Um coração como o dEle

Introdução

Daquele seu encontro com Jesus, ao ser confrontado com você mesmo, e ao sentir a “tristeza segundo Deus” (2 Coríntios 7:9), você creu no Evangelho (Atos 16:31) e nasceu de novo (João 3:3-6). Daquele dia em diante, você é nova criação de Deus (2 Coríntios 5:17), não na semelhança de Adão (1 Coríntios 15:47), mas de Cristo (1 João 3:2; Romanos 6:4-8; Gálatas 3:26,27)!

Você nasceu de novo para ser semelhante a Jesus. Porém, como uma criança, seu nascimento é apenas o início de uma jornada de vida, o início de um projeto de Deus.

Deus adquiriu você por alto preço (1 Coríntios 6:20; 7:23; João 8:47). Mas Ele te ama tanto que se recusa a deixá-lo como você está. Ele quer transformá-lo completamente, até que tenha modelado você “à imagem de seu Filho” (Romanos 8:29).

Deus está te construindo novamente, começando pelo seu coração.

O estudo de hoje tem por objetivo confrontar o seu coração com o de Cristo, a fim de fazê-lo semelhante a Ele.

1. O coração de Cristo

O coração de Jesus era puro. Ele era adorado por milhares, mas não se envaidecia. Ele recebeu cuidados de mulheres (Lucas 8:1-3) e nunca foi acusado de ter pensamentos impuros. Foi desprezado por aqueles que criou, mas mostrou-se disposto a perdoá-los antes mesmo de clamarem por misericórdia. Pedro caminhou três anos e meio com Jesus e descreveu-o como “um cordeiro imaculado e incontaminado” (1 Pedro 1:19). Após sua convivência com Jesus, João concluiu: “e nele não há pecado” (1 João 3:5).

Jesus possuía um coração sereno. Os discípulos gritaram de medo durante a tempestade, mas Jesus dormia. Pedro puxou a espada para lutar com os soldados, Jesus estendeu a mão para curar. O coração de Jesus estava em paz.

Havia um propósito no coração de Jesus. Ele não se desviou de seu objetivo. Estava concentrado, mas não a ponto de ser inconveniente.

O coração de Jesus era agradável. As crianças não resistiam a Jesus. Ele encontrava beleza nos lírios, alegria na adoração e possibilidades nos problemas.

Porém, o maior atributo do coração de Jesus era ser espiritual. Possuía íntimo relacionamento com o Pai (João 14:11). Ele declarou “o Espírito do Senhor está sobre mim” (Lucas 4:18). Ele foi “conduzido pelo Espírito” (Mateus 4:1) e “cheio do Espírito Santo” (Lucas 4:14). Ele retornou do deserto “pela virtude do Espírito” (Lucas 4:14). Ele tinha o hábito de adorar (Lucas 4:16). Era sua prática memorizar as Escrituras (Lucas 4:4). Lucas diz que Jesus “retirava-se para os desertos e ali orava” (Lucas 5:16).

2. O coração da humanidade

Nossos corações parecem tão distantes do de Jesus. Ele é puro; somos gananciosos. Ele é pacificador; somos contenciosos. Ele tem um propósito; nós somos distraídos. Ele é agradável; somos irritantes. Ele é espiritual; somos materialistas.

Se nossos corações e o dEle parecem tão distante, como podemos desejar ter o coração semelhante ao de Jesus? Eis a resposta: já possuímos. Se você entregou sua vida a Jesus, Ele faz de seu coração a sua própria casa (João 14:23; Gálatas 2:20). Ele desfez as malas e está pronto para transformá-lo “de glória em glória, na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor” (2 Coríntios 3:18).

Conclusão

Cristo possui planos grandiosos para nós. O mesmo que salvou a sua alma anseia por remodelar seu coração (Romanos 8:29).

Deus está pronto para moldar-nos à semelhança de Jesus. Sugiro que aceite este oferta. Vamos imaginar o que significa ser semelhante a Jesus. Vamos aprofundar no coração de Cristo.

Precisamos estar “olhando para Jesus” (Hebreus 12:2). Ao vê-lo, perceberemos em quem podemos nos tornar.

Max Lucado (Adaptado por Emerson Cardoso)

Para refletir:

  1. Qual a condição de Jesus em seu coração? Hóspede ou proprietário? Comente.
  2. Deus quer que você seja como Jesus, mas Ele o ama assim como você é. Descreva o “você” que Deus ama.
  3. O que mudaria em sua vida se Jesus se tornasse você? Quem ficaria surpreso com o “novo você”? Por quê?
  4. Já que Deus quer que você tenha um coração como o dEle, faça uma verificação de si mesmo:
    • Qual a condição do seu coração hoje?
    • O que aconteceria durante um “teste sob pressão” de sua vida espiritual? Será que os resultados seriam diferentes, dependendo da circunstância? Comente.
    • Que atitudes específicas você deveria tomar para desenvolver um coração como o de Jesus?
  5. Apesar das “tempestades” o coração de Jesus estava em paz. Qual a diferença entre a paz dada por Jesus e a do mundo? (João 14:27)?
  6. Onde você precisa da paz de Jesus?

Referência Bibliográfica:

LUCADO, Max. Simplesmente como Jesus. In.: LUCADO, Max. Um coração como o Dele. Tradução Carla Ribas de Souza e Degmar Ribas Júnior. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil; CPAD, 2013. Pág. 13-21

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *