Olhando pela ótica de Deus

Vimos na semana passada, na reflexão intitulada “Para onde vão os peixes pescados?”, que as crianças espirituais precisam de cuidados especiais para crescer e tornar-se adultos saudáveis na fé.

Em continuidade ao estudo sobre o princípio bíblico do Discipulado, vamos tratar hoje sobre uma lei espiritual fundamental para a caminhada cristã na missão de tornar-se e fazer discípulos de Jesus: olhar as pessoas pela ótica de Deus – “a ninguém conhecemos segundo a carne” (2 Coríntios 5:16 – ARC).

1. Vendo a mim mesmo segundo a ótica do Espírito

Não devemos conhecer a nós mesmo segundo a carne, segundo a ótica natural. Dessa forma, veríamos o quanto somos falhos e o quanto andamos longe daquilo que somos em Cristo. Essa visão nos deixa deprimidos e nos faz esquecer quem somos e o que temos em Cristo.

Quando vemos a nós mesmo pela ótica de Deus, o mundo espiritual também nos vê assim. É como a ilustração do pedaço de papel e do livro. Quando colocamos o pedaço de papel dentro do livro, passamos a ver apenas o livro, o mundo espiritual também vê assim. Estamos ocultos em Cristo (Colossenses 3:3). Tudo o que acontece com o livro, acontece com o pedaço de papel. Assim também é conosco em relação a Cristo. Crucificados com Cristo, sepultados com Cristo, ressuscitados com Cristo, no trono com Cristo, acima de todo principado e potestade, poderes, domínios com Cristo. Esta é a nossa realidade espiritual; é assim que devemos nos enxergar!

Mas não basta ver a nós mesmos segundo a ótica de Deus, é preciso viver de acordo com essa visão – eu em Cristo e Cristo em mim; demonstrando para as pessoas à minha volta essa realidade espiritual em minha maneira de viver. Declarando e relembrando uns aos outros quem nós somos, porque estamos em Cristo e Ele habita em nós.

2. Vendo meus irmãos segundo a ótica do Espírito

Assim como não devo olhar para mim mesmo pela ótica da carne, também não posso olhar meus irmãos desse jeito.

Quando alguém na igreja começa a ter uma visão muito crítica, apontando falhas nos irmãos, nem sempre o faz com má intenção. Ele quer agir com honestidade e sinceridade, mas a forma como age geralmente está errada, pois ele está conhecendo os irmãos segundo a carne. Se eu enxergar meus irmãos segundo a carne, vou ficar deprimido, triste, desesperançado.

A Bíblia diz para eu ver meus irmãos COMO ELES SÃO EM CRISTO. Se meus irmãos falharem, devo lembrar-me que, no mundo espiritual eles não são assim. Eles estão em Cristo e Nele não há pecado. O que acontece é que eles não estão se apropriando do que são em Cristo. Não estão agindo segundo a justiça de Deus, e eu posso ajudá-los a tomar posse dessa realidade. Se eu estiver enxergando pela ótica do Espírito a um irmão que agiu mal, vou afirmar que o conheço como ele realmente é, em Cristo, e que naquele momento ele não agiu conforme esta nova natureza; vou encorajá-lo a se arrepender, pedir perdão e tornar a agir como uma nova criatura.

3. Integrando à família de Deus

A Bíblia diz que “a ninguém conhecemos segundo a carne”. Isso inclui as pessoas que não creram ainda no Evangelho.

Quem não está em Cristo não é nova criatura, mas quando Jesus morreu, Ele levou sobre si os pecados de toda a humanidade, de Adão até o último homem que vier a nascer. De sorte que todos os pecados já foram castigados em Cristo.

“isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação” (2 Coríntios 5:19).

Deus não está cobrando mais os pecados dos homens. O que levará o homem para o inferno é não fazer de Jesus o Senhor de sua vida e não agir segundo a justiça de Deus.

Aqueles que estão no mundo não sabem, mas Jesus já morreu por eles. Seus pecados já foram castigados em Cristo. Agora, Ele nos confiou a  palavra da reconciliação (2 Coríntios 5:19). Basta eles creem no Evangelho e receberem o senhorio de Jesus em suas vidas e tomarem posse de tudo que está em Cristo, porque a salvação já foi providenciada para todos os homens (Romanos 5:18).

Conclusão

Eu quero desafiar você a enxergar a nós mesmos, nossos irmãos e o mundo ao nosso redor pela ótica do Espírito. Comecemos a ver nossa família, nossos amigos, nossa quadra, nossa região, nossa cidade sendo transformada pelo poder de Deus. Comecemos declarando quem nós somos em Cristo, assim como nossos irmãos e o mundo à nossa volta, porque Jesus já consumou a sua obra de salvação e restauração!

Por Emerson Cardoso

Questões para reflexão

  1. Como você se vê do ponto de vista espiritual?
  2. O que você entende por “ver a si mesmo pela ótica da carne”?
  3. O que você entende por “ver a si mesmo pela ótica do Espírito”?
  4. O que você entende por “ver a seus irmãos pela ótica da carne”?
  5. O que você entende por “ver a seus irmãos pela ótica do Espírito”?
  6. Que implicações o seu modo de ver as pessoas traz sobre a missão de fazer discípulos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *