Introdução
Considerando que o primeiro propósito de sua vida é agradar a Deus, sua mais importante tarefa é descobrir como fazer isso. A Bíblia diz: “Descubram o que agrada a Cristo e comecem a praticar!” (Efésios 5:10 AM). A Bíblia dá um exemplo claro de uma vida que agrada a Deus. Seu nome era Noé.
Na época de Noé, todo o mundo estava moralmente arruinado. Todos viviam para o próprio prazer, mas não para agradar a Deus. O Senhor não conseguiu achar ninguém sobre a terra interessado em agradá-lo; então lamentou e se arrependeu de ter feito o homem. Deus ficou tão indignado com a raça humana que pensou em destruí-la. Mas houve um homem que fez Deus sorrir. A Bíblia diz: “Mas Noé agradava ao Senhor com a sua vida” (Gêneses 6:8 BV).
Pelo fato de ter Noé agradado à Deus é que você e eu existimos hoje. Observando a vida dele, aprendemos cinco atos de adoração que fazem Deus sorrir.
Deus sorri quando o amamos acima de qualquer coisa.
Noé amava a Deus mais que qualquer coisa no mundo, mesmo quando ninguém mais amava! A Bíblia diz que, durante toda a sua vida, “Noé seguia a Deus ininterruptamente e desfrutava de um íntimo relacionamento com ele” ( Gêneses 6:9b NLT).
Eis o que Deus mais deseja de você: um relacionamento! Essa é a mais espantosa verdade do universo — que o nosso Criador nos queira como companheiros. Deus criou você para amá-lo, e deseja que você também o ame. Ele diz: “Não quero sacrifícios — quero o seu amor. Não me interesso por suas ofertas; o que Eu quero é que vocês me conheçam” (Oséias 6:6). Nada é mais importante do que amar a Deus (Mateus 22:37, 38).
Deus sorri quando confiamos nele completamente
A segunda razão pela qual Noé agradou a Deus foi o fato de ele ter confiado em Deus, mesmo quando isso não fazia sentido.
Imagine esta cena: Deus chega para Noé e diz: “Estou decepcionado com os seres humanos. Em todo o mundo, ninguém além de você pensa em mim. Mas, Noé, quando olho para você começo a sorrir. Estou satisfeito com a sua vida, então vou inundar o mundo e começar tudo de novo com sua família. Quero que você construa um barco gigantesco, o qual salvará você, sua família e os animais”.
Havia três problemas que poderiam ter despertado dúvidas em Noé. Primeiro: Noé jamais tinha visto chuva, pois antes do dilúvio Deus irrigava a terra com água que brotava do solo (Gêneses 2:5, 6). Segundo: Noé vivia a centenas de quilômetros do oceano e, mesmo que pudesse aprender a fazer um navio, como faria para colocá-lo na água? Terceiro: havia o problema de reunir todos os animais e depois tomar conta deles. Mas Noé não reclamou nem deu desculpas. Confiou em Deus completamente e fez Deus sorrir.
Confiar em Deus completamente significa crer que ele sabe o que é melhor para sua vida. Você espera que ele cumpra suas promessas, ajude-o com seus problemas e faça o impossível quando necessário (Salmos 147:10, 11).
Confiar é um ato de adoração. Assim como os pais se agradam dos filhos que confiam em seu amor e sabedoria, sua fé deixa Deus feliz (Hebreus 11:6).
Deus sorri quando lhe obedecemos incondicionalmente.
Noé receber instruções detalhadas de Deus sobre a construção da arca. Ele obedeceu e fez exatamente como Deus tinha ordenado (Gêneses 6:22). Isso é devoção. Isso faz Deus sorrir.
Quem faz qualquer coisa que Deus lhe pedir, sem duvidar nem hesitar, não embroma dizendo “Vou orar a este respeito”; faça sem demora. Todo pai sabe que obediência atrasada é na verdade desobediência. Deus não lhe deve explicação ou motivo para tudo que ele lhe manda fazer. A compreensão pode esperar, mas a obediência não. A obediência libera a compreensão.
Frequentemente tentamos oferecer a Deus uma obediência parcial. Queremos escolher as ordens a que obedecemos. Todavia, obedecer parcialmente é desobedecer. O Senhor ordena sermos íntegros (2 Crônicas 19:9). Pois “nós agradamos a Deus pelo que fazemos, e não somente pelo que cremos” (Tiago 2:24).
