“Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver” (João 14:1-3)
Certamente, essa palavra faz pouco sentido fora de seu contexto. Por isso, vamos ao contexto!
O homem e a mulher foram criados perfeitos para um mundo perfeito:
“E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o sexto dia” (Gênesis 1:31).
Mas todos pecaram contra Deus.
“[…] pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Romanos 3:23).
“Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram” (Romanos 5:12).
Então Deus prova o seu amor por nós:
Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores” (Romanos 5:8).
“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).
E o Evangelho da Salvação é:
“[…] que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1 Coríntios 15:3,4).
“Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus” (João 1:12,13).
“Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo” (João 3:7).
Ao concluir sua missão na terra, Jesus declarou:
“Eu vim do Pai e entrei no mundo; agora deixo o mundo e volto para o Pai” (João 16:28).
“[…] Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver” (João 14:2-3)
“Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Consolador não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei” (João 16:7)
Depois que Jesus retornou ao Céu, enviou o Espírito Santo:
“Exaltado à direita de Deus, ele recebeu do Pai o Espírito Santo prometido e derramou o que vocês agora vêem e ouvem” (Atos 2:33).
E ainda hoje, o Espírito diz à igreja:
“[…] pois em breve, muito em breve “Aquele que vem virá, e não demorará” (Hebreus 10:37).
Porque essa é a Sua promessa:
“[…] num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados. Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal, se revista de imortalidade. Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: “A morte foi destruída pela vitória” (1 Coríntios 15:52-54)
“Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois disso, os que estivermos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre” (1 Tessalonicenses 4:16,17).
E quando esse dia chegar, Ele dirá a nós:
“Venham, benditos de meu Pai. Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo” (Mateus 25:34)
“Todavia, de acordo com a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, onde habita a justiça” (2 Pedro 3:13).
E depois disso, o que virá depois?
“Então vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia. Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido. Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou”. Aquele que estava assentado no trono disse: Estou fazendo novas todas as coisas!” (Apocalipse 21:1-5)
Diante de tão maravilhosa revelação, o que poderemos dizer? Maranata! Maranata!
Questões para reflexão
- Essas citações bíblicas resumem um pouco da história de Deus com os homens, o plano de Deus para a obra prima de Sua criação. Como você resumiria essa história com suas palavras em uma frase?
- A volta de Jesus é o tema da esperança do crente. Como você recebe essa notícia?
- Por que foi importante Jesus voltar para o Céu?
- Por que Jesus voltará do Céu outra vez?
- Quem Jesus virá buscar na sua vinda?
- O que você entende por estar preparado para a volta de Jesus? O que te motiva a isso?