Chegou a hora de cozinhar as batatas!

Em nossas próximas reuniões desenvolveremos princípios e valores que fundamentarão nosso trabalho no NFC, a começar com uma série sobre o princípio da COMUNHÃO a partir da seguinte metáfora: fazer de nós um delicioso purê de batatas.

O primeiro passo nesse processo é colocar as batatas para cozinhar. Esse será o tema de hoje.

1. Cobrindo as batatas com a água da Palavra

Para que as batatas cozinhem uniformemente é preciso que todas estejam cobertas completamente pela água. Do contrário, algumas partes ficarão cruas ou mal cozidas. Assim também é conosco.

Batatas que não foram completamente cobertas precisam receber mais água para cozinharem completamente a fim de formar um delicioso purê. Assim também, crentes que possuem áreas da vida não convertidas, como o dinheiro, o ciúme, a sexualidade, os olhos, a língua etc., precisam receber mais Palavra, mais Palavra, mais Palavra… até ficarem completamente cobertos, submersos, pela Palavra de Deus.

2. Cozinhando as batatas com o fogo do Espírito Santo

Naturalmente, a água precisa ser aquecida pelo fogo para cozinhar as batatas. O fogo tipifica o poder do Espírito Santo (João 16:8; Mateus 3:11; Atos 2:4; Atos 4:8; Atos 8:15, 17; Hebreus 3:7,8). É o Espírito Santo quem convence. Ele é o agente da conversão, da transformação, do novo nascimento (João 3:5).

Mesmo se batatas tivessem olhos não poderiam ver o fogo durante o cozimento. Elas apenas “sentem” o efeito do fogo. Assim também é conosco. Apenas sentimos os efeitos da ação do Espírito Santos sobre nós.

3. Cuidados ao cozinhar as batatas

Para preparar um delicioso purê, as batatas precisam ser cozidas com a casca para manter os nutrientes essenciais. O cozimento deve ser lento, em temperatura constante, para que não fiquem cozidas por fora e cruas por dentro. Também não é recomendado jogar as batatas diretamente na água fervente, pois isso geraria resistência em algumas delas e fecharia seus poros, provocando efeito contrário.

Conclusão

Em todo o tempo tenhamos o cuidado com as batatas, isto é, com as pessoas, sabendo que estamos juntos na mesma “panela” para sermos “cozidos” na mesma Água e no mesmo “Espírito”. Contudo, podemos, ainda, nos mover no sentido de cobrir os irmãos ainda mais com a Água (Palavra de Deus) e orar por eles para que o Espírito Santos transforme suas vidas por completo mediante a Palavra que receberam.

Por Emerson Cardoso

Questões para reflexão

  1. Por que mesmo depois de algum tempo caminhando com Jesus, ainda resistimos em entrar em águas profundas (Ezequiel 47:5)?
  2. Segundo a Bíblia, o Espírito Santo mora no crente convertido em Jesus, naqueles que nasceram de novo. Então, por que alguns não andam segundo o Espírito em todas as áreas de sua vida (Romanos 7:14-20)? O que fazer para transformar essa realidade?
  3. Leia Romanos 30:15. Considerando a co-participação de todos nesse processo de sermos “cozidos” na mesma “Água” e no mesmo Espírito, como esse grupo pode cooperar com você?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *