto do menino da história foi mudado, o seu também será.
“Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor” (2 Coríntios 3:18).
Max Lucado (Adaptado por Emerson Cardoso)
Referência Bibliográfica:
LUCADO, Max. Simplesmente como Jesus. Tradução Carla Ribas de Souza e Degmar Ribas Júnior. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil; CPAD, 2013. Pág. 25-34
Para refletir:
- Descreva uma ocasião em que teve de se encontrar com uma pessoa famosa ou participar de um evento importante. Como você se preparou para esse momento? Como ficou pensando nisso? Compare isso com um encontro com Jesus.
- Como você define adoração? O que isso representa para você? Por que você adora?
- Deus transforma os nossos rostos através da adoração. Como seria possível dar maior peso de consciência às palavras que você estiver cantando, orando ou ouvindo?
- Que aspectos da sua adoração demonstram a glória de Deus. Que aspectos dela atrai as pessoas que não conhecem a Cristo?
- Como você seria capaz de melhor “refletir a glória de Deus” durante esta semana? No lar, no trabalho e com os amigos?