Introdução
Você foi posto neste mundo para fazer uma contribuição. Não apenas para usufruir dele, mas acrescentar alguma coisa à vida neste mundo. Você foi criado para servir a Deus (Efésios 2:10). Você foi salvo para servir a Deus (2 Timóteo 1:9). Você foi salvo para o serviço, e não pelo serviço. Não servimos a Deus movidos por culpa, medo ou mesmo por obrigação, mas pela alegria e profunda gratidão pelo que Ele fez por nós.
1. A ordem é servir
Assim como Jesus veio para servir e dar a sua vida pelo resgate de muitos (Mateus 20:28), para os cristãos, servir não é opção, tampouco algo a ser encaixado em nossa agenda quando há tempo disponível. Servir e dar a vida é a essência da vida cristã. Rio que recebe água, mas não deságua é como o Mar Morto, nada sobrevive.
Servir é contrário a nossa inclinação natural. Servir é o caminho para quem quer ser importante (Mateus 20:26).
A vida foi criada para o serviço. Se você não está servindo, você está apenas existindo.
2. Você foi FORMA do para servir
Deus formou cada criatura neste planeta com uma qualificação especial. Alguns animais correm, outros nadam, outros voam etc. Cada um tem um papel especial a desempenhar conforme foi moldado por Deus. Assim também ocorre conosco. Cada um de nós foi formado com exclusividade para a realização de determinadas tarefas. A Bíblia diz que “[…] somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras” (Efésios 2:10b, NVI).
Você é “maravilhosamente complexo” (Salmos 139:13,14) e único. Deus projetou a cada um de nós com uma combinação de fatores. Só do ponto de vista biológico, a possibilidade de encontrar alguém exatamente igual a você é da ordem de 1 para 10 elevada à 2.400.000.000ª potência. Cientistas estimam a quantidade de partículas no universo não passa de 10 seguidos de 76 zeros.
Apesar da diversidade biológica, Deus nos formou com uma combinação de pelo menos cinco fatores sob medida para um ministério específico, que você pode identificar e compreender analisando a sua FORMA:
Formação espiritual Opções do coração Recursos pessoais Modo de ser Áreas de experiência |
3. Como Deus lhe dá FORMA para o ministério
Tenha cuidado com o jargão evangélico que declara “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos”. Isso não está na Bíblia, pelo menos em parte. Toda vez que Deus nos dá uma missão, Ele nos capacita com o que precisamos para realiza-la. Mas não é verdade que Ele não chama capacitados, porque Ele projetou você com uma FORMA específica para servir a Deus em um ministério específico.
Formação espiritual
Deus dá os dons espirituais para serem usados no ministério (Romanos 12:4-8; 1 Coríntios 7:7; Efésios 4:8-15). São habilidades especiais concedidas por Deus. Por isso não podemos adquirir nem mesmo merecê-las. Os dons são expressões da graça de Deus. Não é você quem escolhe. É Deus quem os determina (1 Coríntios 12:11). Contudo, não há necessidade de que todos recebam todos os dons (1 Coríntios 12:29,30). Se você possuísse todos os dons, não teria necessidade de mais ninguém, e isso destruiria um dos propósitos de Deus – ensinar-nos a amar uns aos outros e a depender uns dos outros. Seus dons não foram concedidos para o seu benefício próprio, mas para servir aos outros (1 Coríntios 12:7). Quando usamos nossos dons em conjunto, todos são beneficiados.
Os dons espirituais revelam a vontade de Deus para seu ministério, mas que depende ainda de outros quatro fatores.
Opções do coração
A Bíblia usa o termo “coração” para descrever o conjunto de desejos, esperanças, ambições, sonhos, afeições que você possui. O coração representa a fonte de todos os estímulos – o que você gosta de fazer e o que lhe interessa.
Instintivamente, importamo-nos com algumas coisas e desconsideramos outras. São pistas sobre onde deveríamos estar servindo. Algumas experiências nos entusiasmam e prendem a atenção, enquanto outras nos desanimam ou entediam profundamente. Elas revelam a natureza de nosso coração.
Não ignore seus interesses. Tente descobrir como podem ser usados para a glória de Deus. Há uma razão para que você goste de fazer essas coisas. A Bíblia nos manda continuamente servir a Deus “de todo o coração” (Deuteronômio 11:13; 1 Samuel 12:20; Romanos 1:9; Efésios 6:6). Ele quer que você o sirva apaixonadamente; não por obrigação. O entusiasmo será o primeiro sinal de que você está servindo a Deus de todo coração. Quando você faz o que gosta de fazer, ninguém precisará motivá-lo.
Atentar para os interesses (opções) do coração pode indicar o ministério que Deus pretende que você desenvolva.
Recursos pessoais
Os recursos pessoais são os talentos com os quais você nasceu. Algumas pessoas têm habilidades naturais com as palavras, outras se destacam pela coordenação motora, outras ainda são boas em matemática, música ou mecânica.
Assim como os dons espirituais, as habilidades também vêm de Deus. Foi Ele quem providenciou artistas e artesãos para construir e ornamentar o tabernáculo (Êxodo 31:3-5). Contudo, diferença é que as habilidades foram dadas no nascimento, e podem ser usada para o bem ou para o mal..
Estudos revelam que uma pessoa comum possui de 500 a 700 habilidades, e muita gente simplesmente diz que não tem aptidão nenhuma!
Qualquer habilidade pode ser usada para a glória de Deus (1 Coríntios 10:31). O Senhor tem um lugar na igreja onde sua habilidade pode se distinguir e você pode fazer a diferença. Cabe a você achar esse lugar. Seja um “construtor” do Reino de Deus onde você está.
Deus quer que você faça aquilo que você é capaz de fazer. As habilidades que você efetivamente possui são um forte indício do que o Senhor quer que você faça. Não desperdice suas capacidades. Deus combina o seu chamado com suas habilidades.
Modo de ser
Deus criou a cada um de nós com uma combinação exclusiva de traços de personalidades. Deus fez os introvertidos e os extrovertidos. Fez os “racionais” e os “emocionais” e assim por diante (1 Coríntios 12:6).
A Bíblia apresenta provas suficientes de que Deus usa todos os tipos de personalidades. Pedro era sanguíneo. Paulo era colérico. Jeremias era melancólico. Não existe temperamento “certo” ou “errado” para o ministério. Todas as personalidades são necessárias para equilibrar a igreja, para dar sabor.
Seu modo de ser, isto é, sua personalidade, influenciará de maneira direta a “maneira” e o “lugar” em que você usa as habilidades e os dons espirituais. O marceneiro sabe que é mais fácil trabalhar no sentido das fibras da madeira que de modo perpendicular a elas. De igual maneira, quando você é forçado a atuar de certo modo “fora das características” do seu temperamento, cria-se tensão e desconforto.
É agradável fazer aquilo para o qual Deus nos preparou. Quando atua de forma coerente com a personalidade que Ele lhe deu, você se sente realizado, satisfeito e produtivo.
Áreas de experiência
Você foi formado pelas experiências que teve na vida, estando a maioria delas além de seu controle. Mas Deus permitiu que acontecesse para cumprir o propósito de sua formação (Romanos 8:28, 29). Ao determinar sua FORMA para servir a Deus, você deve examinar ao menos seis áreas de experiências de seu passado:
- Experiências familiares: o que você aprendeu vivendo com sua família?
- Experiências educacionais: quais eram as disciplinas favoritas na escola?
- Experiências vocacionais: em quais empregos você foi mais eficiente e mais gostou de trabalhar?
- Experiências espirituais: qual foi a época mais relevante com Deus?
- Experiências ministeriais: como você serviu a Deus no passado?
- Experiências dolorosas: com quais problemas, mágoas, espinhos e provações você aprendeu?
Essa última experiência será a que Deus mais usará para te preparar para o ministério. Deus permite que você passe por experiências dolorosas, a fim de capacitá-lo a trabalhar com outras pessoas (2 Coríntios 1:4). As pessoas são sempre mais encorajadas quando lhes contamos que a graça de Deus nos ajudou no momento de fraqueza do que quando fazemos alardes de nossa força (2 Coríntios 1:8-10).
“Experiência não é o que acontece com você, mas o que você faz com o que acontece com você” (Aldous Huxley)
Conclusão
Após analisar as cinco vias que Deus utiliza a fim de moldá-lo para o ministério, esperamos que você chegue a um profundo reconhecimento da soberania de Deus e obtenha uma ideia clara de como ele o preparou para o propósito de servi-lo. Utilizar a sua FORMA é o segredo tanto da frutificação quanto da realização do ministério.
Você será realmente eficiente quando utilizar seus dons espirituais e habilidades na área de interesse de seu coração, de modo que obtenha a melhor expressão de sua personalidade e de suas experiências. Quanto mais adequada a combinação, mais bem-sucedido você será.
Uma vida com propósito (Rick Warren, 2013)
Adaptado por Emerson Cardoso
Para refletir:
- Certa pessoa disse: “estou procurando uma igreja que atenda às minhas necessidades e que me abençoe”. Comente sobre isso em relação ao Ministério da Igreja.
- De que modo você se vê servindo outras pessoas e gostando disso?
- “Deus quer que eu faça aquilo que sou capaz de fazer”. Comente sobre isso.
- Que capacidade dada por Deus ou experiência pessoal posso oferecer à minha igreja?
- Você pode descrever a sua FORMA e como pode utilizá-la para servir na obra de Deus? Formação espiritual (dons espirituais), Opções do coração (áreas de interesse), Recursos pessoais (habilidades e talentos), Modo de ser (personalidade), Áreas de experiência (familiares, educacionais, vocacionais, espirituais, ministeriais, dolorosas).
Referência Bibliográfica:
WARREN, Rick. Uma vida com propósito: para que estou na Terra? 3ª Ed. Tradução James Monteiro e Juliana Kummel. São Paulo: Editora Vida, 2013.