Qualquer ato de obediência é também um ato de adoração. Por que a obediência agrada tanto a Deus? Porque ela prova que você realmente o ama.
Deus sorri quando o louvamos e damos graças continuamente.
Poucas coisas trazem uma sensação tão boa quanto receber um agradecimento ou um elogio sincero de alguém. Deus também gosta de recebê-los. Ele sorri quando expressamos diante dele nossa adoração e gratidão.
A vida de Noé agradou a Deus porque ele viveu com um coração cheio de louvor e ação de graças. A primeira atitude de Noé após ter sobrevivido ao Dilúvio foi expressar sua gratidão a Deus oferecendo-lhe um sacrifício (Gêneses 8:20).
Por causa do sacrifício de Jesus, não oferecemos mais sacrifícios de animais, como fez Noé. Em vez disso, foi-nos dito que oferecêssemos a Deus um sacrifício de louvor (Hebreus 13:15) e um sacrifício de gratidão (Salmos 116:17). Nós louvamos a Deus por quem ele é e agradecemos a ele pelo que tem feito.
Deus sorri quando usamos nossas habilidades.
Talvez você tenha a sensação de que o único momento em que Deus se agrada de você é quando você está envolvido em atividades “espirituais” — tais como ler a Bíblia, assistindo aos cultos na igreja, orando ou divulgando sua fé. E você deve pensar que Deus é indiferente às outras áreas de sua vida. Na verdade, Deus gosta de atentar para cada detalhe de sua vida, esteja você trabalhando, brincando, descansando ou comendo. Ele não perde um único movimento que você faça. A Bíblia diz: “Os passos dos justos são dirigidos pelo SENHOR. Ele se agrada de cada detalhe da vida deles” (Salmos 37:23 NLT).
Todas as atividades humanas, com exceção do pecado, podem ser feitas para agradar a Deus, se você as fizer com uma atitude de louvor. Como um pai orgulhoso, Deus gosta especialmente de observá-lo enquanto você utiliza os talentos e habilidades que ele lhe deu. Deus intencionalmente nos dotou de maneira distinta para o seu deleite. Ele fez que alguns fossem atléticos e outros fossem intelectuais. Você pode ser talentoso em mecânica, matemática, música ou em milhares de outras habilidades, e todas podem trazer um sorriso ao rosto de Deus.
Você não glorifica ou agrada a Deus escondendo suas habilidades ou tentando ser outra pessoa. Você só o agrada sendo você mesmo. Sempre que você despreza uma parte de si mesmo está desprezando a soberania e a sabedoria de Deus ao criá-lo (Isaías 45:9).
Conclusão
Deus não espera você se tornar perfeito e maduro para amá-lo. Ele aprecia cada estágio do seu desenvolvimento espiritual e sorri a cada passo seu em direção aos braços dele. Deus sabe que ainda somos incapazes de sermos perfeitos, pois se lembra que ainda somos pó (Salmos 103:14). Contudo, Deus leva em consideração a atitude do coração: agradar ao Senhor é o seu maior desejo? É o objetivo da sua vida? Quando você vive sob a luz da eternidade, seu enfoque muda de “Quanto prazer posso ter em minha vida?” para “Quanto prazer Deus pode ter em minha vida?”.
Uma Vida com Propósito (Rick Warren, 2013)
Adaptado por Emerson Cardoso
Para refletir:
- Leia Isaías 1:11-14 e Amós 5:21-23. Comente por que o Senhor não estava se agrando do culto do seu povo. Como você avalia o seu culto a Deus? Você o agrada?
- Como uma pessoa pode amar a Deus acima de todas as coisas?
- Diante de desafios e problemas, o que uma pessoa pode fazer para demonstrar confiança completa em Deus?
- Tanto a obediência atrasada quanto a obediência parcial são na verdade desobediência. O que você entende por obediência incondicional? Como uma pessoa pode obedecer a Deus assim?
- O Senhor gosta de receber elogios e gratidão? Em que sentido isso expressa nossa adoração a Ele?
- Como o uso das habilidades de uma pessoa pode agradar a Deus?
- Releia a conclusão do texto de estudo e medite nele me casa.
Referência Bibliográfica:
WARREN, Rick. Uma vida com propósito: para que estou na Terra? 3ª Ed. Tradução James Monteiro e Juliana Kummel. São Paulo: Editora Vida, 2013.