A identidade da Missão

Introdução

A Missiologia é uma área de estudo da Teologia muito ampla. Vamos aqui nos ocupar apenas com a reflexão em torno da identidade da Missão.

Existe muita confusão entre as diversas denominações evangélicas a cerca desse tema. Mas como sempre, a Bíblia é o nosso ponto de partida e de chegada. Para tanto, perguntemos a ela sobre a definição da Missão; qual a sua natureza?; quem são seus sujeitos?; qual a sua origem e propósito?; qual a sua dimensão?

A primeira coisa que podemos dizer a respeito da definição de missão é que não se pode definir (por fim em) a missão. A cada vez que falamos o que a missão é, acabamos falando uma série de coisas que ela não é. Contudo, a maioria dos missiólogos entende que:

Missão pode ser vista como a ação soberana de Deus para a implantação do seu Reino nesse mundo e a reconciliação da totalidade da criação entre si e com Ele mesmo.

A natureza da Missão

Do conceito exposto acima, podemos entender que a Missão é missão de Deus (Missio Dei).

Antes mesmo da fundação do mundo e de nós mesmos, a natureza de Deus é Missão. Assim, Ele iniciou a sua missão como criador do cosmos, do mundo físico, de uma família com a Sua imagem, conforme a Sua semelhança. Mesmo depois da “queda” do homem, Ele continuou com a mesma Missão, ao estabelecer um Plano de restauração e reconciliação da sua criação entre si e com Ele mesmo (2 Coríntios 5:18,19).

Existe uma confusão entre os evangélicos em relação aos termos “Missão” e “Missões” que precisamos esclarecer, porque missão é diferente de missões. Missão é obra de Deus. Missões é obra da igreja. A missão de Deus é cumprida tanto no mundo quanto na Igreja. Igreja é um instrumento de Deus para a realização da Missão de Deus.

Agentes da Missão

Se a Missão é de Deus (Missio Dei), o sujeito da missão é Deus. É Ele quem restaura e concilia a criação entre si e com Ele mesmo. É Ele quem cumpre a missão, por isso não pode ser frustrada.

A igreja é apenas agente da Missão – um instrumento de Deus usado para cumprir a Missão de Deus. Israel foi escolhido para ser um agente da Missão de Deus, mas falhou. Contudo, a Missão de Deus não foi frustrada, porque o sujeito da missão é Deus, e Seus planos não podem ser frustrados (Jó 42:2). Mesmo se um de seus “instrumentos” falharem, a Missio Dei não falha.

A igreja recebeu a CO-MISSÃO. Para tanto, é preciso entender que:

  • Em primeiro lugar, a missão não é da minha igreja, da sua igreja ou da Igreja como um todo, ela é de Deus.
  • Em segundo lugar, a missão tem um conteúdo: as boas novas do Reino de Deus.
  • Em terceiro lugar, a missão acontece nesse mundo.

Missão integral

A Missão (Missio Dei) não está relacionada apenas com “missões da igreja” (evangelismo), pois é mais do que a descrição pura e simples de esforços e atividades missionárias de envio e sustento de pessoas que vão para pregar o evangelho aos “pagãos” de lugares “não alcançados”.

Segundo David Bosch, a maioria dos cristãos do ocidente até os anos 1950 definiam a Missão com “propagação da fé, expansão do reinado de Deus, conversão dos pagãos e fundação de novas igrejas”. A Missão não é sinônima de evangelização, mas a evangelização está inclusa na Missão como uma de suas fundamentais dimensões. Assim, fazer missões é participar na, e não igual a, Missão de Deus (Missio Dei). A Missão de Deus é mais ampla que missões da igreja.

A Missão de Deus não está limitada ao evangelismo. O propósito de Deus é implantar o Seu Reino nesse mundo e reconciliar a totalidade da criação entre si e com Ele mesmo. A ideia de Deus em Sua Missão é restaurar o homem todo, em todas as esferas e áreas da vida. A Missão de Deus é transformar o homem todo, física e espiritualmente, à imagem de Seu Filho Jesus, com o caráter de Cristo, com a estatura de Cristo, com a autoridade delegada por Cristo. Enfim, a Missão de Deus é Integral – transformar o homem por completo e reconciliá-lo consigo mesmo, com as outras pessoas, com a natureza e com Deus.

Conclusão

Vimos que a Missão é Missio Dei. Por isso, não pode ser frustrada, porque não depende de outros a não ser de Deus. Contudo, aquele que foi alcançado pela Missão de Deus e que reconhece a obra de Deus em sua vida, naturalmente se torna co-participante dessa obra – co-missionado; se torna em mais um instrumento de Deus para a Missão de Deus – implantar o Seu Reino nesse mundo e reconciliar a totalidade da criação entre si e com Ele mesmo.

Por Emerson Cardoso

Para refletir:

  1. Como você entende a Missão de Deus?
  2. Como você vê a Missão de Deus através de sua vida?
  3. Comente a sentença: “A Missão de Deus não pode ser frustrada (Jó 42:2), mesmo se eu falhar com Ele”.
  4. O que você entende por Missão Integral?
  5. Qual a diferença entre a Missão de Deus e o Ministério (serviço/missões) da igreja?
  6. Como você entende a relação entre missões da igreja e o evangelismo?

Referência Bibliográfica:

MENEZES, Jonathan. Teologia e prática da missão integral. Londrina: FTSA, 2014.

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